CULTURACURIOSIDADES

Mirante do Vale, o maior arranha-céu da cidade

Despercebido por muitos, os maiores arranha-céus da cidade não são os famosos Altino Arantes (Banespão), ou o Edifício Itália, mas sim o Mirante do Vale, que fica na região central da capital. A população tem uma ideia errada sobre o maior edifício da cidade, pois ele está localizado em uma parte de baixo relevo, na região do Vale do Anhangabaú.

O prédio foi projetado pelo arquiteto Waldomiro Zarzur, e sua construção se deu na década de 60, mais precisamente entre 1960 e 1966. Sua construção como de todos os edifícios da cidade provocou muita revolta e preocupação da população, pois naquela época, um edifício de tamanha magnitude, ser construído de concreto e não de estrutura metálica era considerado um risco enorme à cidade, porém, mesmo altamente criticado, Zarzur não se deteve, e continuou até o prédio ficar completamente pronto.

Mirante do Vale 3 1 C Queiroz Flickr - Mirante do Vale, o maior arranha-céu da cidade
Mirante do Vale – Foto: C_Queiroz (Flickr)

Ao finalizar, após alcançar os 170 metros de altura, ele tomou o lugar do Edifício Altino Arantes, que desde sua inauguração em 1947 detinha o posto de prédio mais alto.
Juntamente com o título de maior prédio de São Paulo, ele se tornou o maior prédio do país, posto que manteve por 48 anos, até 2014, quando foi inaugurado o Millenium Palace, em Balneário Camboriú na região sul do Brasil, com 177 metros.

Mirante do Vale 4 1 commondatastorage - Mirante do Vale, o maior arranha-céu da cidade
Mirante do Vale e Viaduto Santa Efigênia – Foto: Commondatastorage

Apesar de ser pouco reconhecido ou chamar atenção na vista da cidade, trabalham dentro do prédio cerca de 10.000 pessoas, em suas 812 salas comerciais e 3 andares com mais de 100 lojas, contribuindo fortemente com a economia da região. É literalmente um gigante escondido na selva de pedras.

Infelizmente o edifício não é aberto para visitação de turistas, mesmo durante os finais de semana.

Compartilhe!
Alison Lima
the authorAlison Lima
Natural de Guarulhos/SP, 23 anos, formado em engenharia elétrica e atua no setor automotivo. Um admirador de grandes metrópoles e todas as suas peculiaridades. São Paulo é o lugar ideal, onde há o encontro e mistura de tudo e todos, 24 horas por dia, 7 dias da semana. É uma cidade única, feita para qualquer um se apaixonar.

18 Comentários

Deixe uma resposta