CULTURAGASTRONOMIA

Pedacinhos de Paris espalhados por SP!

Foto: Érica Montilha

Esqueça a alta do euro e do dólar. Esqueça também os restaurantes caros que seguem a linha Nouvelle Cuisine. Em São Paulo, há como sentir o gostinho francês na boca, sem detonar o cartão de crédito (talvez, só um pouquinho). E há mais opções do que se imagina. Preparamos um  guia com o que há de melhor em matéria de bistrôs e cafés franceses na cidade.

la tartine 2 - Pedacinhos de Paris espalhados por SP!
La Tartine – Foto via weblie.com.br

La Tartine

Bistrô tradicional pelos lados do Baixo Augusta, encanta não só pelos preços baixos, mas também pelo clima descontraído de pessoas conversando animadamente em mesas bem próximas umas das outras. A decoração é um tantinho kitsch e se sobressai de outros restôs pela autenticidade. Vê-se um quadro de Brigitte Bardot aqui, um LP da chanson francesa acolá e até mesmo uma raridade como a propaganda do Banania, acholotado super comum na França.

Quanto à comida,  há sempre opções de sopa (a de agrião é leve e alimenta), além de dois pratos fixos. Sexta é dia de couscous marroquino, um prato que alimenta bem duas pessoas. Dependendo do horário de chegada, há filas, mas o tempo passa rápido no segundo andar do sobrado na companhia de um bom vinho e de torradinhas au chèvre chaud (queijo de cabra quente). Outra boa opção é uma das quiches — a de cebola com queijo é espetacular — com salada ao molho de mostarda. De sobremesa, a torta mousse de chocolate com creme inglês é escolha certeira.

Endereço:
R. Fernando de Albuquerque, 267 – Consolação, São Paulo

Patisserie Douce France 500x373 - Pedacinhos de Paris espalhados por SP!
Patisserie Douce France

Patisserie Douce France

Numa casa tranquila da Alameda Jaú, é possível se perder no tempo. Basta pedir um docinho daqueles da vitrine que de tão lindos dá até dó de comer. Uma boa escolha é o mousse de framboesa sobre pão-de-ló. Sobre ele uma folhinha de ouro. Uma riqueza! Outra dica é a mousse de rosas e chocolate branco. Peça com um expresso que já vem acompanhado de um chocolatinho amargo. Para levar para o café da manhã do dia seguinte, delícias austríacas como o croissant de amêndoas, o brioche ou o Bostok, um doce com massa de brioche embebida em calda doce, creme de amêndoas, amêndoas efiladas. O pão é gratinado no forno, polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Endereços:
Al. Jaú, 554 – Jardins, São Paulo
Rua General Jardim, 182 – Centro, São Paulo
Shopping Morumbi

LaBombe 5 - Pedacinhos de Paris espalhados por SP!
La bombe – Foto via luizazaidan.com

La Bombe

Na conversão para o português o nome entrega logo, o lugar é especialista em bombas. Na verdade, é só uma brincadeira para deixar mais fácil a compreensão aqui em São Paulo, já que o nome do doce em francês é éclair.

Por lá, você encontra maravilhas recheadas. A massa é sempre no ponto e o mais importante é que os docinhos nunca são “carregados” de açúcar, como preza a confeitaria francesa. São muitas as opções: o tradicional chocolate, chocolate amargo, brigadeiro, cappuccino, frutas vermelhas. São imperdíveis os de amêndoas e o de blueberry.

A casa também dá um mimo para quem levar algumas delícias para casa: caixas cartonadas com desenhos que parecem ter sido coloridos a lápis que comportam 8  bombas ou 16 das do tipo  mini. Depois é possível destacar a tampa, emoldurá-la e transformá-la em quadro.

Endereço:
Rua dos Pinheiros, 223 – Pinheiros, São Paulo

By Cousin´s 3 - Pedacinhos de Paris espalhados por SP!
Mousse de chocolate da By Cousin´s

Brigaderia By Cousin´s

Pelo nome, ninguém diz que é uma doceria francesa, mas a fachada que parece uma caixinha da Tiffany´s (aquela verde água), faz querer adentrar o local para saber do que se trata.

Depois do reconhecimento local, tem-se a certeza, trata-se de uma doceria francesa. Tarteletes com recheio de lavanda ou limão-siciliano recebem açúcar de confeiteiro e uma mini-rosa de verdade para completar a decoração. Hors concours é a mousse de chocolate amargo em forma de coração polvilhada de ouro.

A doceria aceita encomendas de casamento também. Aliás, a dona antes de assumir o negócio trabalhava somente como wedding planner. Ou seja, é uma boa opção para encomendar os doces e talvez contratar outros serviços relevantes para a festa.

Observação:  Se você é fã de banheiros fofos, vai amar o toilette estilo rococó do local com diversos espelhos.

Endereço:
R. Cardoso de Almeida, 1371 – Perdizes, São Paulo

Paradis Sabores macarons - Pedacinhos de Paris espalhados por SP!
Os macarons do Paradis – Foto: divulgação/Flavio Sagae

Paradis

Uma pequena sala na Haddock Lobo guarda doces maravilhosos, desde os já conhecidos macarons (tipo um suspiro mais firme e mais gostoso feito com farinha de amêndoas) a pedaços de chocolate de diversos tipos (com nuts, com frutas vermelhas). O petit brownie também é muito bom. Vem envolvido numa camada de chocolate e pode ser acompanhado de um bom café.

Paradis fica ao lado da sanduicheria Z Deli, e fica até altas horas (fecha às 23h). É boa opção de sobremesa, depois de um hambúguer.

Endereço:
Rua Haddock Lobo, 1380 – Cerqueira César, São Paulo

Le Jazz - Pedacinhos de Paris espalhados por SP!
Le Jazz Brasserie – Foto: divulgação

Le Jazz Brasserie

Não há como não se apaixonar pelo Le Jazz. É como se ao entrar pela porta, fôssemos transportados a algum bar de jazz nos anos 30 ou 40. Não importa se o dia foi estressante ou se outros problemas afligem a sua linda tête, basta sentar em uma das mesas de madeira escura e pedir um bom vinho ou um drink. Uma boa opção é Citrus Ginger. Para degustar, talvez o filé ao molho de mostarda ou o steak tartare. Para os não habituados, aquela maçaroca de carne crua pode até assustar à primeira vista, mas basta provar para esquecer a má impressão. Os temperos parecem se misturar perfeitamente à carne. Acompanhado de batata fritas, é sem dúvida, uma iguaria. De sobremesa, um doce brasileiro com toque francês: mousse de queijo branco com calda de goiabada quente.

Endereços:
Rua dos Pinheiros, 254 – Pinheiros, São Paulo
Rua Dr. Melo Alves, 734 – Jardins, São Paulo
Shopping Iguatemi, Piso Térreo

folie tbf1808 - Pedacinhos de Paris espalhados por SP!
Folie – Foto: Tadeu Brunelli

Folie

Uma casinha com mesas para fora em Pinheiros guarda surpresas mágicas no interior. Há sorvetes todo os dias e eles variam de sabor. Destaque para o de tangerina e o de vanilla.

Se estiver muito frio ou se achar que sorvete não é francês os suficiente, entregue-se aos macarons. Dia a dia, eles também alternam os sabores, mas se der sorte você pode encontrar os incomuns cerveja (simplesmente, o melhor), rosas (com glitter colorido por cima) e lavanda. Geralmente, eles mantém na vitrine os de chocolate, igualmente imperdíveis. Peça um Nespresso e bon apetit.

Observação: Além, das delícias, mais um caso de banheiro inovador. Há uma cama com colcha cor-de-rosa ao lado da privada e colagens de diversas fotos de ralos sobre os azulejos. Na pia, além de um sabonete líquido cheirosinho, há sempre um hidratante para as mãos, que pode ser um Granado com essência de castanha-do-pará. Cheiros e sabores se complementam.

Endereço:
R. Cristiano Viana, 295 – Pinheiros, São Paulo

Le Vin2 - Pedacinhos de Paris espalhados por SP!
Le Vin

Le Vin

Há o Le Vin Bistro, que é uma delícia, mas aqui falaremos da padaria francesa, que fica bem em frente ao restaurante. É para lá que você deve se dirigir se quiser algo mas frugal, mas também muito saboroso. Entre os pães, todos no estilo francês, ou seja, com a casca mais durinha e mais crocante, mas macios por dentro, destaca-se um que não lembra em nada a baguete: a focaccia. Tanto a de ervas quanto a de azeitonas são ótimas Melhor ainda se molhados num bom azeite em casa. A geleia espessa de frutas vermelhas também vale a pena. Para comer lá, peça o Lolita, um doce sensacional com creme de laranja coberto com chocolate branco.

Endereço:
Al. Tietê, 184, Jardins – São Paulo

Também no Shopping Morumbi, na R. Pais de Araújo, 137 – Itaim, São Paulo e na Rua Armando penteado, 25, nas imediações da Praça Vilaboim, em Higienópolis.
Le Jardin Secret1 - Pedacinhos de Paris espalhados por SP!
Chá e mousse de rosas no Le Jardin Secret

Le Jardin Secret

Quer melhor lugar para instalar essa casa de bonecas do que a rua Harmonia? É como estar na França en Provence. Tudo delicado, com flores, belas louças, bancos de madeira, caixas com laço de fita.

Entre os doces, há opções com flores comestíveis. O forte da casa, aliás é inseri-los na patisserie. Para comer na hora, peça uma xícara forrada com um doce feito a partir de doce de leite e violeta. Para beber, que tal um chá?Há opções da Talchá, marca conhecida por produzir infusões inovadoras e muito apetitosas.

Para levar para casa, pegue um desses pacotinhos com gelatinas. Elas lembram aquelas de algas que já fizeram sucesso nos anos 90, mas com açúcar cristal por cima e em sabores de flores (violeta, lavanda, flor de laranjeira e água de rosas). Os potinhos de vidro com biscoitos amanteigados também são uma ótima.

Endereço:
Rua Harmonia, 293 – Vila Madalena, São Paulo

 

Foto de Destaque: Érica Montilha

Compartilhe!
Graziele Marronato
Graziele Marronato é jornalista formada pela PUC-SP. Louca por São Paulo e recentemente dando um tempo no ritmo louco de uma agência de relações públicas, anda bisbilhotando tudo que a cidade tem para oferecer: as lojas descolex de moda de Pinheiros, as surpresas da Augusta e região, aquele clima gostoso dos jardins e seus grandes restaurantes, a agitação cultural do Centro, as feirinhas de domingo no Center 3, as peças do espaço Satyros na Roosevelt, as exposições maravilhosas que não param de aportar por aqui, como a do Truffault no MIS. Graziele é multiuso, multitarefa, geminiana multinteressada em música, teatro, canto, religião, filosofia, coisas do coração. É ginger e costuma pintar o cabelo de rosa, mas aqui basta dizer que é uma São Paulo lover.

13 Comentários

Deixe uma resposta