CULTURADICASLUGARES SECRETOS

Conheça a Casa de Vidro, um ícone da arquitetura moderna em São Paulo

Casa de Vidro - Fonte: Uol

Em 1946, chegava ao Brasil um casal de Italianos, que iriam por sua vez, ser referência no âmbito da arquitetura no país. Lina Bo Bardi e seu marido, Pietro Maria Bardi chegaram ao país, e ela, com suas paixões pela arquitetura moderna e pela arte, se instalou em São Paulo, onde pode por em prática suas ideias, em um país que era consideravelmente novo nessa área.

Casa de Vidro1960 - Conheça a Casa de Vidro, um ícone da arquitetura moderna em São Paulo
Casa de Vidro na década de 60 – Fonte: Archdaily

A primeira obra de Lina Bo Bardi no Brasil foi uma magnífica estrutura residencial com uma faxada de vidro que se tornou um símbolo da arquitetura moderna no país. Construída em 1950, na região do Morumbi, foi após o término, a casa de Lina e seu marido até a sua morte. A “Casa de Vidro” como foi batizada, pois sua estrutura dava a impressão de flutuar sobre as colunas, tem um gigantesco jardim ao seu redor, ocupando uma área total de 7.000 m², onde Lina cuidou para manter a estrutura original da região onde a casa foi construída.

Como o terreno da casa era irregular, é possível perceber que a parte frontal da residência é sustentada por pilares feitos de tubo de aço, que vão do solo, passam por dentro da estrutura até chegar à cobertura. A parte de trás da casa é sustentada diretamente no terreno, que está um nível mais alto em relação à parte frontal. As grandes aberturas de vidro que a casa possui foi projetada por Lina para que ela e seu marido pudessem aproveitar o máximo da natureza, das árvores, o nascer e por-do-sol, além de contribuir para a iluminação natural na região das salas de estar e jantar.

Casa de Vidrooutraspalavras - Conheça a Casa de Vidro, um ícone da arquitetura moderna em São Paulo
Interior da Casa de Vidro Fonte: Hélvio Romero/Estadão

Em 1987 a Casa de Vidro foi tombada pelo CONDEPHAAT como patrimônio histórico da cidade de São Paulo, e hoje é sede do Instituto Lina Bo e P.M.Bardi., onde além de expor diversas obras e objetos do casal, recebe de tempos em tempos exposições da área da arquitetura e design.

É possível visitar a casa por intermédio de um agendamento prévio feito pelo email [email protected], gratuitamente e com duração de até 1h30.

A casa fica no endereço abaixo:
Rua General Almério de Moura, 200
São Paulo – SP, 05690-080
Tel: +55 (11) 3743-3875

Maiores informações, visite o site do próprio instituto: www.institutobardi.com.br

Compartilhe!
Alison Lima
the authorAlison Lima
Natural de Guarulhos/SP, 23 anos, formado em engenharia elétrica e atua no setor automotivo. Um admirador de grandes metrópoles e todas as suas peculiaridades. São Paulo é o lugar ideal, onde há o encontro e mistura de tudo e todos, 24 horas por dia, 7 dias da semana. É uma cidade única, feita para qualquer um se apaixonar.

9 Comentários

Deixe uma resposta