RAPIDINHAS

Novidade no centro de São Paulo: Espaço Cultural Porto Seguro

Fachada do Espaço Cultural Porto Seguro Foto: Ana Claudia Schad

Os paulistanos que acompanham a programação cultural da cidade não podem deixar de conhecer o Espaço Cultural Porto Seguro inaugurado em janeiro desse ano no bairro dos Campos Elíseos e bem próximo a marcos arquitetônicos como Pinacoteca, Estação da Luz e Sala São Paulo.

O espaço de 961m², projetado pelo escritório São Paulo Arquitetura, é marcado pelas suas formas geométricas assimétricas e inusitadas além de seus materiais: concreto, madeira e vidro. Uma praça muito agradável o conecta aos demais equipamentos do quarteirão como teatro, restaurante, café e o edifício sede da seguradora, formando o Complexo Cultural Porto Seguro.

Além de receber exposições temporárias, o programa compreende ateliês, cursos, workshops, feiras, festivais e outras atividades relacionadas à arte com o objetivo de difundi-la e promover ações educativas. Possui um laboratório chamado PortoFabLab e ateliê experimental com tecnologia e equipamentos voltados à criação. A artista visual Ângela Barbour, mestre e doutora em Artes  é responsável pela programação e administração do espaço.

MG 5267 2 - Novidade no centro de São Paulo: Espaço Cultural Porto Seguro
Praça central do Complexo Cultural Porto Seguro – Foto: Ana Claudia Schad

“Grandes Mestres – Michelangelo, Leonardo e Rafael” é a primeira exposição temporária do local e fica em exibição até o dia 05 de maio. Obras como Pietá, Davi, a Última Ceia, Monalisa e Capela Sistina foram reproduzidas por meio de réplicas, maquetes ou meios digitais. A intenção é fazer o público compreender o processo de criação e produção das obras contextualizando com o período do Renascimento em que foram concebidas. A exposição foi criada em Gotemburgo, Suécia e já foi exibida em Instanbul, Turquia.

MG 5385 - Novidade no centro de São Paulo: Espaço Cultural Porto Seguro
Réplica do Davi de Michelangelo em tamanho real – Foto: Ana Claudia Schad

Aproveitem o último mês da mostra e conheçam esse novo espaço que traz ainda mais vida ao centro da cidade. Para quem estiver animado é possível montar uma programação cultural de peso com os museus vizinhos.
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos
Bilheteria: Terça a sábado 9h30 às 19h30. Domingo das 9h30 às 17h30 (entrada gratuita)
Estacionamento no local: Alameda Barão de Piracicaba, 618 (Cliente Porto Seguro tem 50% de desconto)
Serviço de vans: Transporte gratuito Estação da Luz – Complexo Cultural Porto Seguro – Estação da Luz (Terça a sábado das 9h30 à 0h. Domingo das 9h30 às 22h)
Site: www.espacoculturalportoseguro.com.br

Compartilhe!
Ana Claudia Schad
Paulistana por nascimento, arquiteta por formação, fotógrafa amadora por paixão. O interesse por fotografia (@anaschad) e arquitetura nasceram praticamente ao mesmo tempo com passeios constantes pelos bairros de São Paulo e viagens. Tendo como principal programa aos finais de semana passeios onde se perde ou melhor, se ganha, horas passeando pelo centro, Avenida Paulista, Liberdade, Bixiga, Luz...até onde a lente alcança. Fotografar e explorar São Paulo é uma das minha paixões e estou sempre em busca de novos ângulos, detalhes e cenas. A gastronomia também uma grande paixão e além do instagram pessoal possui ao lado de uma sócia o @spsweety perfil inteiramente dedicado ao compartilhamento de descobertas pelos restaurantes e docerias de São Paulo. Super indicado para quem adora gastronomia e não dispensa um boa sobremesa!

17 Comentários

Deixe uma resposta