Viagem ao século XVIII – Conheça o Solar da Marquesa de Santos

Viagem ao século XVIII – Conheça o Solar da Marquesa de Santos

Uma bela construção, rica em detalhes e cheia de histórias para contar, como os saraus e bailes de máscaras que eram marcantes naquele período do século 18. O Solar da Marquesa de Santos, localizado no centro da cidade, mais precisamente na Rua Roberto Simonsen, 136, hoje é aberta ao público para visitar e conhecer mais um pouco de uma das inúmeras ilustres personalidades que viveram na nossa cidade.

Solar1 1 Alfred Myers - Viagem ao século XVIII - Conheça o Solar da Marquesa de Santos

Solar da Marquesa de Santos – Foto Alfred Myers

Adquirida por Domitila de Castro Canto e Melo em 1834, mais conhecida como marquesa de Santos, ela transformou o local em um símbolo da aristocracia na cidade, com as festas para a nobreza que eram ali realizados, o local ficou conhecido como Palacete do Carmo. O que muitos não sabem, é que a marquesa de Santos foi amante de Dom Pedro I. Fato descoberto após diversas cartas trocadas entre os dois terem sido encontradas.

Hoje a casa abriga a sede do Museu da Cidade de São Paulo, onde diversas exposições acontecem de tempos em tempos. Porém, se mantiveram algumas colunas originais da casa, a taipa de pilão, a alvenaria de tijolos e até uma banheira de mármore localizada no térreo.

solar3 Exposicao Objetos do Sec XIX SaoPauloGuide - Viagem ao século XVIII - Conheça o Solar da Marquesa de Santos

Solar da Marquesa de Santos – Exposição Objetos do Século XIX – Foto São Paulo Guide

Serviço:
Endereço: R. Roberto Símonsen, 136 – Centro, São Paulo – SP
O solar é aberto de Terça a Domingo, das 9h às 17h, e a entrada é franca.
Para maiores informações sobre as exposições que estão abertas ao público, visitar o site do museu da Cidade abaixo:
Museu da Cidade de São Paulo

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Viagem ao século XVIII - Conheça o Solar da Marquesa de Santos
Natural de Guarulhos/SP, 23 anos, formado em engenharia elétrica e atua no setor automotivo. Um admirador de grandes metrópoles e todas as suas peculiaridades. São Paulo é o lugar ideal, onde há o encontro e mistura de tudo e todos, 24 horas por dia, 7 dias da semana. É uma cidade única, feita para qualquer um se apaixonar.

Leave a Reply

*