Um passeio por uma casa histórica de São Paulo

Um passeio por uma casa histórica de São Paulo

São Paulo sempre foi um grande centro, por aqui passaram muitas pessoas, algumas historicamente muito famosas, os bandeirantes, por exemplo, figuras das quais ouvimos muito nos tempos de escola, escreveram sua história por aqui, marcaram uma época, e temos ainda muito a ver e aprender sobre eles e tantos mais que por aqui estiveram.

trip advisor 30x22 - Um passeio por uma casa histórica de São Paulo

Uma forma interessante de conhecer mais sobre o período dos bandeirantes, é visitar a Casa do Bandeirante, em São Paulo, há um exemplo raro que representa exatamente o tipo de construção mais comum das habitações rurais do estado, construídas entre os séculos XVII até meados do XIX, localizadas especialmente próximas as bacias do Rio Tietê e Pinheiros.

mapio - Um passeio por uma casa histórica de São Paulo

Com paredes de taipa de pilão, que eram as mais comuns, principalmente em virtude do isolamento que naquela época, a serra do mar causava, era preciso encontrar materiais resistentes, as paredes de taipa de pilão secam rápido e para se ter uma ideia da durabilidade, podemos pensar que grande parte da Muralha da China foi feita assim. A Casa do Bandeirante tem grande importância histórica, representa as mudanças arquitetônicas que vivemos em São Paulo, desde a colonização portuguesa, até a época de sua construção.

estadao 30x20 - Um passeio por uma casa histórica de São Paulo

A Casa do Bandeirante fica na região do Butantã, que tem registros históricos desde 1566, quando foi concedida a sesmaria a Jorge Moreira e Garcia Rodrigues, quando aquele lugar era ainda uma passagem conhecida como Uvatantan, os registros dizem que a propriedade passou a Afonso Sardinha em 1602, e recebeu o nome de Ubatatá, que em tupi, significa, terra dura, que posteriormente, doou as terras para a Ordem dos Jesuítas.

casa bandeirista 30x20 - Um passeio por uma casa histórica de São Paulo

Casa do Bandeirante antes da reforma. Foto de meados de 1945

Em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil e a área foi a leilão, passou por diversos proprietários, até que foi doada ao município em 1912, em 1953, a Comissão do IV Centenário de São Paulo ficou responsável por sua restauração, e a partir de 1955, ela se tornou um museu dedicado as bandeiras, com acervo próprio, criado a partir do recolhimento de móveis, objetos e utensílios pelo interior de São Paulo e Minas Gerais, em especial, na região do Vale do Paraíba.

casa bandeirista 2 1 30x20 - Um passeio por uma casa histórica de São Paulo

Casa do Bandeirante em restauração. Foto de meados de 1954

Com 350 metros quadrados, divididos em 12 cômodos, a Casa do Bandeirante, construída entre o final do século XVII e início do XVIII, acumulou ao longo dos anos diversas identidades, e é parte integrante do roteiro turístico-histórico da cidade de São Paulo, um verdadeiro ícone, que vale muito a pena conhecer.

timeout 30x19 - Um passeio por uma casa histórica de São Paulo

Serviço:
Endereço: Praça Monteiro Lobato, s/n
Telefone: 3031-0920
Aberto de terça a domingo
Site: www.museudacidade.sp.gov.br/casadobandeirante.php

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Um passeio por uma casa histórica de São Paulo
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

Leave a Reply

*