RAPIDINHAS

Expressão do feminismo em São Paulo

O feminismo está em toda parte. Hoje em dia é quase impossível encontrar alguém que não saiba das demandas sociais das mulheres. Afinal, trata-se de um assunto que vem ganhando força nos debates em redes sociais, escolas, universidades, ambientes de trabalho e na política brasileira. As mulheres tem necessidades especiais a serem atendidas para que seja conquistada a igualdade perante aos homens. Por isso, foram surgindo diversos grupos de discussão, movimentos e associações que se unem com o objetivo de ajudar na luta feminista. Em São Paulo a história não seria diferente. Por se tratar da maior cidade da América Latina, que é conhecida como o berço da diversidade cultural, a capital paulista se tornou palco dessas discussões.

Com assuntos relacionados desde a atuação na sociedade e até mesmo conversas sobre questões íntimas que ainda são tabu para mulheres, há grupos de discussão com diversos objetivos. Em cada um se encontra a peculiaridade e a força das mulheres de SP.

feminismo2 - Expressão do feminismo em São PauloFeminine Hi-Fi
Uma das principais mensagens passadas pelos grupos feministas é o empoderamento das mulheres. Em união por esse objetivo, nasceu o Feminine Hi-Fi. Trata-se de um projeto que busca passar essa mensagem por meio da música. As criadoras definem a ideia como um mergulho nas ondas sonoras da música por meio da ótica feminina. Tudo isso acontece em uma festa, na qual as mulheres se reúnem com a proposta de ouvir reggae, um estilo em que a presença dos homens ainda é dominante.
O projeto é desenvolvido por quatro mulheres e abre espaço trimestralmente para convidadas que tentam conquistar seu espaço na música, principalmente para aquelas que desejam dar os primeiros passos da carreira. O objetivo é unir, incentivar o conhecimento por meio do aprendizado musical.
É uma proposta diferente da maioria dos grupos de feminismo que se tem visto por ai. Além de discutir questões e debater quais seriam as alterativas para que eles fossem solucionados, o Feminine Hi-fi dá a oportunidade de as mulheres mostrarem seu talento e capacidade por conta própria, proporcionando o empoderamento que serve de inspiração para as demais que assistem.

Mapa do feminismo
Além dessa ideia criativa e objetiva, existem várias outras mulheres que se unem em busca do reconhecimento da causa feminista. Se você ainda não encontrou nenhum que se encaixe perfeitamente com suas demandas e necessidades, é hora de conhecer o MAMU, o Mapa de Coletivo de Mulheres. Trata-se de um projeto que visa o mapeamento de coletivos, movimentos, grupos, projetos e organizações brasileiras que tenham a mulher como seu principal assunto. Reivindicações, ciclos, necessidades e posição na sociedade são algumas características que os grupos precisam ter em seu perfil para participar.
O objetivo é que as mulheres tenham mais facilidade em encontrar parceiras na luta por seus direitos e discussões, sejam relacionados a cultura, saúde, humanização, estudo de gênero, violência ou democracia. Toda proposta de discussão é bem vinda.
O MAMU quer dar visibilidade à esses espaços, além de valorizá-los e proporcionar um acesso mais fácil a quem precisa. Portanto, se você se interessa pelo assunto, acesse o site agora mesmo para conhecer os projetos ou sugerir algum.

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta