Procurando um lugar para descansar e relaxar da vida corrida e desgastante da cidade? Faça uma visita ao Jardim Botânico de São Paulo e se surpreenda com a natureza e as lindas paisagens.
Atualmente o Jardim Botânico faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo e está inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, conhecido como Parque do Estado. Possui uma área de 360 mil m² de mata atlântica e abriga 380 espécies de árvores, utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como, por exemplo, bugios, que vivem livremente no jardim.
Está a fim de uma caminhada? Comece pela Alameda logo no início do Jardim.
Na entrada fica a Alameda Fernando Costa , e de uma passarela suspensa feita de madeira de reflorestamento projetada para facilitar a acessibilidade de pessoas com problemas de mobilidade, se pode observar a mata natural, bem como as águas cristalinas do córrego Pirarungáua, um afluente do Riacho do Ipiranga.
Que tal conhecer um pouquinho de Botânica?
Lá dentro há o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, inaugurado em 1942 , que vale a pena visitar, pois é possível conhecer um pouco da botânica de São Paulo. Possui uma sala histórica e o teto é composto por um lindo vitrô central.
Pra quem gosta de plantas e flores, vale visitar o interior das estufas , é encantador.
No meio do jardim há duas estufas, uma delas abriga espécies de plantas tropicais, principalmente da mata atlântica, e a outra é destinada a exposições temporárias.
Em frente às escadarias fica o Jardim de Lineu , inspirado no Jardim Botânico de Upsala, na Suécia. Próximo a este jardim está o lago das ninféias, nas cores amarela, roxa e rosa , lindas no meio da água, uma bela paisagem para uma foto.
Aproveite pra conhecer um pedacinho da mata atlântica e faça a trilha.
Há uma trilha suspensa de 360m pela qual é possível adentrar no interior da mata atlântica e que leva até uma das nascentes do Riacho do Ipiranga. A trilha é super bonita , você se sente realmente dentro da mata e se tiver sorte podem ser vistos macacos Bugios nas árvores. Nesse percurso há uma casinha super fofa de barro e uma fonte em formato de moringa enorme para se refrescar. Há placas por todo o jardim explicando sobre as plantas e matas presentes no local.
Um Jardim dos Sentidos e um túnel de bambu completam o roteiro de atrações. Para quem gosta de aproveitar ao máximo a natureza, existe uma área só para fazer piqueniques. E quem preferir, pode almoçar por lá , tem um restaurante logo no começo, próximo à Alameda Fernando Costa. Para grupos a partir de dez pessoas, é possível agendar visitas guiadas. Quem for só com a família, entretanto, não ficará perdido: placas explicativas estão espalhadas por todo o espaço.
O Jardim é assim, um espaço para toda a família se divertir e descansar, um dia diferente para revigorar o corpo e as energias para seguir nessa vida corrida que levamos.
Jardim Botânico
Av. Miguel Stéfano, nº 3687 – Água Funda
São Paulo – SP
Fone/Cadastramento: 11 5067-6000
www.jardimbotanico.sp.gov.br
Foto de destaque: Cristina Braga
Muito lindo mesmo .