DICAS

Um Parque ou Uma Fazenda ?

O Parque da Água Branca, também conhecido como Parque Doutor Fernando Costa, é uma opção de passeio para crianças e adultos. Visite e sinta-se numa cidade do interior como se estivesse passeando em uma Fazenda.
SAM 0247 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Árvores do parque. Foto: Danilo Vieira
Inaugurado no ano de 1929, com cerca de 137 mil m² – sendo pouco mais de 79 mil de área verde –  abriga atrações culturais como o Museu Geológico e o Aquário. Sua mata não é nativa , trata-se de um parque totalmente implantado, desde sua construção até sua vegetação.
veja sp abril com br - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Área de Piquenique no Parque da Água Branca. Foto site www.vejasp.abril.com.br
Faça um Piquenique!

Logo na entrada do Parque existe uma área reservada para fazer piquenique, com mesas e bancos de madeira em baixo das árvores. O local é perfeito para um piquenique com a família ou amigos, a estrutura é bem legal e funcional. Mas se não quiser levar as coisas, lá você encontra várias barraquinhas que vendem lanches, agua de coco, algodão doce, churros entre outros. Para as crianças tem um parquinho com alguns brinquedos para se divertirem.

SAM 0263 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Arena do Parque onde são ministradas as aulas de Equitação. Foto: Danilo Vieira
Aulas de Equitação Adaptadas.

No coração do parque está a arena onde desde 4 de julho de 2014, o Parque da Água Branca oferece curso de equitação adaptada a 40 pessoas com deficiência de várias idades. O curso visa a inclusão social, interação com o meio ambiente e abordagem multidisciplinar, melhorando os estímulos sensoriais e motores de cada criança. A equipe é composta por assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, entre outros profissionais. As aulas, com atividades equestres, duram cerca de 40 minutos e são ministradas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sendo feitas  especificamente para cada aluno. O projeto é fruto da parceria entre Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Instituto Anjos de Deus. Atualmente, as vagas estão preenchidas, e os interessados devem acompanhar pelo facebook do Instituto Anjos de Deus a abertura de novas inscrições.

images 2 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Academia adaptada para deficientes físicos. Foto: turismoadaptado.wordpress.com.br

Academia Adaptada!

Há também uma academia adaptada, que é o resultado da parceria entre as secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e do Meio Ambiente, ela contribui para a autonomia, qualidade de vida e autoestima da pessoa com deficiência.
Os equipamentos são funcionais e seguros, motivando os deficientes a realizar atividades físicas. Há neles instruções de uso, inclusive em braile.

Parque 2 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Aquário do parque com espécies da nossa região. Foto: Amanda Cristina Lima

 

Parque 3 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Alguns dos peixes do aquário. Foto: Amanda Cristina Lima

Visite o Aquário com espécies da nossa região!

Nas imediações do parque há um aquário , que passou por reformas recentemente e nele estão expostas as espécies mais significativas das bacias hidrográficas do Estado e de outras regiões. O projeto permite que o visitante conheça a biologia e a importância comercial das espécies de valor econômico para aquicultura e pesca.
Funcionamento : Terça a domingo, das 9 às 17 horas.
A entrada custa R$ 2.  Estão isentos crianças de até cinco anos de idade, adultos com mais de 65 anos e escolas públicas (estas últimas devem agendar visita na Administração do Parque).
Telefone : 11 3865-4130/31

SAM 0224 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Museu geológico – Mugeo – Foto:Danilo Vieira

Conheça o Mugeo: Museu Geológico.

Dentro do parque fica o Museu Geológico, a entrada é gratuita, é pequeno, mas é bem interessante. O museu é mantido pelo Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente e possui exposições permanentes que apresentam minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos. Há uma parte bem interessante que expõe objetos de nosso cotidiano, que usamos com frequência e mostra de que os materiais são feitos. Para visitas monitoradas é necessário agendamento prévio. Funcionamento : Terça a domingo, das 9 às17hs Telefone: 11 3673-6797/3872-6358 

SAM 0245 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Espaço ” Pra ler ” no Parque da Água Branca. Foto:Danilo Vieira
SAM 0243 1 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Espaço de Leitura no Parque! Foto:Danilo Vieira

Aproveite o ambiente para uma boa Leitura!

Para aqueles que gostam de ler, tem o Espaço de Leitura ” PraLer ” que é uma ação da Poiesis – Organização Social de Cultura, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP. No local são disponibilizados livros para consulta local, como: literatura brasileira, literatura estrangeira, literatura infanto-juvenil, poesia, artes, revistas e outras publicações. Aos sábados, acontecem oficinas culturais, apresentações musicais, teatrais e circenses. Aos domingos, contação de histórias e saraus.
Há também um local para troca de livros.
Funcionamento: terça a domingo, das 09 às 17 horas
Telefone: (11) 2588-5918

SAM 0231 1 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
O Pergolado é um lugar bonito para algumas fotos. Foto:Danilo Vieira

 

SAM 0246 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Foto: Danilo Vieira
parquedaaguabranca sp gov br - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Trilha do pau Brasil com várias árvores nativas. Foto:parquedaaguabranca.sp.gov.br
Parque 4 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Foto: Amanda Cristina Lima

Momento para alguns Clicks!

Para tirar lindas fotos tem os pergolados, o bambuzal e as trilhas. Os pergolados são estruturas altas em formato de arcos na cor amarela que dão mais charme e beleza a vegetação do parque. O Bambuzal é muito utilizado para meditação, música, pratica de tai chi chuan e outras artes que visam o bem estar, além de ser possível tirar belas fotos. Próximo dali existe a Trilha do Pau Brasil, um espaço em que enormes árvores de espécies da Mata Atlântica podem ser observadas pelos visitantes.

images - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Praça do idoso – Foto: conselhodoidoso.com.br

 

DSC01244 - Um Parque ou Uma Fazenda ?
Aparelhos para os idosos praticarem exercícios físicos na praça do idoso.

Aproveite a melhor idade.

Para aqueles que já são mais vividos, mas não deixam de cuidar da saúde, há a Praça do Idoso e o Espaço Melhor Idade, inaugurados em outubro de 2008 pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) e são locais reservados para a organização de atividades com grupos da terceira idade.
A Praça do Idoso está equipada com 21 aparelhos de exercícios para motivar a prática de atividades físicas, especialmente para pessoas com problemas de mobilidade, que podem fortalecer a musculatura e o equilíbrio e fica disponível aos usuários das 5h30 às 22h. No Espaço Melhor Idade, além dos bailes, acontecem aulas de Tai Chi Chuan e artesanato.

Já para as famílias que vão com seus bebês passear no parque, têm o Espaço do Bebê, onde fica localizado o fraldário, dando um suporte para as mamães quando é preciso.

Mais saúde com a Feira Orgânica! 

As terças, sábados e domingos das 7 as 12hs funciona a Feira de Produtos Orgânicos, um espaço destinado à venda de produtos sem defensivos ou adubação química, certificados pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO). O local também oferece café da manhã orgânico. O galpão da Feira Orgânica está localizado próximo ao espaço da melhor idade.

Esse é um parque com várias atrações que vale a pena ir conferir de perto, chame a família e vá conhecer.

Serviço:
Parque da Água Branca
End.: Av. Prof. Francisco Matarazzo, 455 – zona Oeste – São Paulo (próximo à estação Barra Funda do metrô).
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h. Aquário: às segundas-feiras, das 13h às 17h. Terça a domingo, das 9h às 17h.
Grátis (somente o aquário R$ 2).
Tel.: (11) 3865-4131.
www.parqueaguabranca.sp.gov.br

Conheça mais lugares de SP em nossa sessão de dicas.

Compartilhe!
Sheilla Leal
the authorSheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

11 Comentários

Deixe um comentário

banner loja