CULTURADICAS

Liberdade: Um pedaço do Oriente em SP

Liberdade - Foto: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

A Liberdade é um pedacinho Oriental no meio da Cidade de São Paulo. Os asiáticos, principalmente os japoneses e chineses, que vieram pra Capital e os que chegam nos dias de hoje concentram-se lá e se sentem em casa.

A presença japonesa no bairro começou em  1912, quando os  imigrantes japoneses começaram a residir na rua Conde de Sardezas. No século passado, a Liberdade era um bairro como todos os outros , mas com o passar dos anos tornou-se o maior ponto de concentração da colônia nipônica fora do Japão. O bairro da Liberdade é um dos pontos mais visitados pelos turistas que vêm à capital. 

www fiamfaam br - Liberdade: Um pedaço do Oriente em SP
Foto via: www.fiamfaam.br

Que tal experimentar comidas típicas?

Há algumas feirinhas no bairro que valem a pena visitar, uma localizada na Rua da Liberdade, 365, que faz parte do projeto Viva Liberdade, desde outubro de 2001, através de uma parceria entre a Prefeitura, o Sebrae, a Associação Comercial de São Paulo, a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e o BNDES, e outra aos domingos, ao lado da saída do metrô na Praça da Liberdade e com várias barraquinhas de comida japonesa, com destaque para o Guioza e o Tempurá, que são os mais procurados. Você também pode encontrar grande variedade de produtos japoneses, bonsais, artesanatos, roupas e muitas outras coisas que valem a pena conhecer.

images - Liberdade: Um pedaço do Oriente em SP
Foto via: noticias.band.uol.com.br

Por que não conhecer um pouco da cultura chinesa?

Uma festa muito legal e interessante é o Ano Novo ChinêsEste começa com a Lua Nova no primeiro dia do novo ano e termina na lua cheia, 15 dias depois. O calendário chinês é baseado numa combinação de movimentos lunares e solares. Sempre cai numa data diferente a cada ano. Este é um importante festival anual, celebrado pelos chineses em todo o mundo. A comemoração deste ano, que é o do macaco, animal mais auspicioso conforme o zodíaco chinês e que será festejado de acordo com a tradição, com atividades culturais, danças, festas, artes e ofícios, a competição de karaokê, delícias culinárias, danças de leão, competições de xadrez, eventos infantis, caligrafia, desfiles de dragão, entre outros, será em 9 de fevereiro.

festival das flores liberdade www asia comentada com br 1 - Liberdade: Um pedaço do Oriente em SP
Foto via www.asiacomentada.com.br

Aproveite para apreciar a beleza das flores no outono 

Um evento muito bonito e diferente é o Festival das Flores chamado Hanamatsuri, que é celebrado desde 1966 no bairro e é uma promoção conjunta da Federação das Seitas Budistas no Brasil (entidade que congrega as seis tradicionais seitas budistas) com a ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade. O evento é realizado anualmente no mês de abril e celebra a data do nascimento do Buda Xaquiamuni. A imagem do pequeno Buda é exposta num altar decorado com flores, e as pessoas dão um banho nele com chá doce. No final do evento, um cortejo desfila pela rua Galvão Bueno, acompanhando um grande elefante branco sobre o qual está a imagem do pequeno Buda. ( mais informações no Cultura Japonesa )

liberdade3 500x667 - Liberdade: Um pedaço do Oriente em SP
Foto: Divulgação

Encontre um tempinho para umas comprinhas

Uma das lojas é a Ten Man Ya, descendo a Rua dos Estudantes, no nº 19 com produtos para mesa, cozinha, jardinagem, lavanderia, banho, produtos infantis e presentes.

IMG 20160120 174220 - Liberdade: Um pedaço do Oriente em SP
Foto: Divulgação

Procurando um lugar para um lanche? 

Logo em frente tem uma padaria, Bakery Itiriki, com pães, bolos, doces e salgados deliciosos, que deixam qualquer um com água na boca.

marukai dicasdacla com - Liberdade: Um pedaço do Oriente em SP
Foto via dicasdacla.com

Que tal comprar algumas guloseimas?

Na Rua Galvão Bueno tem um mercadinho chamado Marukai, cheio de produtos japoneses e variados. Tem muitos alimentos diferentes, biscoitos, doces, frutas, macarrão, molhos e muito mais para todos os gostos e paladares.

jardim oriental picssr com - Liberdade: Um pedaço do Oriente em SP
Foto via picssr.com

Um pouco a frente fica o Jardim Oriental Liberdade, mas só abre aos domingos.

O bairro da Liberdade é assim com vários eventos ao longo do ano, e visitando é possível conhecer um pedacinho da cultura oriental sem precisar sair do Brasil.

Compartilhe!
Sheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

25 Comentários

Deixe uma resposta