RAPIDINHAS

Entrega por SP distribui kits para pessoas em situação de rua

O Entrega por SP é uma mobilização social que realiza a distribuição de kits com itens essenciais, cobertores e agasalhos pela cidade, além de promover a convivência entre os voluntários e as pessoas em situação de rua. A cidade de São Paulo bateu novos recordes de frio em 2016, surpreendendo até mesmo os paulistanos acostumados com o frio da cidade nesses meses de junho e julho. Porém, esse tempo que para alguns pode ser agradável, para outros trás inúmeros problemas respiratórios e dificulta a vida da população em situação de rua. Em 2013, o frio intenso chegou a causar a morte de algumas dessas pessoas que sobrevivem sem um teto. Por conta disso, Lucas Caldeira Brant de Tolentino e sua mãe, Marilena Bonon Tolentino, tiveram a iniciativa de distribuir cobertores pela cidade. A primeira ação aconteceu no dia 29 de Julho de 2013, dando início à mobilização social Entrega por SP.

O Entrega por SP, desde 2015 alcança as cinco regiões em suas ações Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. É uma mobilização sem vínculo político ou religioso, que busca a convivência entre quem vive e quem não vive nas ruas, tornando a cidade mais humana. Os voluntários do Entrega distribuem kits que possuem: escova e pasta de dente, garrafinha de água, sabonete, pacote de bolacha, par de meias, sanduíche e um pacote de preservativos.

Voluntários ajudam na montagem dos kits pré ação de Maio - Entrega por SP distribui kits para pessoas em situação de rua
Voluntários ajudam na montagem dos kits pré ação de Maio Foto: Rafaella Martinez Vicentini

Parcerias

Dos itens essenciais que levam nos kits, 50% chegam através de doações pela Unilever, Disk Aids e uma distribuidora de água. O restante, junto a roupas, cobertores, calçados, entre outros, são arrecadados em mobilizações e arrecadações. O projeto conta com dez coordenadores e as ações sempre com um número maior que 150 voluntários, que montam os kits na noite da distribuição.

Cada um contribui da forma que pode, a Unilever fornece pastas de dente e sabonetes desde março desse ano. Uma distribuidora de águas provê as garrafinhas desde o segundo bimestre de 2015 e o Disk Aids, os preservativos. Durante o mês inteiro acontecem movimentações pró mobilização social, de busca e organização de doações, além de campanhas que fazem através da página do Facebook. O projeto tem como fundamental a ação noturna, que acontece uma vez ao mês, normalmente na última terça-feira.

Financiamento Coletivo

Em julho de 2016, quando o projeto vai completar 3 anos, o Entrega quer junto com a Retalhar, um negócio social que faz a gestão de resíduos têxteis, levar para as ruas 1.100 sacochilas feitas com material reutilizado, que vai facilitar o transporte dos pertences pessoais da população em situação de rua e vai facilitar a levar um cobertor. Também será levado esses 1.100 cobertores feitos com material impermeável, minimizando o descarte precoce dos cobertores nas ruas. A confecção irá gerar renda para as costureiras localizadas na periferia da cidade de São Paulo.

campanha - Entrega por SP distribui kits para pessoas em situação de rua

Os apoiadores da campanha vão receber algumas recompensas, entre elas: camisetas e moletons exclusivos e de edição limitada do Entrega por SP, ensaio fotográfico oferecido pela VF Fotografia, jantares oferecidos pelo chef Dagoberto Torres, do Suri Ceviche Bar ,Ajustes de coluna oferecidos pela Life Style Quiropraxia, entre outros.

Página do Facebook

Financiamento Coletivo

Compartilhe!
Amanda Cristina
the authorAmanda Cristina
Paulistana, estudante de Jornalismo e mostra a beleza da grande metrópole através da fotografia. Apaixonada por cachorros, livros e música. Descobre bons lugares por onde anda, e gosta de compartilhar os achados com os amigos. Colecionadora de discos de rock, MPB e voluntária em projetos sociais.

1 comentário

Deixe uma resposta