Vista diariamente por milhares de pessoas que passam por suas imediações, a Catedral Ortodoxa de São Paulo se tornou um dos símbolos da pluralidade cultural paulistana. Entretanto, poucos moradores da cidade conhecem seu interior, muito menos o que a se difere de outras Igrejas Cristãs.
O termo ‘Ortodoxo” surgiu no início da Idade Média, e diz respeito às Igrejas Cristãs orientais que se tornaram independentes da Igreja Católica, e que, partir de 1054, se desenvolveram paralelamente em diversas áreas do mundo: na região dos Balcãs (Croácia, Bulgária, Eslovênia, Grécia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e parte da Turquia), Leste Europeu (Armênia, Bulgária, Bielorússia, Estonia, Letônia, Geórgia, Lituânia, Moldávia, Romênia, Rússia e Ucrânia), Ásia Menor, Oriente Médio, Igrejas da África e Índia.
Descentralizadas, essas Igrejas têm em comum diversos elementos teológicos, devido à sua origem única: a fé em um Deus único (monoteísta), o fato de se considerarem seguidores de Jesus Cristo, o livro sagrado (Bíblia) e os mesmos ritos religiosos, apesar de terem sedes, papas e inúmeras diferenças culturais.
A Catedral Ortodoxa de São Paulo é a principal representante da Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia no Brasil.
Sua particularidade interna está em parte do altar iconostácio, feito à mão, com base em mármore, ao contrário da madeira tradicionalmente utilizada em outras igrejas. Com sua cúpula central dourada e abóbadas com mezaninos laterais pintados em afrescos, o local contou recentemente com uma restauração de suas paredes e cúpula, para recuperar a integridade das obras originais.
Seu estilo arquitetônico foi encomendando nos moldes bizantinos, apesar de seu projeto datar do início da década de 1940, séculos depois da queda do Império Bizantino.
Sob a supervisão do arquiteto Paulo Taufik Camasmie, a tentativa de réplica da Basílica de Santa Sofia teve que ser alterada, devido às obras de construção da estação do metrô Paraíso.
Saiba mais:
Minhas filhas foram batizadas nessa igreja. Cerimonia lindíssima.
Achei a matéria bem incompleta! Não responde à pergunta da chamada e nem conta as diferenças da igreja ortodoxa e das demais cristãs e muito menos mostra fotos do interior! Enfim!
Oi, Edilson. Agradeco pelo seu comentario e vou pensar a respeito para os proximos artigos.
Porem a intencao do artigo nao era falar nem comparar as igrejas cristas e sim relacionar a catedral ortodoxa com o metro Paraiso, como citado no final do artigo “Sob a supervisão do arquiteto Paulo Taufik Camasmie, a tentativa de réplica da Basílica de Santa Sofia teve que ser alterada, devido às obras de construção da estação do metrô Paraíso.”
Sabrina, a confusão pode ter sido causada pela chamada, Paraíso se refere a igreja greco melquita católica de nossa Senhora do Paraíso, que fica no outro quarteirão praticamente, quando li achei que era a comparação dessas duas igrejas, já que ambas seguem a mesma doutrina ortodoxa, porem um tem comunhão com roma e a outra não… por isso a matéria pode ser considerada incompleta,
Oi, Edilson. Agradeco pelo seu comentario e vou leva-lo em conta ao pensar em pauta para os proximos artigos.
Porem a intencao do post nao era comparar as igrejas cristas e sim relacionar historicamente, dentro do contexto de desenvolvimento paulistano, a catedral ortodoxa com a construcao do metro Paraiso, como citado no final do artigo “Sob a supervisão do arquiteto Paulo Taufik Camasmie, a tentativa de réplica da Basílica de Santa Sofia teve que ser alterada, devido às obras de construção da estação do metrô Paraíso.”
Entendi! Obrigado por ter respondido Sabrina Sasaki! É que o título da matéria da a entender que seria desenrolado um assunto contanto sobre a participação/importância da igreja no bairro! É que hoje em dia me frusto um pouco sobre as matérias pequenas que saem diariamente pois gosto bastante de ler rs ! Parabéns pela página! Abs
Linda.
Uma vez tentei entrar e fui impedido! =/
Anderson Cruz a igreja q vc viu a noite quando a gente tava a pe entrando no metro que achou que fosse a igreja da sé e ficou teimando.
É a Se mininu
So na sua cabeca
Mininu
Mininu olha a Se
Existe. Ela é localizada lá ué
Linda fui batizada nela……
José Nascimento sincronicidades. É grega!
Falo para você! Pedi e vos será dado; procureis e achareis; bateis e será aberto!
Eu a conheço por dentro.Linda ,vale a pena ser vista.
Sabrina, a confusão pode ter sido causada pela chamada, Paraíso se refere a igreja greco melquita católica de nossa Senhora do Paraíso, que fica no outro quarteirão praticamente, quando li achei que era a comparação dessas duas igrejas, já que ambas seguem a mesma doutrina ortodoxa, porem um tem comunhão com roma e a outra não… por isso a matéria pode ser considerada incompleta.