CULTURACURIOSIDADESLUGARES SECRETOS

Arte debaixo de São Paulo – Conheça a Passagem Literária da Consolação

Descubra sobre a passagem-quase-secreta cercada de arte, em que milhares de paulistanos transitam todos os dias.

No começo da Consolação, ali, entre a Paulista e o cinema Belas Artes há um lugar que poucos conhecem e que guarda muito mais do que aparenta.

20151204 145723 - Arte debaixo de São Paulo - Conheça a Passagem Literária da Consolação
Entrada da Passagem Literária da Consolação

Em meio à multidão e ao trânsito, como é de costume nas ruas de São Paulo, com cara de entrada de metrô-pouco-convencional há um acesso subterrâneo na consolação. A prefeitura de São Paulo estimou, em 2010, quando a passagem completava cinco anos, que cerca de três mil pessoas percorrem o túnel todos os dias.

20151204 145757 1 - Arte debaixo de São Paulo - Conheça a Passagem Literária da Consolação
Grafite da entrada da Passagem literária da Consolação

O lugar é chamado de “Passagem literária da Consolação” e é usada por pessoas que querem livrar-se do caos das ruas para conseguir atravessar a rua em menos tempo.

Por conta da pressa e do olhar viciado de quem está acostumado com a paisagem, muitas vezes, a mais interessante vertente do local fica esquecida pelos frequentadores: ser um espaço cultural.

Mas, para quem tiver alguns minutos de sobra, entre uma travessia e outra, é interessante visitar esse cantinho embaixo da cidade para aproveitar toda a arte que ele oferece.

passagem - Arte debaixo de São Paulo - Conheça a Passagem Literária da Consolação
Túnel da Passagem literária da Consolação

A passagem foi revitalizada por artistas em 2005, com o apoio da Subprefeitura de São Paulo. Antes disso, o local estava desvalorizado, com infiltrações e más instalações. Por isso, a proposta atual é ser um sebo coletivo, e conta com o cuidado da Associação Via Libris de Livreiros, que foi formada especialmente para esse projeto. O artista que quiser ter sua arte exposta no local é só entrar em contato com a Associação.

20151204 150133 - Arte debaixo de São Paulo - Conheça a Passagem Literária da Consolação
Estante do sebo da Passagem literária da Consolação

Além dos livros há também uma gama variada de grafites e quadros expostos. Que só contribui para reforçar a ideia de um espaço inteiramente cultural.

20151204 145944 - Arte debaixo de São Paulo - Conheça a Passagem Literária da Consolação
Túnel da Passagem Literária Consolação

Sem site, sem número, sem outras unidades. Apenas ali, para quem estiver com pressa de se livrar do barulho do trânsito e mergulhar em um ambiente com arte por todos os lados.
www.facebook.com/Passagem-Literaria-da-Consolacao

Compartilhe!
Aline Santos
the authorAline Santos
Publicitária, paulistana e leonina. Julga não pertencer a lugar nenhum. Ama andar por aí sozinha, sem fone de ouvido para poder escutar a conversa alheia e contar história depois.

32 Comentários

Deixe uma resposta