Alguns programas de televisão conquistam o público de uma maneira única, é difícil explicar o motivo. Geralmente não há uma razão específica, mas sim um conjunto de motivos diversos que de maneira combinada trazem o sucesso.
A atual edição do Masterchef ganhou o público com receitas inusitadas, jurados carismáticos, mas sobre tudo com uma participante em especial que cativou a audiência.
A chinesa Jiang Pu. 26, que mora no Brasil desde os 12 anos foi a cereja do bolo ou a cebola da receita. Apesar de morar já ha bastante tempo no Brasil Jiang tem certa dificuldade com certas palavras e sons de nosso idioma, então ao descrever as receitas para os jurados constantemente errava o nome dos ingredientes. Sua simplicidade e espontaneidade fizeram dela a concorrente preferida do público. Sem maiores conhecimentos profissionais de gastronomia Jian que é formada em estética pela USP Universidade de São Paulo, decidiu abandonar a carreira e tentar a sorte na gastronomia, aprendeu a cozinhar sozinha e decidiu participar do programa. Foi eliminada nas ultimas provas, mas seu sucesso entre o público trouxe os olhos da grande influência dos estrangeiros que chegaram e chegam a cidade.
Sua contribuição a cultura, gastronomia, negócios,e estilo de vida que fazem da cidade de São Paulo e do Brasil um centro de cultura vibrante . Ainda que a cultura chinesa especificamente não seja tão presente como se faz a japonesa e recentemente a coreana, e que no tradicional bairro da Liberdade nós ocidentais classificamos todos como uma coisa só por sua aparência física de olhos puxados, a Ásia é realmente surpreendente. Algumas manifestações da cultura chinesa terra da Jian Pu já fazem parte do calendário oficial da cidade como a abertura do ano novo e algumas festividades da colônia na capital.
O bairro da Liberdade já tem inúmeros restaurantes de cozinha chinesa a espera do paulistano e a gastronomia é apenas mais um dos elementos que nos unem. Então bom passeio bom programa e bom apetite com muita Cebora.