A capoeira e as rodas de samba marcam presença na vida das pessoas do Brasil todo, ritmo, movimento, força e cultura africana, enraizada pelo país. Aqui em São Paulo, há um espaço dedicado às estas artes, a Casa Mestre Ananias.
A Casa Mestre Ananias funciona aqui na cidade de São Paulo desde 1997, e está no bairro do Bixiga desde 2007. O espaço abriga vivência e transmissão de Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade, a cultura africana, a capoeira e as rodas de samba.
Mestre Ananias é um baiano, nascido em 1924, que chegou em São Paulo no ano de 1953, trouxe consigo, na bagagem, sua história, suas raízes, a cultura da África, o ritmo para as rodas de samba e também para a capoeira.
A Associação de Capoeira Angola Senhor do Bonfim, foi fundada pelo Mestre Ananias em 1953, e até hoje, está viva dentro e fora da Casa Mestre Ananias. Uma das características de Mestre Ananias era levar a capoeira para ruas, com rodas públicas na Praça da República. Hoje, a roda da CMA – Casa Mestre Ananias, não se restringe a somente um estilo ou linhagem, mas abrange todo o universo da capoeira.
Além disso, o samba de roda tem também espaço reservado na CMA – o grupo Samba de Roda Garoa do Recôncavo é resultado de um movimento que surge em torno da capoeira, representantes autênticos do Samba Chula, ou Samba de Viola, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO em 2005, tem como principais características o dueto vocal e a viola machete.
Há também na Casa Mestre Ananias, o grupo Samba sem Vintém, nascido também dos capoeiristas que além da cultura africana, trouxeram elementos do samba urbano, e criaram um outro grupo.
Crianças e adolescentes podem participar de um projeto interessantíssimo de formação através da cultua oral, que é complementar a educação familiar e a formal. As atividades propostas englobam capoeira, cavaquinho e violão, teatro, criação literária, dança, artes como música e contação de histórias, cerâmica, modelagem, pintura, reciclagem e desenho.
Há uma iniciativa sócio educacional que oferece bolsas gratuitas para adolescentes e crianças matriculados e frequentadores da rede pública de ensino, no total, 30% das vagas são dedicas à esses casos.
Vale muito a pena conhecer a Casa Mestre Ananias, um centro de referência em cultura africana, samba de roda e capoeira, cheio de boas histórias, boa gente, esperando por você e sua família.
Serviço:
Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 939 – Bela Vista
Telefone: 11 3926 0676