Sua história teve início em 1899, quando o governo de São Paulo adquiriu a fazenda Butantan para construir um laboratório de produção de soro, devido a um surto de peste bubônica. Quando o local se estabeleceu como instituição, seu primeiro diretor, Vital Brazil, passou a, além de manter a produção de soros e vacinas, desenvolver pesquisas. A partir daí, o Instituto tornou-se internacionalmente reconhecido.
O Butantan conta com quatro museus com visitas monitoradas:
Museu Biológico – funciona desde 1966 como uma das principais atrações do Instituto, tem uma exposição com cerca de 90 animais vivos como : aranhas, escorpiões, diversas espécies de serpentes (venenosas e não-venenosas), lagartos e anfíbios, em ambientes que recriam seu habitat natural. Há ainda uma estação multimídia para consulta sobre as serpentes brasileiras.
– Museu de Microbiologia foi inaugurado em 2002 com o objetivo de ensinar sobre a ciência dos microorganismos, possui um auditório onde acontecem palestras e filmes, uma exposição interativa de longa duração, onde é possível ver, através de microscópios, alguns organismos vivos, além de apresentar modelos de bactérias e vírus e um moderno laboratório, equipado com aparelhos que permitem ao visitante fazer experiências científicas e estudar fungos, bactérias e o DNA.
– Museu da saúde pública “Emílio Ribas”, no Butantan desde 2010 e lar de um dos mais importantes acervos documentais da saúde do Brasil, proporciona ao público contato com documentos de texto e audiovisuais e objetos importantes referentes à história da saúde.
– Museu Histórico – Visa à pesquisa, preservação e divulgação da história da ciência e da saúde dentro do Instituto. Instalado em uma antiga cocheira, desde 1981, apresenta uma exposição de objetos dos laboratórios de pesquisa e conta com atividades educativas.
O Instituto possui uma biblioteca com um acervo de mais de 10 mil livros, entre teses, dissertações e obras raras, principalmente sobre saúde, bioquímica e microbiologia e abriga o Hospital Vital Brasil, que atende 24h por dia e oferece tratamento gratuito para pessoas picadas por animais peçonhentos (especialidade do local).
Além destes, há o Serpentário, o atrativo mais procurado e adorado principalmente pelas crianças , é um local de manutenção dos animais e é aberto à visitação, e tem uma atividade chamada “Mão na Cobra só no Butantan”, onde pesquisadores levam algumas serpentes para serem manipuladas pelo público e ensinam algumas noções básicas de primeiros socorros.
Serviço:
Instituto Butantan
End.: Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30.
Preço: R$ 6 (R$ 2,50 para crianças e estudantes).
Tel.: (11) 2627-9300.
www.butantan.gov.br
Mão na Cobra só no Butantan
Horário: todas as quintas, das 14h30 às 15h30 (exceto feriados e dias de chuva).
Local: Instituto Butantan (em frente ao Serpentário).
End.: Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã – zona Oeste – São Paulo.
Grátis.
Tel.: (11) 2627-9300.
www.butantan.gov.br/home/serpentario
Angela Ceginara Melo Aita já foi?
Sim