DICASGASTRONOMIA

Lazer e muito sabor na Serra da Cantareira

A Serra da Cantareira é linda, cheia de belezas naturais que por si só, já valem uma longa visita, mas, quando encontramos um complexo pitoresco, cheio de lazer e sabor, ela fica ainda mais gostosa. Assim é o Velhão, um lugar que você tem que ver de perto para poder apreciar cada detalhe.

via o velhao 2 - Lazer e muito sabor na Serra da Cantareira
O Velhão

O complexo d´O Velhão nasceu de um sonho do Seu Moacyr Archanjo dos Santos, que desde a década de 1960 juntava peças, que segundo ele, eram arte. Trata-se de peças de demolição, muitas até hoje, expostas em cantinhos de seu complexo. No final da década de 1970, ele, juntamente com sua esposa, Dona Iracema, adquiriram um terreno de 3.000 metros quadrados e iniciaram a construção de uma oficina e um casarão em meio a Serra, um lugar que parecia muito remoto naquele momento.

via tudo para homens - Lazer e muito sabor na Serra da Cantareira
O Velhão

Seu Moacyr e Dona Iracema iniciaram uma loja autossuficiente, utilizando materiais que muitos julgavam como descarte, eles foram comprando mais lotes, até que formasse o complexo todo como é hoje. Seu Moacyr faleceu em 2001, desde então, a Dona Iracema comanda o Velhão!

Encontramos uma Serralheria e uma Marcenaria, onde há belíssimos itens a venda, e possibilidade de peças feitas sob encomenda, na marcenaria há peças como assoalhos e mobílias feitas de nobres madeiras, como a Cabreúva e o Pinho de Riga, já na Serralheria, as peças são confeccionadas sem soldas, como no século passado, e são maravilhosas. Ali, ocorre a capacitação de jovens da comunidade local, e com isso, havia um restaurante para os funcionários, que aos poucos foi se tornando conhecido e acabou abrindo ao público.

via flickr - Lazer e muito sabor na Serra da Cantareira
O Velhão

As Véia é o nome do restaurante que atualmente tem 8 ambientes e serve comida bem brasileira, feita da melhor das maneiras, no fogão a lenha! Além do almoço, tem também café da manhã, desses de fazenda, que nos traz cheiros e sabores deliciosos. O espaço as Véia também têm opções para locações, eventos e até casamentos.

via o velhao 1 - Lazer e muito sabor na Serra da Cantareira
O Velhão – Restaurante Das Véia

Também há diversos bares no complexo do Velhão, o Conspiração do Jogo nos apresenta diversas opções de jogos dos anos 80 e 90, além de bons rótulos de cervejas importadas e nacionais, drinks e bons lanches. O Café do Véio é um café como o nome diz, a construção é linda, os salgados, bolos, tortas e doces muito saborosos, um diferencial é o creme de cupuaçu, bem brasileiro e uma delícia, aqui, a música é ao vivo, calma e boa!

via o velhao - Lazer e muito sabor na Serra da Cantareira
O Velhão

Na Cervejaria D´as Nova além de uma carta bem bacana de bebidas, e boa comida, encontramos o melhor do Pop Rock da Serra da Cantareira, representado por bandas cover. Já no Galo´s Bar, o grande diferencial é a gruta, a música ao vivo é MPB em geral, aquela mais dançante. Já na Pizzaria, As Pizza, achamos a melhor pizza da serra.

via o velhao cervejaria das nova - Lazer e muito sabor na Serra da Cantareira
O Velhão – Cervejaria D´as Novas

Há também diversas lojas para conhecer e comprar, o Antiquário tem réplicas, antiguidades e muitos produtos de fabricação própria, a Batubulan tem peças entalhadas em pedra e madeira simplesmente fantásticas. O Sebo do Véio tem literatura, música e uma imersão em boas sensações, já a Buque Arte em Flores, além de plantas, também tem bijuterias e acessórios. Além destas, também há A Mocinha, com perfumaria e bordados, a Arte e Biju com peças artesanais, a Loja Trama com material do Raul, um artista plástico com especialidade em luminárias, A Rosanegra Acessórios, com peças em pedra brasileira e capim dourado, a Skulture com mandalas, caveiras mexicanas e arte em vidro e a Delícias de Chocofati, com cachaças, licores e doces em compota.

via flickr 1 - Lazer e muito sabor na Serra da Cantareira
O Velhão

Dentro do completo Velhão tem também escola e posto de saúde, criadas em parceria com a prefeitura para atender a comunidade local, também há uma Capela administrada pelos Arautos do Evangelho, onde há missas todos os domingos, às 10:00.

via guia zn - Lazer e muito sabor na Serra da Cantareira
O Velhão

O complexo do Velhão nasceu de um sonho, e traz para nós, visitantes a oportunidade de vivenciar um momento único, seja pelas lojas, pelos bares, pelo restaurante, ou simplesmente pela arquitetura e a possibilidade de descobrimos detalhes novos por lá a cada visita.

Serviço:

Endereço: Estrada Santa Inês, 3000 – Mairiporã – São Paulo / SP
Telefone: 11 4485-1330 | 11 4485-1115 – O Velhão
Telefone: 11 4485-2084 | 11 4485-4195 – Restaurante As Véia
Email: [email protected]
Site: www.velhao.com.br

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

20 Comentários

Deixe uma resposta