Quem mora em São Paulo, conhece bem a rotina agitada da cidade, é comum percorrermos grandes distâncias para ir ao trabalho, ou estudar, e até mesmo para encontrar os amigos em bom bar ou restaurante, isso faz com que desacelerar seja ainda mais prazeroso, se der para ler um bom livro num legal só melhora!
Em muitos momentos precisamos desacelerar, para um pouco, ver e sentir um pouco da cultura que cidade nos dá diariamente, mas que, com a correria, nem sempre notamos. Parar, olhar, respirar fundo, recarregar as baterias para seguir com nossa rotina é muito agradável, trás mais sentido ao cotidiano, descansar também é preciso.
Se der para fazer isso tudo num lugar legal, bonito, cultural e que tenha bons livros, fica ainda melhor! Listamos alguns lugares onde isso é possível e bem gostoso, são lugares que valem a pena conhecer sem pressa, sentar, apreciar, ler, conversar, pensar, são espaços para efetivamente, desacelerar!
Livraria Cultura da Avenida Paulista
Estar na maior livraria da América Latina já é algo importante, por lá, é fácil se sentir em outra realidade, muito distante da correria da cidade. São milhares de livros nas prateleiras, só olhar aquilo tudo já é uma delícia, conhecer novos títulos, novos autores, participar de uma sessão de autógrafos, tudo isso já nos engrandece o coração, mas, pegar um livro, sentar em puf e ler, ali mesmo, gratuitamente, é uma delícia! Um detalhe importante, veja de onde tirou o livro e guarde no mesmo lugar quando terminar sua sessão de leitura.
Serviço:
Endereço: Avenida Paulista, 2073
Telefone: 11 3170-4033
Espaço de Leitura do Parque da Água Branca
O Parque da Água Branca por si só já é uma delícia, caminhar pelo parque, ver as árvores já ajuda muito a desacelerar, mas dentro dele, tem um achado cultural da cidade! Um espaço fixo para leitura, onde crianças e adultos mergulham fundo na literatura infantil, que fica toda dividida por gêneros, como cotidiano, aventura, medo, família, conhecimentos. O espaço é realmente lindo, perfeito para relaxar, em meio as árvores e bancos, aos domingos tem programação cultural que geralmente inclui um café da manhã orgânico, com itens da feirinha que acontece pelo parque, é uma delícia!
Biblioteca Mário de Andrade
O segundo maior acervo do país está aqui, no coração de São Paulo, em plena Consolação, atrás somente da Biblioteca Nacional, a Biblioteca Mário de Andrade foi inaugurada em 1926, passou por diversas intervenções e chegou ao prédio onde está somente em 1942 e ganhou este nome somente em 1960, até então, era conhecida como Biblioteca Municipal de São Paulo. São mais de 50 mil livros em seu acervo, dentre eles, seções de livros raros, incluindo bibliotecas inteiras de grandes nomes do país, como a de Paulo Prado, o organizador da Semana de Arte de Moderna.
Passear pela Biblioteca Mário de Andrade é um feito que todos deveríamos aproveitar, poder sentar por lá, ler um livro que tenhamos desejo é algo que realmente nos ajuda a desacelerar, a entrar num outro mundo, onde a correria dá espaço ao prazer de ler.
Site
Parque Trianon
Para quem quer ler um livro que tem em casa, aquele que está esperando um momento para ser apreciado, boas pedidas são o Parque Trianon, que é um verdadeiro oásis no meio da cidade, ele fica na região da Paulista, então, é bem fácil chegar, sentar, respirar um ar puro e ler. Outro lugar bem gostoso para ler, especialmente num final de tarde é a Praça do Pôr do Sol, ela fica no Alto de Pinheiros, além de ler seu livro, você ainda curte uma das melhores vistas do pôr do sol de toda a cidade!