Um local onde a cultura fala mais alto e prende a atenção de todos que passam por ali, seja por suas exposições, mostras de cinema, televisão ou fotografia, o MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo chega ao seu 45º ano de existência cheio de vigor e com uma história para ninguém colocar defeito.
Criado em 29 de maio de 1970, o MIS tinha por objetivo único ser um lugar que preservasse e produzisse a imagem e o som. No início, foi um museu “retirante”, passando por diversos locais na cidade como a Avenida Paulista, os Campos Elíseos e Itaim, até ser definido o seu local fixo, na Avenida Europa, onde na época existia apenas uma residência familiar dos anos 60.
A primeira exposição em seu local fixo foi uma mostra fotográfica da cidade de São Paulo, em fevereiro de 1975, que retratava momentos históricos e culturais que marcaram a cidade naquela época. Foi quando a administração do museu se deu conta de que era possível adotar tendências para tornar o museu vivo e sempre atrativo para o público.
Com o passar dos anos, o museu teve de se readequar conforme essas tendências foram surgindo, e a tecnologia, consequentemente, passou a integrar os eventos, sempre tentando proporcionar uma melhor experiência para os visitantes, envolvendo interatividade, conectividade e trazendo uma gama cada vez maior de possibilidades a serem expostas para atender a demanda do público. E essa estratégia deu muito certo, pois nos últimos anos, o MIS trouxe exposições que foram grandes sucessos, como a Exposição da vida de David Bowie, Stanley Kubrick e a última de maior sucesso, a Expo Castelo Rá-Tim-Bum.
Em comemoração aos 45 anos do Museu, foi organizado um mega festival que acontecerá entre os dias 29 e 31 de maio nas dependências do MIS. Para mais informações, acessar o evento abaixo:
O sucesso do museu não é em vão, é uma prova viva de que cultura não possui idade, seja por algumas fotografias na década de 70, ou um mega-espaço decorado com materiais, luzes e sons, a emoção em cada um desses eventos varre os anos, as décadas, e nos trás a essência daquilo que faz com que o MIS fique, por mais outros 45, 90 anos.