CULTURACURIOSIDADESDICAS

Capoeira, Roda de Samba e muita cultura, aqui em São Paulo!

A capoeira e as rodas de samba marcam presença na vida das pessoas do Brasil todo, ritmo, movimento, força e cultura africana, enraizada pelo país. Aqui em São Paulo, há um espaço dedicado às estas artes, a Casa Mestre Ananias.

guia da semana 2 - Capoeira, Roda de Samba e muita cultura, aqui em São Paulo!
Foto via Guia da Semana

A Casa Mestre Ananias funciona aqui na cidade de São Paulo desde 1997, e está no bairro do Bixiga desde 2007. O espaço abriga vivência e transmissão de Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade, a cultura africana, a capoeira e as rodas de samba.

casa mestre ananias - Capoeira, Roda de Samba e muita cultura, aqui em São Paulo!
Foto via Casa Mestre Ananias

Mestre Ananias é um baiano, nascido em 1924, que chegou em São Paulo no ano de 1953, trouxe consigo, na bagagem, sua história, suas raízes, a cultura da África, o ritmo para as rodas de samba e também para a capoeira.

cma - Capoeira, Roda de Samba e muita cultura, aqui em São Paulo!
Foto via Casa Mestre Ananias

A Associação de Capoeira Angola Senhor do Bonfim, foi fundada pelo Mestre Ananias em 1953, e até hoje, está viva dentro e fora da Casa Mestre Ananias. Uma das características de Mestre Ananias era levar a capoeira para ruas, com rodas públicas na Praça da República. Hoje, a roda da CMA – Casa Mestre Ananias, não se restringe a somente um estilo ou linhagem, mas abrange todo o universo da capoeira.

cma c - Capoeira, Roda de Samba e muita cultura, aqui em São Paulo!
Foto via Casa Mestre Ananias

Além disso, o samba de roda tem também espaço reservado na CMA – o grupo Samba de Roda Garoa do Recôncavo é resultado de um movimento que surge em torno da capoeira, representantes autênticos do Samba Chula, ou Samba de Viola, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO em 2005, tem como principais características o dueto vocal e a viola machete.

youubte - Capoeira, Roda de Samba e muita cultura, aqui em São Paulo!
Foto via Youtube

Há também na Casa Mestre Ananias, o grupo Samba sem Vintém, nascido também dos capoeiristas que além da cultura africana, trouxeram elementos do samba urbano, e criaram um outro grupo.

cma q - Capoeira, Roda de Samba e muita cultura, aqui em São Paulo!
Foto via Casa Mestre Ananias

Crianças e adolescentes podem participar de um projeto interessantíssimo de formação através da cultua oral, que é complementar a educação familiar e a formal. As atividades propostas englobam capoeira, cavaquinho e violão, teatro, criação literária, dança, artes como música e contação de histórias, cerâmica, modelagem, pintura, reciclagem e desenho.

you 300x169 - Capoeira, Roda de Samba e muita cultura, aqui em São Paulo!
Foto via Youtube

Há uma iniciativa sócio educacional que oferece bolsas gratuitas para adolescentes e crianças matriculados e frequentadores da rede pública de ensino, no total, 30% das vagas são dedicas à esses casos.

cma 0 - Capoeira, Roda de Samba e muita cultura, aqui em São Paulo!
Foto via Casa Mestre Ananias

Vale muito a pena conhecer a Casa Mestre Ananias, um centro de referência em cultura africana, samba de roda e capoeira, cheio de boas histórias, boa gente, esperando por você e sua família.

Serviço:

Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 939 – Bela Vista

Telefone: 11 3926 0676

Site: www.facebook.com/mestreananias

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta