DICAS

Sábado é dia de Jardim!

Foto: Cristina Braga

Procurando um lugar para descansar e relaxar da vida corrida e desgastante da cidade? Faça uma visita ao Jardim Botânico de São Paulo e se surpreenda com a natureza e as lindas paisagens.

Atualmente o Jardim Botânico faz parte do  Instituto de Botânica de São Paulo e está inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, conhecido como Parque do Estado. Possui uma área de 360 mil m² de mata atlântica e abriga 380 espécies de árvores, utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como, por exemplo, bugios, que vivem livremente no jardim.

Botanico3 - Sábado é dia de Jardim!
Vitória-régia mostra beleza de suas flores no lago do Jardim Botânico – Foto: Miguel Garcia

Está a fim de uma caminhada? Comece pela Alameda logo no início do Jardim.

Na entrada fica a Alameda Fernando Costa , e de uma passarela suspensa  feita de madeira de reflorestamento projetada para facilitar a acessibilidade de pessoas com problemas de mobilidade, se pode observar a mata natural, bem como as águas cristalinas do córrego Pirarungáua, um afluente do Riacho do Ipiranga.

Que tal conhecer um pouquinho de Botânica? 

Lá dentro há o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, inaugurado em 1942 , que vale a pena visitar, pois é possível conhecer um pouco da botânica de São Paulo. Possui uma sala histórica e o teto é composto por um lindo vitrô central.

eporali com - Sábado é dia de Jardim!
Foto via eporali.com

Pra quem gosta de plantas e flores, vale visitar o interior das estufas , é encantador.

No meio do jardim há duas estufas, uma delas abriga espécies de plantas tropicais, principalmente da mata atlântica, e a outra é destinada a exposições temporárias.

Botanico2 - Sábado é dia de Jardim!
Local perfeito para um bom piquenique – Foto: Miguel Garcia

Em frente às escadarias  fica o Jardim de Lineu , inspirado no Jardim Botânico de Upsala, na Suécia. Próximo a este jardim está o lago das ninféias, nas cores amarela, roxa e rosa , lindas no meio da água, uma bela paisagem para uma foto.

Botanico1 - Sábado é dia de Jardim!
Local perfeito bara um bom piquenique – Foto: Miguel Garcia

Aproveite pra conhecer um pedacinho da mata atlântica e faça a trilha.

Há uma trilha suspensa de 360m pela qual é possível adentrar no interior da mata atlântica e que leva até uma das nascentes do Riacho do Ipiranga. A trilha é super bonita , você se sente realmente dentro da mata e se tiver sorte podem ser vistos  macacos Bugios nas árvores. Nesse percurso há uma casinha super fofa de barro e uma fonte em formato de moringa enorme para se refrescar. Há placas por todo o jardim explicando sobre as plantas e matas presentes no local.

botanico4 - Sábado é dia de Jardim!
Casa de taipa ou de pau a pique – Foto: Carlos Alberto Maniçoba

Um Jardim dos Sentidos e um túnel de bambu  completam o roteiro de atrações. Para quem gosta de aproveitar ao máximo a natureza, existe uma área só para fazer piqueniques. E quem preferir, pode almoçar por lá , tem um restaurante logo no começo,  próximo à Alameda Fernando Costa. Para grupos a partir de dez pessoas, é possível agendar visitas guiadas. Quem for só com a família, entretanto, não ficará perdido: placas explicativas estão espalhadas por todo o espaço.

catracalivre com br 1 - Sábado é dia de Jardim!
Foto via: Catraca Livre

O Jardim é assim, um espaço para toda a família se divertir e descansar, um dia diferente para revigorar o corpo e as energias para seguir nessa vida corrida que levamos.

Jardim Botânico
Av. Miguel Stéfano, nº 3687 – Água Funda
São Paulo – SP
Fone/Cadastramento: 11 5067-6000
www.jardimbotanico.sp.gov.br

Foto de destaque: Cristina Braga

Compartilhe!
Sheilla Leal
the authorSheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

1 comentário

Deixe uma resposta