Além da grande quantidade de museus e galerias, São Paulo é ponto certo para os amantes da chamada sétima arte. A vida cinematográfica da cidade é intensa, seja por suas salas de exibição ultra modernas, com incríveis recursos de áudio e vídeo, até os alternativos e aconchegantes cinemas de rua.
Em São Paulo, até 1900, as sessões eram feitas em barracões improvisados onde se instalava o cinematógrafo, foi a partir desse período que as exibições de filmes começaram a ocupar espaços fixos como cafés, teatros e salões, por exemplo, o cine-teatro Colombo. Somente em 1907 as primeiras, realmente, salas de cinema foram inauguradas, sendo a primeira delas o Cine Eldorado, seguida pelo Cine Bijou. Nos anos 40, o número de salas de cinema dobrou em relação à década anterior, e na década seguinte, esse número triplicou. Porém, apesar de sua força e tradição inicial, as salas de rua começaram a perder seu espaço. De acordo com números da Ancine, Agência Nacional de Cinema, de 2009 a 2013 houve uma redução de 15,8% desses estabelecimentos no Brasil.
Resgate do passado
No entanto, aqui na cidade de São Paulo a luta pela preservação dos cinemas de rua é constante e não vem de agora. Em 2004 foi aprovada uma lei que concedia incentivos fiscais à manutenção de salas de rua, porém a mesma foi revogada em 2007; e em 2009, após um processo de restauro, uma das salas da antiga Cinelândia Paulistana foi reaberta, o Cine Marabá.
A prefeitura da cidade está a procura de novos parceiros para que mais desses cinemas tradicionais de rua possam voltar a funcionar, ainda mais motivada com sucesso do caso Belas Artes. Depois de três longos anos, um dos mais famosos espaços culturais da cidade reabriu suas portas. O agora Cine Caixa Belas Artes retomou suas atividades no dia 19 de julho de 2014, como resultado da combinação de mobilização popular, gestor privado, apoio da prefeitura e patrocínio. Muito conhecido por sua programação alternativa que mescla filmes de nacionalidades diversas e em gêneros variados, desde filmes de arte a clássicos antigos e produções contemporâneas, mantém alguns deles por longos períodos em cartaz, o Cine Caixa Belas Artes pretende manter suas raízes, assim como, dois dos seus principais projetos: o Noitão e o Cineclube.
Outro espaço importante é a Cinemateca Brasileira, situada no antigo Matadouro Municipal desde 1992 tem seus edifícios tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, suas salas são capazes de exibir filmes de diversos formatos, é responsável por preservar e difundir a produção audiovisual nacional, além de mostras e festivais, por vezes faz projeções ao ar livre e possui um dos maiores acervos do tipo na América Latina com mais de 200 mil rolos de filmes.
De volta para o futuro
Já para aqueles que preferem os cinemas mais modernos, locais como a sala IMAX do shopping Bourbon Pompéia, pioneira nesse tipo de tecnologia no país, e a sala 4DX do Shopping JK Iguatemi, a primeira da América do Sul a ter simulações de movimentos, cheiros, ventos e borrifos de água sincronizados com ao filme, podem ser boas opções para curtir os grandes sucessos de Hollywood.
Então pipoca e ingresso na mão e… AÇÃO!!!
***
Playarte Marabá
End: Av. Ipiranga, 757 – Centro
Tel: 5053-6881
Cine Caixa Belas Artes
End: Rua da Consolação, 2423 – Consolação
Tel: 2894-5781
Cinemateca Brasileira
End: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Tel: 3512-6111
Cinépolis JK Iguatemi – 4DX
End: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Nova Conceição
Tel: 3152-6800
Espaço Itaú de Cinemas – Pompéia IMAX
End: Rua Turiassu, 2100 – Pompéia
Tel: 3673-3949