CULTURADICASGASTRONOMIA

Gastronomia japonesa de verdade, só se for um Izakaya!

Foto: Mario Rodrigues/Veja SP

São Paulo tem restaurantes de comida japonesa para todos os gostos, alguns tem tantos itens no cardápio que fogem do que é realmente oriental. Para quem busca a autêntica gastronomia japonesa, procure um Izakaya.

apontador - Gastronomia japonesa de verdade, só se for um Izakaya!

Um deles é o Izakaya Issa, que apresenta um dos pratos mais tradicionais da gastronomia japonesa, o Kare, uma espécie de curry em versão oriental. É basicamente um ensopado de curry, legumes, carne ou frango, o molho do curry é sempre cheio de muitos sabores, e vem acompanhado de arroz.

hashitag 2 - Gastronomia japonesa de verdade, só se for um Izakaya!

O Izakaya Issa é um autêntico boteco japonês, com um balcão grande, onde podemos nos sentar e ver a mágica acontecendo, enquanto conversamos um pouco com a Dona Margarida Haraguchi, proprietária da casa, que também faz os pratos.

hashitag - Gastronomia japonesa de verdade, só se for um Izakaya!

Um dos pratos mais pedidos é o takoyaky, um bolinho de polvo coberto com raspas de peixe seco ou lâminas bem fininhas de gengibre, é interessante ver esse prato bem quentinho, o calor dos bolinhos faz com que as raspas da cobertura fiquem se movendo, criando uma sensação que lembra muito o movimento das algas marinhas.

diarias gastro - Gastronomia japonesa de verdade, só se for um Izakaya!
Foto via diariosgastronomicos.com.br

Outro prato muito famoso é o Sara Udon, um macarrão torrado, com porco, frutos do mar e legumes, é um macarrão bem diferente do que estamos acostumados por aqui, ele vem durinho e vai cozinhando com o calor dos demais ingredientes do prato, é algo bem diferente e só comendo para entender a gostosura.

prazeres da mesa - Gastronomia japonesa de verdade, só se for um Izakaya!

O Katsudon também é super pedido, consiste em carne de porco a milanesa, com diversos temperos, arroz e ovo. Arroz com chá verde é outra das opções diferentes e muito saborosas, além dos Kares todos, que são explosões de sabor.

yelp - Gastronomia japonesa de verdade, só se for um Izakaya!

Além do Izakaya Issa, há também uma casa irmã, a Matsu que abre também no almoço e tem um cardápio um pouco mais limitado, mas ainda assim, muito bom. São poucas porções ao dia, e o cardápio é o chamado teishoku.

trip - Gastronomia japonesa de verdade, só se for um Izakaya!

O theishoku é composto por otoshis, que são as entradas e variam todos os dias, Gohan, que é o arroz japonês e missoshiro, além disso, um prato principal, que pode ser uma das mais famosas, a carne de porco com molho de gengibre adocicado, ou qualquer outra disponível no dia.

paladar estadao - Gastronomia japonesa de verdade, só se for um Izakaya!

Nas duas casas, para beber, todo mundo precisa provar uma das mais de trinta possibilidades de saques e sochus, é possível comprar a garrafa e deixar lá guardada com o seu nome, para consumir em todas as suas visitas.

bares sp - Gastronomia japonesa de verdade, só se for um Izakaya!

Gostou das diferenças da gastronomia tradicional japonesa? Agora corre experimentar esses muitos novos e deliciosos sabores!

Serviço:
Izakaya Issa
Endereço: Rua Barão de Iguape, 89 – Liberdade
Telefone: 11 3208-8819

Matsu
Endereço: Rua Pedroso de Morais, 403
Telefone: 11 3812-9439

Foto de destaque Mario Rodrigues/Veja SP

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta