RAPIDINHAS

Retratos de moradores de ruas e seus cães

A cidade de São Paulo reivindicou “Mais amor, por favor” e esse pedido foi atendido pelo fotógrafo e nosso parceiro Edu Leporo que, em um dia comum, decidiu registrar o quanto desse sentimento existe espalhado pelas ruas paulistanas, vindo de onde menos se espera: dos moradores de rua e seus cães. O projeto MRSC busca dar uma pausa nos olhares apressados e mostrar que sim, existe muito amor em São Paulo.

Tudo começou em 2012, com um clique despretensioso em um morador de rua. Para combater a ideia de que moradores e animais de rua são seres invisíveis, o fotógrafo Edu Leporo decidiu lançar mão de sua arte e saiu às ruas procurando fotografar e contar essas histórias cheias de amor, respeito, simplicidade e companheirismo. Assim surgiu o projeto Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC), em São Paulo.

Imagem retratos de moradores de ruas e seus cães 2 500x333 - Retratos de moradores de ruas e seus cães

Lançar a luz sobre esses seres quase invisíveis e aproximá-los dos olhares apressados da cidade foi a escolha desse artista que resolveu apostar suas fichas em um zoom nada tradicional, indo além da fotografia e destacando esses que passam desapercebidos todos os dias. A beleza das imagens captadas traz a memória cenas comuns, mas que não são vistas com atenção no dia a dia paulistano.

Com tantas histórias e sentimentos compilados, Edu Leporo arregaçou as mangas e resolveu divulgar esse projeto Brasil a fora. O primeiro passo foi a realização da Expo MRSC, na capital paulistana, que atraiu mais de 5 mil visitantes. O segundo, bem fresquinho por sinal, é a criação do livro MRSC, que detalha todas as histórias captadas nas ruas e foi lançado em dezembro e está a venda em nossa loja www.projetosaopaulocity.com.br

Imagem retratos de moradores de ruas e seus cães 3 500x334 - Retratos de moradores de ruas e seus cães

Mas por fim, o terceiro e grande triunfo do MRSC que é a criação de um projeto social em prol desses moradores e cães. Uma iniciativa que vai distribuir itens como ração, antipulgas e vermífugos para o tratamento dos animais. Mas também vai ajudar seus respectivos donos com itens de higiene pessoal, roupas e a conscientização da importância da castração do animal na condição de rua. A iniciativa está prevista para o início de 2016 e terá a supervisão técnica da médica veterinária Camila Calheira, que se dedica, atualmente, integralmente ao projeto.

Imagem retratos de moradores de ruas e seus cães 4 500x333 - Retratos de moradores de ruas e seus cães

Embora o clique inicial tenha sido espontâneo, não dá para passar despercebido esse pontapé inicial que fez com que o trabalho desse talentoso paulistano fosse muito além do registro simples de imagens cotidianas. Já dizia o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado “você não fotografa com a sua máquina, você fotografa com a sua cultura”. E dá pra ver que tem muita cultura aí nesse Brasil a fora que precisa ser desbravada.

Imagem retratos de moradores de ruas e seus cães 5 500x333 - Retratos de moradores de ruas e seus cães

Imagem retratos de moradores de ruas e seus cães 6 500x333 - Retratos de moradores de ruas e seus cães

Artigo originalmente publicado pela nossa amiga Paula Lario no site Obvious

Compartilhe!
Miguel Garcia
the authorMiguel Garcia
Miguel Garcia é idealizador e coordenador de conteúdo do projeto. Publicitário, viajante, adora provar todos os tipos de comida, vinhos e cervejas e tem uma vontade imensa de fazer todos se orgulharem cada vez mais de viver em SP.

5 Comentários

Deixe uma resposta