O Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo é lindo, com uma construção influenciada pela Ópera de Paris com traços renascentistas e barrocos na fachada e com vários adornos e obras de arte em seu interior. A arquitetura é encantadora e o lugar é repleto de história.

História do Theatro

O Theatro Municipal surgiu para a cidade de São Paulo como um grande símbolo das aspirações cosmopolitas do início do século 20. Cada vez mais refinada e com mais recursos provenientes do ciclo do café, a alta sociedade paulistana espelhava-se em valores europeus e desejava uma casa de espetáculos à altura de suas posses para receber grandes artistas da música lírica e do theatro.

Com incentivos fiscais e investimentos dos próprios barões do café, o arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903 e, em 12 de Setebro de 1911, o Theatro Municipal foi aberto diante a uma multidão de 20 mil pessoas que acompanhavam a chegada dos ilustres convidados.
A luxuosa construção, foi considerada ousada para a época e em seu interior possui: bustos, bronzes, medalhões, afrescos, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores. São Paulo integrava-se, finalmente, ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.

www1 folha uol com br - O Theatro Municipal de São Paulo

Foto do site www.folha.uol.com.br

Passaram pelo palco as mais importantes companhias artísticas da primeira metade do século 20, que trouxeram a São Paulo nomes como Enrico Caruso, Beniamino Gigli, Mario Del Monaco, Maria Callas, Renata Tebaldi, Bidu Sayão, Arturo Toscanini, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, entre outros.

O Theatro foi também cenário de um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a Semana de 22, que entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 reuniu um grupo de jovens artistas que questionou os valores da arte e da cultura vigentes, nos campos da música, da escultura, pintura, poesia e literatura. Neste grupo estavam Mário e Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Víctor Brecheret, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Plínio Salgado, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida e outros que deram início ao movimento modernista brasileiro.

theatromunicipal org br - O Theatro Municipal de São Paulo

Salão nobre – Foto de divulgação do site.

Nos mais de 100 anos de história, três grandes reformas marcaram as mudanças e renovações no Theatro. A primeira delas, em 1954, criou novos pavimentos para ampliar os camarins, reduziu os camarotes e instalou o órgão G. Tamburini; a segunda, de 1986 a 1991, restaurou o prédio e implementou estruturas e equipamentos mais modernos.
 Para celebrar o centenário, o Theatro Municipal de São Paulo passou pela terceira reforma, bem mais complexa que as anteriores, que restaurou o edifício e modernizou o palco.

ibgestaocultural org br - O Theatro Municipal de São Paulo

Foto do site ibgestaocultural.org.br

O local possui visitas guiadas que permitem que o público conheça melhor sua arquitetura e arredores. As visitas acontecem de terça a sábado, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10 minutos antes de o passeio começar. Durante as visitas, o público conhece espaços como o hall de entrada com suas escadarias, a sala de concertos, o Salão Nobre, dentre outros. Histórias e curiosidades sobre este edifício centenário são apresentadas para o público. Além do Theatro o roteiro contepla também, a Praça das Artes, onde ficam as escolas municipais de música e dança.

Visitas Guiadas
Visitação para público espontâneo (capacidade para 50 pessoas, com o limite de 10 pessoas por grupo).
De terça-feira a sexta-feira: às 11h, 15h e 17h
Sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h
Inscrições no local, a partir das 10h, por ordem de chegada, para todos os horários do dia.
Lotação por horário: 50 pessoas
Indicação etária: 10 anos

Visitação para grupos
Acima de 10 pessoas, já consideramos visitação para grupo, sendo necessário um agendamento prévio, dentro dos seguintes horários:
De terça a quinta-feira: às 10h e 13h30
Sexta-feira: às 10h
Sábado: às 13h
Visitação em inglês
De terça a sexta-feira: às 11h e 17h
Sábado: às 12h

Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Para mais informações e agendamentos
Tel: (11) 3053 2092/2093
[email protected]
www.theatromunicipal.org.br

  Acompanhe também as nossas redes sociais instagram e facebook
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - O Theatro Municipal de São Paulo
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

Leave a Reply

*