Conheça o ponto mais alto de São Paulo!

Conheça o ponto mais alto de São Paulo!

Passar por São Paulo e não ver o Pico do Jaraguá é quase como não passar por São Paulo, localizado dentro do Parque Estadual do Jaraguá, vale a pena conferir de perto um pedacinho da Mata Atlântica preservada na cidade.

O Parque estadual do Jaraguá foi, no passado um ponto de extração de ouro, abrigou a casa do Bandeirante Afonso Sardinha, e era ponto de referência, servindo de medida aos viajantes de tempos antigos, que diziam poder ver o Pico do Jaraguá de todos os lados, e assim, calcular quanto ainda faltava para que chegassem à São Paulo.

Em 1961 todo o espaço que hoje abriga o parque se tornou área de preservação ambiental, por isso, até hoje é possível ver de perto como é a Mata Atlântica, suas espécies e características estão preservadas por lá.

A casa de Afonso Sardinha, o morador mais antigo do local onde hoje é o parque, datada do século XIX foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico em 1983, assim como todo o Parque Estadual do Jaraguá. Em 1994 o parque estadual do Jaraguá se tornou Patrimônio da Humanidade, título concedido pela Unesco.

pico do jaragua - Conheça o ponto mais alto de São Paulo!

Foto Divulgação

A visita ao Parque estadual do Jaraguá proporciona vistas lindíssimas, lá do alto, a 1.135 metros de altitude, é possível ver boa parte da cidade, é uma visão que vale a pena. Há diversas trilhas para que se chegue ao topo, ou há outros belos lugares, e aqui, é importante dizermos que também há acesso de carro.

img 7683 - Conheça o ponto mais alto de São Paulo!

Foto Divulgação

Além disso, o parque tem um caminho especialmente feito para idosos e portadores de necessidades especiais, assim, todos podem avistar a cidade e suas belas paisagens. Também é possível conhecer a casa de Afonso Sardinha.

24797372212 956c6865a9 b 1 - Conheça o ponto mais alto de São Paulo!

Foto Divulgação

Jaraguá significa Senhor dos Vales em Tupi, e do alto do morro, é possível compreender porque ele ganhou este nome tão simbólico. O parque estadual do Jaraguá é um local de preservação da natureza, onde os caminhos mostram detalhes naturais que são pouco comuns à cidade, mas que engrandecem o passeio, tornando-o único e inesquecível.

Serviço:

Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá – zona Norte – São Paulo.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h (o encerramento é estendido até às 18h no horário de verão.)
Telefone: (11) 3945-4532.
Site

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Conheça o ponto mais alto de São Paulo!
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

Leave a Reply

*