CULTURACURIOSIDADESDICAS

Banco Monumental, a história por trás do monumento

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Nos tempos do futebol amador, uma excursão vitoriosa pela Europa levou a construção do Banco Monumental, uma homenagem ao Club Athletico Paulistano um time de futebol que não existe mais. Venha conhecer essa história!

Atualmente, quase ninguém sabe, ou se lembra do Club Athletico Paulistano, um time cheio de glórias, com números impressionantes, que deixou de existir quando o futebol foi profissionalizado.

bancomonumental 01 - Banco Monumental, a história por trás do monumento
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

O Club Athletico Paulistano não concordou com a profissionalização do futebol, mas é até hoje a quinta equipe que mais conquistou títulos estaduais, atrás apenas de São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians, para dar uma ideia maior, o Athletico Paulistano foi tetra campeão, nos anos de 1916, 1917, 1918 e 1919.

Em 1925 o time embarcou de navio, para uma longa e bastante cansativa viagem para a Europa, totalmente financiada por Antonio Prado Junior, fundador e presidente do clube. Por lá, jogaram na França, Suíça e Portugal, com uma campanha vitoriosa.

paulistano oglorioso - Banco Monumental, a história por trás do monumento
Equipe do Club Athletico Paulistano tetra-campeão em 1919.

Foram 10 jogos, 9 vitórias, 30 gols marcados e somente 8 sofridos, uma campanha fantástica, que os deu ao time o apelido de Os Reis do Futebol. Eles tinham Friedenreich, o maior artilheiro do futebol brasileiro de todos os tempos na equipe.

O Banco Monumental é uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo ao Club Athletico Paulistano por essa relevante conquista. Por aqui, no Brasil, todos ficaram sabendo da magnifica campanha do time pela Europa.

Em seu retorno ao Brasil, eles foram recebidos com uma grande festa carioca, quando desembarcaram no Rio de Janeiro, foram também recebidos no Palácio do Catete, pelo então Presidente Arthur Bernardes. Quando chegaram à São Paulo, também foram recebidos com muita festa.

banco monumental - Banco Monumental, a história por trás do monumento
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

O Banco Monumental, presente e homenagem aos jogadores e ao Club Athletico Paulistano foi projetado pelo artista plástico e pesquisador paulista José Wasth Rodrigues, e executado pelo escultor Roque de Mingo.

O projeto é de 1925, mas, o Banco Monumental foi inaugurado somente dois anos depois, em 1927. Todo construído de alvenaria, granito e bronze, com um espaldar alto e ornamentos em estilo neocolonial brasileiro. Ao centro, temos uma coluna com uma esfera de bronze que é um símbolo português. A coluna de sustentação, tem quatro faces, que ostentam a Cruz de Cristo, símbolo nacional no período colonial, o escudo do Reino Unido e Portugal e as armas do império e da república brasileira.

bancomonumental 07 - Banco Monumental, a história por trás do monumento
Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Os símbolos das faces da coluna são políticos, e representam a ideia de expressar o caráter diplomático que teve a conquista do Club Athletico Paulistano. No espaldar do Banco Monumental há uma placa de bronze que exalta a campanha do time pela Europa em 1925.

O monumento fica na praça Dionísio de Carvalho, no Jardim América em São Paulo, em frente à sede do clube, que deu lugar a quadras de tênis, mas até hoje, simboliza a importante conquista do futebol brasileiro no exterior.

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta