Esta semana, ao invés de um novo casarão, apresentaremos três iniciativas que homenageiam a antiga Avenida Paulista e a cidade de São Paulo. Essa mudança na nossa Série Paulista é por uma ótima causa.
A primeira ação que ressaltamos é o “Natal das Histórias”, que está ocorrendo no Shopping Center 3, na Avenida Paulista esquina com a Rua Augusta. A decoração natalina faz reverências às memórias da cidade de São Paulo.
Em volta da árvore de Natal, são apresentadas um conjunto de fotografias de 1,20m x 1m, com recursos de backlight, que revela ao público paisagens urbanas da capital, registradas no início do século passado pelo fotógrafo suíço Guilherme Gaensly (1843-1928), o material pertence ao acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Essa é uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho do fotógrafo e ver, dentre outras fotos, duas que são da Avenida Paulista no início do século passado.
Além dos bonecos de Papai Noel e variedade de enfeites natalinos, a árvore de 8 metros é recheada de mini-esculturas com a expressão “AMO SP”. O tablado onde a estrutura foi montada é coberto com o desenho das calçadas que fazem alusão ao mapa de São Paulo. Para quem não puder ver pessoalmente, confira as fotos abaixo.
A segunda iniciativa foi uma grata e bela surpresa. É um site chamado “Janela da História“que mostra a reconstrução digital da Avenida Paulista do início do século XX, no período que vai de 1900 até 1940. O site apresenta as casas, praças, parque e monumentos que nela existiam… somando-se as informações dos moradores, construtores e financiadores das construções.
O projeto é de Marcus Vinicius Uchoa de Mendonça, publicitário, que trabalha a muitos anos em produção de vídeo e computação gráfica e que, durante anos, coletou muito material sobre a Paulista. Ele conta sobre o projeto:
Decidi por volta de 2011 fazer um teste de construção de uma das casas, quando terminei, vi que poderia trazer de volta não só a casa, mas todo o clima dessa época. E vi que se eu agregasse as informações dos moradores e circunstâncias da época, eu poderia transportar as pessoas para esse momento da nossa história, salvando a memória de uma época e dando substância a ela pois, infelizmente, uma vocação do paulistano é o Futuro e o passado é deixado de lado.
Para a realização do projeto é necessário o uso de softwares de computação 3D para a reconstrução dos casarões e softwares secundários para mapeamento, edição e sonorização do material em vídeo de cada casarão.
Sobre a importância e o significado do projeto, Marcus explica:
Para mim o projeto é uma forma de homenagem a todos que fizeram São Paulo ser o que é hoje e, também o que será amanhã. Lembro que quando a Paulista foi inaugurada, no final da Monarquia e início da República, era um momento chave na nossa história. Outra característica importante é que a construção da Avenida Paulista foi uma iniciativa particular, talvez a primeira região planejada da cidade, com pouca ou nenhuma influência do poder público, Claro que vale também ela é, desde da sua fundação até hoje, um eterno símbolo de modernidade, a primeira rua a ter asfalto na América do Sul, onde os melhores arquitetos do Brasil deixaram sua marca … e isso dura até hoje.
O projeto é sensacional e, talvez, seja o primeiro do Brasil a reconstruir a antiga Avenida Paulista em computação gráfica. Em relação ao futuro, Marcus diz que buscará um parceiro ou fará uma ação de crowdfunding para a confecção de um aplicativo que tem o objetivo de agregar todo esse material. Assim, quando alguém visitar a Paulista vai poder ver em loco aonde as casas ficavam.
A terceira iniciativa é uma grande realização que acontecerá no próximo final de semana e será imperdível: a I Jornada do Patrimônio. Não era sem tempo, finalmente um grande evento em toda a cidade para celebrar sua memória, seu patrimônio e sua identidade.
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), a jornada acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, nos mesmos moldes do que já ocorre em diversos países, como as Journées du Patrimoine na França, que acontecem desde 1983 e o Open House em Nova Iorque.
O evento que objetiva promover a história e a cultura da cidade. Em diversos bairros da cidade, os espaços públicos estarão abertos para visitação e contarão com atividades especiais relacionadas ao patrimônio.
Estão previstos roteiros históricos, palestras, workshops e apresentações artísticas promovidos pelo DPH. Tudo será gratuito. A programação pode ser conhecida no site.
Claro que esta pessoa que vos escreve não poderia ficar de fora!
Farei uma apresentação baseada no livro que publiquei, que não se refere à Avenida Paulista, mas a outro ícone da cidade: a Ponte Estaiada.
A palestra vai apresentar a Ponte Estaiada e sua simbologia, o significado das ações da população que lá ocorreram e como ela se tornou um ícone e parte da identidade de São Paulo.
Estão todos convidados a ver a palestra e aproveitar para me conhecer. Será um prazer recebê-los.
Tema: Ponte Estaiada – Construção de sentidos para São Paulo
Data: Sábado, 12 de dezembro.
Local: IAB – Rua Bento Freitas, 306 – 4º andar – Vila Buarque
Horário: 14h30 às 15h30. Evento gratuito.
Quem quiser ir, pode confirmar presença na página do facebook
www.facebook.com/events/1499524237044185/
Ficarei felicíssima com sua presença! Até lá.
Será um prazer receber vocês na apresentação sobre a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira que farei na I Jornada do Patrimônio. https://www.facebook.com/events/1499524237044185/
Será um prazer receber vocês na apresentação sobre a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira que farei na I Jornada do Patrimônio. https://www.facebook.com/events/1499524237044185/
Adorei o site Janela da História e confirme presença #ijornadadopatrimonio #ponteestaiada
Adorei. Bem na semana do aniversário da Paulista. Maravilhoso
Nossa, Debora é verdade. Na semana do niver da Paulista.#Paulista #jornadadopatrimonio
Dia 8/12
É mesmo. Vamos comemorar com essas acors
Muito bom
Obrigada, Regis.
Flávya! Olha isso! Vamos lá ver?
Sim. Sexta?! 🙂
Que tal sábado?
Está chegando. Vamos Lá?
Ponte Estaiada – Construção de sentidos para SP
Dia 12 de dezembro de 2015 às 14:30
Endereço: Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque – São Paulo
Preço: Gratuito
Sexta é o Karaokiss! 😀
Ai, verdade.