RAPIDINHAS

BRINCANDO NO MASP

Obra Infinity de Rasheed Araeen exposta no vão livre do MASP Foto: Ana Claudia Schad

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) está com uma nova exposição temporária: Playgrounds 2016, projeto de arte contemporânea. Seis artistas convidados criaram obras interativas e lúdicas que foram instaladas no vão livre, mezanino e subsolo do edifício. Uma ótima oportunidade para levar ar crianças ao museu e aproximá-las do mundo das Artes.

A Playground 2016 faz parte de um conjunto de ações do MASP para resgatar a memória do museu e conceitos desenvolvidos pela arquiteta Lina Bo Bardi, autora do seu projeto. A intenção é recuperar a relação com a sociedade misturando o espaço da arte com o da vida cotidiana.

MG 4481 - BRINCANDO NO MASP
Obras da Playgrounds 2016- Foto: Ana Claudia Schad

Em 1968, Lina Bo Bardi fez um desenho intitulado Esculturas Praticáveis do Belvedere em que o vão livre era ocupado por um playground para crianças trazendo alegria e vida ao espaço além de ser uma forma de atraí-las para conhecer o restante do acervo.

Na data de inauguração do museu em 1969, o artista plástico Nelson Leirner realizou o sonho de Lina com a instalação de diversas obras pensadas para o público infantil e expostas ao ar livre também chamada de Playgrounds.

O projeto de 2016 foi inspirado na exposição de Leirner, mas com novas instalações de artistas como Céline Condorelli, Ernesto Neto, Grupo Contrafilé, O Grupo Inteiro, Rasheed Araeen e Yto Barrada.

A obra Infinity do artista paquistanês Rasheed Araeen é uma das que tiveram maior destaque com seus 400 cubos vazados de madeira com 4 cores diferentes que podem ser manipuladas pelo público e formam diversas esculturas no vão livre do MASP. Não só as crianças têm se divertido com os cubos e diariamente diversos paulistanos aproveitam para interagir com essa criação que já foi exposta em diversos países.

masp - BRINCANDO NO MASP
Obra Infinity de Rasheed Araeen exposta no vão livre do MASP – Foto: Ana Claudia Schad

A exposição é uma ótima oportunidade para levar as crianças ao Museu para brincarem e aprenderem, além de ter a chance de circular por todo museu, apreciar todas obras do acervo e as demais exposições temporárias.

MG 4559 - BRINCANDO NO MASP
Crianças brincando com as instalações – Foto: Ana Claudia Schad

 

Exposição Playgrounds 2016

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Endereço: Avenida Paulista, 1578

Data: 18 de março a 24 de julho de 2016
Horários: terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30);
quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Entrada: R$25,00 (inteira); R$12,00 (meia-entrada) OBS: toda terça-feira a entrada é livre

Compartilhe!
Ana Claudia Schad
Paulistana por nascimento, arquiteta por formação, fotógrafa amadora por paixão. O interesse por fotografia (@anaschad) e arquitetura nasceram praticamente ao mesmo tempo com passeios constantes pelos bairros de São Paulo e viagens. Tendo como principal programa aos finais de semana passeios onde se perde ou melhor, se ganha, horas passeando pelo centro, Avenida Paulista, Liberdade, Bixiga, Luz...até onde a lente alcança. Fotografar e explorar São Paulo é uma das minha paixões e estou sempre em busca de novos ângulos, detalhes e cenas. A gastronomia também uma grande paixão e além do instagram pessoal possui ao lado de uma sócia o @spsweety perfil inteiramente dedicado ao compartilhamento de descobertas pelos restaurantes e docerias de São Paulo. Super indicado para quem adora gastronomia e não dispensa um boa sobremesa!

2 Comentários

Deixe uma resposta