CULTURACURIOSIDADES

Obelisco de São Paulo: Porque esse monumento é tão importante para a cidade?

Obelisco de São Paulo: Porque esse monumento é tão importante para a cidade? - Foto: Prefeitura de SP

O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário brasileiro que se localiza na área do Parque do Ibirapuera.

Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o obelisco é o maior monumento da cidade possuindo um total de 72 metros de altura.

História do Obelisco de São Paulo

obelisco sp 1024x576 - Obelisco de São Paulo: Porque esse monumento é tão importante para a cidade?
Obelisco de São Paulo: Porque esse monumento é tão importante para a cidade? – Foto: Prefeitura de SP

O monumento começou a ser construído em 1947 e teve sua conclusão no ano de 1970, porém sua inauguração ocorreu no dia 9 de julho de 1955, um ano após a abertura do Parque do Ibirapuera e do lançamento do Monumento às Bandeiras.

Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação de patrimônio histórico (CONDEPHAAT), o mausoléu do Obelisco abriga os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) – mortos durante a Revolução do ano de 1932 – e de outros 713 ex-combatentes.

Estrutura do Obelisco de São Paulo

O interior do Obelisco tem forma de cruz, onde são encontrados painéis feitos com pastilhas de mosaico veneziano que representam o nascimento, o sacrifício e a ressurreição de Jesus. Além disso, podemos encontrar em sua parte interna um total de 800 urnas funerárias e três capelas.

O jardim que abriga o monumento aponta para a Avenida 23 de Maio, exatamente a data em que os quatro estudantes revolucionários foram mortos.

Os restos mortais de Guilherme de Almeida e Ibrahim de Almeida Nobre, ex-combatentes e, respectivamente, considerados como o poeta de 32 e o tribuno de 32, se encontram sepultados dentro do mausoléu, bem como os de Paulo Virgínio, considerado um mártir do movimento.

Na entrada do monumento, uma série de arcos recebem os visitantes diante de uma luz baixa que produz um tom um tanto sombrio. Poemas e frases do escritor Guilherme de Almeida estão distribuídas por entre o local.

Visitação

O monumento pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita.

Além disso, é possível fazer visitas técnicas em grupo, e elas ocorrem uma vez por mês, também gratuitas. 

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe um comentário

banner loja