No próximo fim de semana acontecerá a I Jornada do Patrimônio em São Paulo. Essa é uma importante iniciativa de congregar várias atividades que propõe à população conhecer, pensar e vivenciar o patrimônio cultural da cidade. Não era sem tempo, finalmente um grande evento em toda a cidade para celebrar sua memória, seu patrimônio e sua identidade.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), no mesmo modo do que já ocorre em diversos países que respeitam e cuidam de seu patrimônio, como as Journées du Patrimoine na França, que acontecem desde 1983 e o Open House em Nova Iorque.
A diretora do DPH (Departamento de Patrimônio Histórico) e presidente do Conpresp, Nádia Somekh, conta o significado desta iniciativa e como irá ser a Jornada do Patrimônio nos próximos dias 12 e 13 de dezembro.
A I Jornada do Patrimônio tem como escopo promover a história e a cultura da cidade. Ocorrerão várias atividades especiais em diversos bairros da cidade e nos espaços públicos, que estarão abertos para visitação. Estão previstos roteiros históricos, como o “Bixiga, território negro” ou “História da Avenida Higienopólis”, além de oficinas, palestras e visitação de imóveis. Quase tudo será gratuito. A programação pode ser conhecida no site.
Claro que não poderíamos estar ausentes desta iniciativa que celebra a história de São Paulo. Nossa colaboradora, Luciana Cotrim, fará uma apresentação baseada no seu livro “Ponte Estaiada: construção de sentidos para São Paulo”, a palestra, com o mesmo nome abordará, a simbologia da ponte, as ações que lá ocorrem e como este ícone se tornou parte da identidade desta São Paulo contraditória.
Estão todos convidados a ver a apresentação.
Tema: Ponte Estaiada – Construção de sentidos para São Paulo
Data: Sábado, 12 de dezembro.
Entrada Gratuita.
Local: IAB – Rua Bento Freitas, 306 – 4º andar – Vila Buarque – 01220-000 – São Paulo – SP
Obrigada. Todos estão convidados.
Sua palestra será a melhor!