Passear por um Museu de Anatomia agora é possível, de maneira ordenada e interativa podemos fazer uma verdadeira viagem pelo corpo humano e todos os seus complexos sistemas, observando cada detalhe.
O Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero, fica dentro do Instituto de Ciências Biologias da USP, aqui em São Paulo. É um desses lugares para ir com tempo e observar todo o acervo disponível.
Quem não gosta de anatomia, não precisa ter medo, diferente de outros, esse museu não cria sensações ruins, há sim impacto em ver partes e órgãos humanos expostos, mas é tudo feito de maneira bastante harmônica, perfeita para que possamos aprender mais.
A história do Museu de Anatomia Humana é parte da história do Professor Alfonso Bovero, um italiano que foi convidado pelo primeiro diretor e também fundador da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, no ano de 1913, para assumir as cátedras de Anatomia Descritiva e também de Histologia.
O professor Alfonso Bovero ficou no cargo até o ano de seu falecimento, 1937. Durante todo o período em que esteve na faculdade colecionou peças do corpo humano, que eram imprescindíveis a sua disciplina, e foram catalogadas por ele, permanecendo em uma sala cheia de prateleiras, onde os alunos as consultavam, e que foi aberta à visitação em 1990.
O acervo do professor Alfonso Bovero é um dos maiores do mundo em anormalidades anatômicas, e foi ele mesmo quem criou a primeira versão do museu. O novo museu, que podemos visitar agora, foi organizado pelo anatomista e biólogo Edson Aparecido Libertti.
Edson Libertti teve auxílio de alunos da FAU – a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, todo o design do novo espaço é um trabalho novo, moderno e interativo. Criado pensando no presente e no futuro, nas pessoas que diariamente passam por ali.
Algumas preocupações permearam as decisões sobre o novo Museu de Anatomia Humana, Libertti queria organizar o acervo, identificar e permitir boa acomodação à todas as peças, sem que parecesse um circo de horror, porque sim, alguns itens podem ser chocantes.
Foi aí que entraram os designers, criando um espaço que convidativo, que tem um caminho de visitas que segue um fluxo lógico, aquele mesmo das aulas de anatomia, assim, cada pessoa transita pelos sistemas de maneira única, como o sistema esquelético, o sistema nervoso central, o sistema muscular, e todos os demais.
No meio do Museu de Anatomia Humana está a cápsula Bovero, com uma reprodução do escritório utilizado pelo Professor, e seus itens que foram realmente utilizados por ele, como a mesa de mármore, a máquina de escrever e outras peças.
Conhecer o Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero é algo que vale a pena, é possível compreender muito mais sobre nosso corpo, sobre o quão complexo são todos os nossos sistemas, e também, conhecer mais sobre a história de um professor brilhante.
A entrada é franca!
Serviço:
Endereço: Avenida Professor Lineu Prestes, 2215
Telefone: 11 3091-7360
Site: http://museu.icb.usp.br