Livro que conta a história de uma das duplas mais respeitadas da música brasileira de raiz tem prefácio do jornalista Chico Pinheiro e depoimento de grandes artistas e personalidades que foram fundamentais para o resgate histórico da obra dos artistas Pena Branca e Xavantinho, a dupla caipira cultuada por músicos consagrados e adorada pelo público, que em 38 anos de carreira deixou onze álbuns gravados e conquistou cinco prêmios Sharp, terá sua trajetória de sucesso contada no livro que será lançado no dia 25 de fevereiro, às 19 horas no Conjunto Nacional.
Escrita pelas jornalistas Eliana Pace e Sonnia Mateu, com prefácio do jornalista Chico Pinheiro e editada pela Barbosa Lima Editores (prêmio Jabuti 2011 na categoria Projeto Gráfico com o livro “Zélio – 50 Anos de uma Aventura Visual”), tem o objetivo de perpetuar a trajetória e atuação da dupla, uma das mais importantes e respeitadas tanto na cena musical como na história do Brasil recente.
Milton Nascimento, declaradamente fã da dupla, também dá seu depoimento no livro. “Tenho em casa todos os discos…. O aprendizado que tive nas inúmeras vezes em que estivemos juntos foi fundamental para minha vida. Cada um destes encontros era uma aula de humildade, serenidade e sabedoria. Muita gente diz que eu era padrinho deles. Mas, na verdade, o espelho eram eles, e sempre foi”.
O conteúdo evidencia a época em que os músicos viveram e de que forma contribuíram com seu talento, percepção, emoções e ideias para a disseminação da verdadeira cultura de raiz. E enfatiza a ponte que construíram entre a música urbana com o gênero caipira ao gravarem composições de artistas de renome da MPB, como Milton Nascimento, Chico Buarque, Ivan Lins e Caetano Veloso. Esses nomes, e mais Rolando Boldrin, Daniel, Almir Satter, Renato Teixeira e Sergio Reis, entre outros, forneceram às autoras depoimentos comoventes sobre a dupla.
Constam do livro, também, pareceres de personalidades fundamentais para o resgate histórico da obra dos artistas como Zuza Homem de Mello, Ivan Vilela, Assis Ângelo, Myriam Taubkin e Maria Clara Tomaz.
O design gráfico do livro é de Adamastor Sacilotto, que fez uma importante pesquisa de imagens para ilustrar a obra. Entre outros trabalhos de peso, é o autor dos projetos gráfico do artista plástico Ramón Cáceres, da escultora Margarita Farré e do concretista Luiz Sacilotto – seu pai.
Serviço:
Lançamento do livro Pena Branca e Xavantinho cult para sempre, com presença das escritoras e entrevistados.
Dia: 25 de fevereiro de 2016, quinta feira
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 – térreo
www.condominioconjuntonacional.com.br
Selminha Barbosa Lima
Grande dupla