GASTRONOMIA

São Paulo Sazonal

Foto: www.newsrondonia.com.br

Chegou o outono em São Paulo. O fim do mês de março traz o fim do verão e com ele se tem inicio um dos períodos mais gostosos da cidade, o outono. Os dias são mais tranquilos e o céu se torna cinza. Alguns amam e outros detestam, não chove muito, também não faz muito calor e nem mesmo muito frio. Os paulistanos lentamente começam a tirar casacos leves do guarda roupa e um ou outro mais dramático já tem um lenço ou cachecol à mão. Os sites de gastronomia já começam a mostrar temáticas e reportagens sobre comidas mais quentes e sempre tem um apressadinho divulgando o seu Fondue. A verdade é que só quem mora na cidade sabe que não existem estações climáticas tão definidas e que nós podemos ter tanto frio em janeiro, como é possível morrer de calor em julho.

O calendário climático da cidade é na verdade puramente gastronômico, e o nosso estômago acordou com fome. E esse outono que se inicia também é crucial, gastronomicamente falando, para outro segmento: o das gelaterias e paleterias, quando tivemos uma explosão de locais focados nesses dois produtos no auge térmico do longo verão, em que a grande maioria foi de vento em popa. Agora, no nosso clima instável, alguns lugares terão que se alinhar às novas necessidades do mercado. São Paulo é assim: toda novidade é vorazmente aceita e incentivada, até a chegada de uma nova proposta que a substitua. Nada contra as paletas mexicanas made in Brasil, mas assim como foi a febre dos cupcakes e dos brigadeiros gourmet, essa nova tendência tende a se acomodar. E assim, como acontece ano após ano, só o verão poderá nos revelar qual será o próximo hit para os gourmets de plantão. Vale esperar e se surpreender.

Compartilhe!
Fabrizio Naturalli
Formado em panificação e confeitaria, trabalhei como confeiteiro em navios de cruzeiro por 4 anos. Conheci o mundo e vi que o mundo está em São Paulo. Voltei a capital, fiz uma pós em gestão de de negócios da gastronomia e atualmente concluo a pós em gestão de pessoas. Sou apaixonado pela cidade e tudo o que ela oferece.Fabrizio também é dono da página Gastronomia do seu jeito.

1 comentário

  • Muito bem sintonizado com a cidade! É isso mesmo… São Paulo é ávida por novidades e feroz nas adaptações que o clima oferece as vezes de bom humor, outras nem tanto. Valeu!!

Deixe uma resposta