GASTRONOMIALUGARES SECRETOS

Underground Arrumadinho

foto:/guiasaopaulo24horas.com.br
mirante 500x375 - Underground Arrumadinho
Fotos Mirante9dejulho/instagram

Ao descer a ladeira do MASP já é possível ver o movimento no final da rua e pouco depois descer uma escadaria de mosaico português chegamos a um lugar incrível, com cara de cenário de filme Noir, com um publico bem variado chegamos ao Mirante 9 de Julho. Comandado pelo Grupo Vegas o Mirante tem uma proposta bem interessante, apresenta um café um bar e um restaurante além de uma micro galeria de arte chamada Vertigem, que fica em um espaço cujo acesso se dá por uma escadaria em caracol que faz jus ao nome. O Café está sob os cuidados da Isso é Café que faz parte do Grupo Fazenda Ambiental Fortaleza, que até então tinha seu nome ligado somente aos grãos e ao manejo sustentável de lavouras de café. Já o restaurante está aos cuidados da Produtora Cultural Lira Yuri, uma das organizadoras da feira de Gastronomia O Mercado efêmero, e apresenta chefes e cozinheiros que vão comandar a cozinha por um período de 1 mês podendo ser rotativo dependendo da demanda, o que com certeza garante uma dose de curiosidade dos cliente já considerados habitues. Com uma proposta individual de cada cozinha, apenas seguindo 2 diretrizes valores acessíveis e opções vegetarianas o local promete ser um sucesso, além dos lanches rápidos existe uma variada oferta de guloseimas tentadores e até uma opção de prato do dia para que está com mais fome. E o simpático carrinho dos Mendozitos ajuda a harmonizar um vinho com o prato escolhido, o que torna o passeio é imperdível, além das inúmeras atrações oferecidas como cinema ao ar livre shows, DJs e aulas de Yoga.

tiberio.com .br  500x315 - Underground Arrumadinho
foto:/tiberio.com.br

Depois de mais de 5 décadas fechado, ter seu torreão decepado, ser esquecido pela cidade e passar anos sofrendo com toda sorte de abandono, ser convertido em lar de moradores de rua e ponto de consumo de drogas, o Mirante 9 de Julho ressurge como o point Underground da cidade.

mirante34baixa 500x263 - Underground Arrumadinho
foto:/sãopauloantiga.com.br

Localizado em uma pracinha na Rua Carlos Comenale S/N na baixa do MASP o espaço, que foi construído no final dos anos 30 e fica exatamente encima da entrada do Túnel 9 de Julho, com uma arquitetura tipicamente Art. Deco o espaço era curiosamente um Mirante para apreciar a vista do vale. Com a demolição do Belvedere Trianon para a construção do MASP o mirante foi esquecido pela cidade e definitivamente sepultado quando a prefeitura decidiu construir um viaduto e terminou por ceifar o obelisco de observação.

o 500x281 - Underground Arrumadinho
foto:/yelp.com.br

Depois de ser redescoberto, foi feita uma audiência pública para definir os termos de concessão do uso do espaço, e 5 interessados apresentaram propostas. O Grupo Vegas assinou o contrato de concessão de exploração do espaço em um primeiro período de 3 anos, onde as primeiras reformas foram feitas para que a população pudesse reocupar este espaço. O segundo momento prevê um novo edital para o restauro das fontes na entrada do túnel. A terceira fase será a construção de uma estrutura metálica com vidro em cima da laje do local, que servirá como galeria, mas ainda depende de negociações com os órgãos competentes. Outro Mirante o Pacaembu, que fica do outro lado da mesma avenida, na Praça Marechal Cordeiro de Farias, também chamada de Praça dos Arcos está em negociação. Este espaço, será requalificado em concessão com a iniciativa privada, abrigará um bicicletário e um restaurante.  E assim aos poucos a cidade reconquista seus espaços.

543361 970x600 1 500x309 - Underground Arrumadinho
foto:/folha.uol.com.br
Compartilhe!
Fabrizio Naturalli
Formado em panificação e confeitaria, trabalhei como confeiteiro em navios de cruzeiro por 4 anos. Conheci o mundo e vi que o mundo está em São Paulo. Voltei a capital, fiz uma pós em gestão de de negócios da gastronomia e atualmente concluo a pós em gestão de pessoas. Sou apaixonado pela cidade e tudo o que ela oferece.Fabrizio também é dono da página Gastronomia do seu jeito.

1 comentário

Deixe uma resposta