CULTURADICAS

Empoderamento e cultura africana, aqui mesmo, em São Paulo!

A cultura africana é parte da vida no Brasil, seja no vocabulário, na língua, na cor da pele, na música, há sempre algo que veio da África. Encontrar um espaço como o Ilu Obá de Min, no meio de São Paulo, traz tudo para ainda mais perto.

ilu oba de min 2 300x169 - Empoderamento e cultura africana, aqui mesmo, em São Paulo!
Foto via Ilú Obá de Min

O Ilú Obá de Min – Educação, Cultura e Arte Negra, em tradução para o português, significa mãos femininas que tocam tambor para Xangô, é uma associação nascida aqui mesmo sem São Paulo, sem fins lucrativos, que ter como base, trabalhar com as culturas de matriz africana, afro-brasileira e as mulheres.

sp cultura - Empoderamento e cultura africana, aqui mesmo, em São Paulo!
Foto via SP Cultura

A associação existe desde 2004, e desde 2005, mulheres ritmistas saem às ruas da cidade fazendo uma lindíssima reverência a cultura africana, e enchendo os olhos, os ouvidos, o coração e alma de quem as vê e escuta.

ggn - Empoderamento e cultura africana, aqui mesmo, em São Paulo!
Foto via GGN

Possivelmente, o Bloco Ilú Oba de Min seja o trabalho mais conhecido por todos os cantos da cidade, visto que ele é uma dessas intervenções culturais fantásticas, promovedoras da cultura negra, através de uma participação ativa e empoderada das mulheres, que fazem e transmitem arte e cultura.

catraca - Empoderamento e cultura africana, aqui mesmo, em São Paulo!
Foto via Catraca Livre

É possível notar perfeitamente as influências do maracatu, do batuque, do coco, do jongo e muitos outros ritmos africanos, tocados por mulheres, em sua maioria negras, mas que também abre espaço para outras etnias que compreendem a importância e a beleza destes ritmos e da cultura africana.

afreaka - Empoderamento e cultura africana, aqui mesmo, em São Paulo!
Foto via Projeto Afreaka

Além do Bloco, o Ilú Obá de Min tem diversas frentes de atuação, como o Ilú na Mesa, projeto realizado em parceria com uma ONG, que debate e promove dialogo sobre educação, cultura e arte negra. O Triunfo das Heranças Africanas, dialoga com inúmeros outros grupos culturais, e desenvolvem pesquisas e ações voltadas as culturas afro-brasileiras e também africanas.

proejto afreaka - Empoderamento e cultura africana, aqui mesmo, em São Paulo!
Foto via Projeto Afreaka

A Tenda Afro-Lúdica, é feita para as crianças, e seu objetivo é valorizar a diversidade étnico-racial, e faz isso através de contação de histórias, aulas de percussão, jogos africanos, confecção de bonecas negras e uma biblioteca.

ilu oba de min 1024x303 - Empoderamento e cultura africana, aqui mesmo, em São Paulo!
Foto via Ilú Obá de Min

O Ilú Pedala, nos leva a pedalar bicicletas por espaços que resgatam a cultura negra pela cidade de São Paulo, enquanto o #quebatuqueéeste? Cria rodas de conversa, oficinas que sensibilizam através de dança, tambores e até uma horta, tudo baseado nas heranças da cultura africana, sobre reflexões de autocuidado com ativistas negras.

ceert - Empoderamento e cultura africana, aqui mesmo, em São Paulo!
Foto via Ceert

Agora que você já sabe um pouco mais, sendo você homem ou mulher, negra ou não, que tal conhecer um pouco mais sobre a cultura africana? Vá conhecer a associação Ilú Obá de Min e aprender mais sobre essa cultura que é tão presente e marcante na vida dos brasileiros.

Serviço:
Endereço: Anhaia 37
Telefone: 11 3222-5566
Site: www.facebook.com/iluobademin

Foto de destaque: Roberto Assem

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta