Inaugurado há 16 anos, em São Paulo, o Brooklyn Restaurante é conhecido pelo seu projeto inovador e moderno, baseado em duas atrações principais: gastronomia e “spots” de musicais. As intervenções com clássicos do jazz, temas de filmes e, principalmente, trechos de musicais da Broadway são cantadas e interpretadas em inglês por garçons, também jovens profissionais do teatro musical. Em 2014, um novo sócio, Alex Ratto, assumiu a casa, e realizou várias reformas estruturais.
Charmosa arquitetura
O charme do restaurante começa já na fachada, que reproduz o estilo dos clássicos prédios de três andares com tijolos aparentes e escadas de emergência externas, muito comuns no bairro nova-iorquino do Brooklyn. Já seu interior possui um ambiente clean, com paredes claras, cortinas brancas e mesas em mármore. No salão principal e no mezanino, há espaço para 152 pessoas em mesas que vão de quatro a dez lugares.
O nome Brooklyn Restaurante foi uma homenagem ao bairro em que fica localizado e, claro, ao bairro da maior cidade dos EUA. Por isso, a fachada estabelece uma relação lúdica entre os dois lugares de São Paulo e Nova York.
A mistura de música e gastronomia surpreende e se torna o diferencial da casa. “Como diz o próprio cardápio do restaurante, os clientes fazem uma inesquecível viagem a Nova York com o melhor da música, do show e da gastronomia, sem sair de São Paulo”, diz Alex Ratto.
Programação e história
A partir das 21h, começa a performance dos garçons cantores. Dirigida por Rafael Marão (direção musical e cênica), a equipe se apresenta em intervalos de trinta minutos. Do Brooklyn Restaurante já saíram artistas que participaram de peças e musicais como Rent, Lês Miserables, Fantasma da Ópera, Beijo da Mulher Aranha, Mágico de Oz, Rei Leão e Pequena Sereia, Simone Gutierrez, Marcos Tumura, Andrezza Massei e Ivan Parente. Duas garçonetes cantoras, Raquel Paulin e Ana Araújo, estão no elenco do musical “Mudança de Hábito”. De acordo com Marão, uma música do filme “Mudança de Hábito”, “Happy Day” faz parte do repertório do restaurante. “A Happy Day é conhecidíssima e os clientes adoram”, afirma.
Também o musical “Chaplin” tem uma garçonete da casa: Ana Catharina (essa parou por conta do musical, mas era até há pouco)! Outro espetáculo que tem dois garçons do Brooklin é “Chacrinha, o Musical”: Laura Carolina e Tadeu de Freitas.
A ideia de se fazer o Brooklyn em São Paulo surgiu a partir de uma viagem a Nova York, em 1999, quando os antigos empresários paulistanos estiveram em um restaurante antigo, da década de 30, chamado Asti, onde os garçons durante a noite cantavam operetas, já que a casa era frequentada por grandes estrelas da ópera. Resolveram trazer a ideia, mas adaptá-la para um restaurante mais contemporâneo, onde os garçons cantores se apresentariam cantando e dançando musicais de sucesso da Broadway. “Fomos felizes na época da inauguração, em 1999, já que foi neste período que se iniciou o ‘boom’ dos musicais em São Paulo, com a vinda da CIE e a estreia do musical Rent”, diz Ratto, que acrescenta: “Agora estamos aproveitando a chegada dos musicais para introduzir novas canções e pratos no restaurante.”
Cardápio
O Brooklyn restaurante tem cozinha contemporânea e apresenta um cardápio com toques mediterrâneos e influências do mundo inteiro, composto por opções diferenciadas, entre elas: couvert com pães feitos na casa com surpresas do chef; entradas quentes: camarão empanado em coco ralado e pimenta calabresa, chutney de manga, salada de salsão, alface americana, morango e redução de balsâmico; e frias: salada de folhas variadas, tomate confit, queijo coalho com orégano e mel, uvas verdes e molho de iogurte -; carros-chefe: lombo de cordeiro com molho de cerveja preta e risoto de funghi, costeleta de vitela com molho de vinho tinto e risoto de radicchio, gorgonzola, cebolinha e molho demi-glace e risoto de camarão com bisque, tomate concassé e hortelã; além de aves: confit de pato com “jus” de aves e especiarias e purê de batata com dois queijos (parmesão e brie); e peixes e frutos do mar: salmão com gergelim, molho teriyaki e purê de batata com essência de gengibre.
Já nas sobremesas, o cardápio traz 10 opções, entre elas: crepe de nutella com sorvete de creme, tapioca de doce de leite artesanal com coco ralado e sorvete de creme; e suflê de goiabada com raspas de gengibre e calda de catupiry e leite condensado.
A carta de vinhos conta com mais de 80 rótulos de países como Argentina, Chile, Uruguai, França, Itália, Espanha, Portugal e Brasil.
Brooklyn Restaurante
Rua Baltazar Fernandes, 54 – Brooklyn
Tel: 11-5533-4999
Horário de Funcionamento: de terça a quinta das 20h à 1h; de sexta a sábado das 20h às 2h.
www.brooklynrestaurante.com.br
Alessandra Nohara
Joao Aleixo
Fui duas vezes já, vale muito a pena!