Série Avenida Paulista: 60 casarões a 60 edifícios construindo histórias.

Série Avenida Paulista: 60 casarões a 60 edifícios construindo histórias.

Depois de um merecido descanso, a Série Avenida Paulista está de volta. Este retorno acontece com uma grande novidade que nos deixou muito feliz: estaremos presentes na Jornada do Patrimônio 2017 com a palestra Avenida Paulista: 60 casarões a 60 edifícios construindo histórias.

Faremos uma apresentação resumida da Série Avenida Paulista, que mostrará a história dos casarões e edifícios, que serão apresentados nas diversas épocas por meio de fotos inéditas, histórias de descendentes e informações colhidas nos últimos 2 anos para esta coluna SP: Antigo&Moderno do Projeto São Paulo City.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Série Avenida Paulista: 60 casarões a 60 edifícios construindo histórias.

A Avenida Paulista, inaugurada em 1891, sempre representou, e ainda representa, a identidade da cidade de São Paulo. A formação desta identidade poderá ser reconhecida na apresentação das primeiras construções da avenida, seus casarões e palacetes. Veremos como se deu a vida, os hábitos e costumes das famílias que lá residiriam até meados de 1940.

Depois, percorreremos a história de como as casas foram sobrepostas pelos primeiros edifícios residenciais e de serviços, e pela a vibrante glamourização da avenida. Após essa fase, o surgimento dos suntuosos edifícios de grandes empresas que cunharam a avenida como um lugar de trabalho.

Toda essa história, consolidou a identidade paulistana e culminou em uma atual Paulista da cultura e diversidade aberta para todos.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Série Avenida Paulista: 60 casarões a 60 edifícios construindo histórias.

Não haveria lugar melhor para esse evento acontecer do que a Casa das Rosas, na avenida Paulista, 37. Originalmente a casa era de propriedade de Ernesto Dias Castro, tendo sido construída a partir de 1928 pelo escritório de Ramos de Azevedo que, por coincidência, era sogro de Ernesto.  Preservada durante todos esses anos, desde 2004, ela abriga o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Outra novidade é que, além da apresentação, teremos várias surpresinhas para aqueles que estiverem presentes. Por isso, faça sua inscrição. Nos vemos lá!

Palestrante

Luciana Rossi Cotrim é professora do Centro Universitário Senac SP e mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP. É autora do livro “Ponte Estaiada e a construção de sentidos para São Paulo” e publicou a série “Avenida Paulista” no site São Paulo City, com artigos semanais sobre as mansões no século passado e os edifícios que as sucederam.

Informações:

Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37

Data: 19 de agosto (sábado) – Horário: 15h

Inscrições: clique aqui

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Série Avenida Paulista: 60 casarões a 60 edifícios construindo histórias.
Paulistana até a alma, nasceu no Hospital Matarazzo, no coração de São Paulo. Passou parte da vida entre as festas da igreja Nossa Senhora Achiropita, os desfiles da Escola de Samba Vai-Vai e as baladas da 13 de maio no bairro da Bela Vista, para os mais íntimos, o Bixiga. Estudou no Sumaré, trabalhou na Berrini e hoje mora em Moema. Gosta de explorar a história e atualidades de São Paulo e escreveu um livro chamado “Ponte Estaiada – construção de sentidos para São Paulo” resultado de seu mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC. É consultora em planejamento de comunicação e professora de pós-graduação no Senac.
  Acompanhe também as nossas redes sociais instagram e facebook

Leave a Reply

*