RAPIDINHAS

Lançamento do livro Pena Branca e Xavantinho cult para sempre

Livro que conta a história de uma das duplas mais respeitadas da música brasileira de raiz tem prefácio do jornalista Chico Pinheiro e depoimento de grandes artistas e personalidades que foram fundamentais para o resgate histórico da obra dos artistas Pena Branca e Xavantinho, a dupla caipira cultuada por músicos consagrados e adorada pelo público, que em 38 anos de carreira deixou onze álbuns gravados e conquistou cinco prêmios Sharp, terá sua trajetória de sucesso contada no livro que será lançado no dia 25 de fevereiro, às 19 horas no Conjunto Nacional.

Pena Branca e Xavantinho com Almir Sater Café - Lançamento do livro Pena Branca e Xavantinho cult para sempre

Escrita pelas jornalistas Eliana Pace e Sonnia Mateu, com prefácio do jornalista Chico Pinheiro e editada pela Barbosa Lima Editores (prêmio Jabuti 2011 na categoria Projeto Gráfico com o livro “Zélio – 50 Anos de uma Aventura Visual”), tem o objetivo de perpetuar a trajetória e atuação da dupla, uma das mais importantes e respeitadas tanto na cena musical como na história do Brasil recente.

Milton Nascimento, declaradamente fã da dupla, também dá seu depoimento no livro. “Tenho em casa todos os discos…. O aprendizado que tive nas inúmeras vezes em que estivemos juntos foi fundamental para minha vida. Cada um destes encontros era uma aula de humildade, serenidade e sabedoria. Muita gente diz que eu era padrinho deles. Mas, na verdade, o espelho eram eles, e sempre foi”.

Pena Branca e Xavantinho com Renato Teixeira foto Jorge Rosenberg - Lançamento do livro Pena Branca e Xavantinho cult para sempre

O conteúdo evidencia a época em que os músicos viveram e de que forma contribuíram com seu talento, percepção, emoções e ideias para a disseminação da verdadeira cultura de raiz. E enfatiza a ponte que construíram entre a música urbana com o gênero caipira ao gravarem composições de artistas de renome da MPB, como Milton Nascimento, Chico Buarque, Ivan Lins e Caetano Veloso. Esses nomes, e mais Rolando Boldrin, Daniel, Almir Satter, Renato Teixeira e Sergio Reis, entre outros, forneceram às autoras depoimentos comoventes sobre a dupla.

Pena Branca e Xavantinho em 1993 - Lançamento do livro Pena Branca e Xavantinho cult para sempre

Constam do livro, também, pareceres de personalidades fundamentais para o resgate histórico da obra dos artistas como Zuza Homem de Mello, Ivan Vilela, Assis Ângelo, Myriam Taubkin e Maria Clara Tomaz.

O design gráfico do livro é de Adamastor Sacilotto, que fez uma importante pesquisa de imagens para ilustrar a obra. Entre outros trabalhos de peso, é o autor dos projetos gráfico do artista plástico Ramón Cáceres, da escultora Margarita Farré e do concretista Luiz Sacilotto – seu pai.

Serviço:
Lançamento do livro Pena Branca e Xavantinho cult para sempre, com presença das escritoras e entrevistados.
Dia: 25 de fevereiro de 2016, quinta feira
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 – térreo
www.condominioconjuntonacional.com.br

Compartilhe!
Miguel Garcia
the authorMiguel Garcia
Miguel Garcia é idealizador e coordenador de conteúdo do projeto. Publicitário, viajante, adora provar todos os tipos de comida, vinhos e cervejas e tem uma vontade imensa de fazer todos se orgulharem cada vez mais de viver em SP.

2 Comentários

Deixe uma resposta