Passar por São Paulo e não ver o Pico do Jaraguá é quase como não passar por São Paulo, localizado dentro do Parque Estadual do Jaraguá, vale a pena conferir de perto um pedacinho da Mata Atlântica preservada na cidade.
O Parque estadual do Jaraguá foi, no passado um ponto de extração de ouro, abrigou a casa do Bandeirante Afonso Sardinha, e era ponto de referência, servindo de medida aos viajantes de tempos antigos, que diziam poder ver o Pico do Jaraguá de todos os lados, e assim, calcular quanto ainda faltava para que chegassem à São Paulo.
Em 1961 todo o espaço que hoje abriga o parque se tornou área de preservação ambiental, por isso, até hoje é possível ver de perto como é a Mata Atlântica, suas espécies e características estão preservadas por lá.
A casa de Afonso Sardinha, o morador mais antigo do local onde hoje é o parque, datada do século XIX foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico em 1983, assim como todo o Parque Estadual do Jaraguá. Em 1994 o parque estadual do Jaraguá se tornou Patrimônio da Humanidade, título concedido pela Unesco.
A visita ao Parque estadual do Jaraguá proporciona vistas lindíssimas, lá do alto, a 1.135 metros de altitude, é possível ver boa parte da cidade, é uma visão que vale a pena. Há diversas trilhas para que se chegue ao topo, ou há outros belos lugares, e aqui, é importante dizermos que também há acesso de carro.
Além disso, o parque tem um caminho especialmente feito para idosos e portadores de necessidades especiais, assim, todos podem avistar a cidade e suas belas paisagens. Também é possível conhecer a casa de Afonso Sardinha.
Jaraguá significa Senhor dos Vales em Tupi, e do alto do morro, é possível compreender porque ele ganhou este nome tão simbólico. O parque estadual do Jaraguá é um local de preservação da natureza, onde os caminhos mostram detalhes naturais que são pouco comuns à cidade, mas que engrandecem o passeio, tornando-o único e inesquecível.
Serviço:
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá – zona Norte – São Paulo.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h (o encerramento é estendido até às 18h no horário de verão.)
Telefone: (11) 3945-4532.
Site
Giovanna Angueira Jagosich Andresa Angueira!Eu quero ir!!!!Não conheço o Pico do Jaraguá!Meus pais já foram!
Vem De!!!!!
Ahhh De,deu vontade!Mas vamos combinar mesmo viu?Deve ser lindo a vista de lá do Pico!Meus pais foram quando fomos visitar a tia Dete,mas eu fiquei na casa dela porque estava dormindo,eu tinha condições na três anos….ai a sua tia Neide,o tio Ze a tia Dete e meus pais foram,depois te mando a foto que eles tiraram lá!?
Vale a pena, de. Eu tô aqui do lado e faz tempo que não vou. Olha a oportunidade. ❤️
Daniel Feijó
Renata Moraes bora colar no pico o jaraguá em uma melhor ?
Vamooooos ????
Quero tb
Sempre fomos enganados, o pico do Jaraguá com 1.123m não é o ponto mais alto da cidade de SP mas sim o pico das torres de taipas com 1.208m de altitude em relação ao nível do mar. Isso daria até uma matéria.
Linda vista!!
Vianney Dubois quand on retournera à SP
Minha última visita no pico ano 1969, saudades, voltei a Espanha nesse ano.
Ander Carneiro vamos?
Siiiiim ?
?❤️
Fernando Garofalo
Precisamos ir ai Iago Rodrigues
Jackson falta aqui:)
Está abandonado, feio, descuidado, cheio de mato, parecendo Chernobyl :'(
Já fui várias vezes, preciso voltar novamente lá, faz um tempo que não vou! Tem uma vista excelente da cidade!
Andre.. E ai quando vamos?
Vamos Susana Alves esse passeio nunca fiz…
Faz tempo q não faço… vamos!
Demorø anota ae no nosso bloquinho de 100 coisas pra fazer antes de terminar 2016 rsts
kkkkkkkkk…
Daniel Corrêa e Leonardo Borges, lembram de alguém?
Sei bem onde é kakakaka
kkkkk kkkk se quiser te mostro mano. Quer?
Edgard Lourenço, qdo ?
Só amo!!!!
Passo. Todo. Dia. Pelo. Pico. Ando. Pela. Turistica.
Jéssica Barzilai me leva ?
Nop
Teles Rod
Dica de cantada: gata, me chama de São Paulo que eu te mostro o meu Pico do Jaraguá… ÇUA LINDA.
Casamento garantido. 🙂
Giulia Berssanetti
João Daniel Vieira Dias
Me emociono sempre ao avistá-lo!
alguem sabe como se chega ai mas nao de carro senao de transporte publico? da para subir caminhando?,,,eu nao sou brasileiro mas moro em sao paulo e quisera ir conhecer aquele morro.
De fato, é um dos meus lugares favoritos mas, entre todos os comentários, apenas um revela realidade: está abandonado. Tem infra, tem espaço, tem visitação, tem potencial e é um lugar lindíssimo. Mas não, a prefeitura/governo do estado preferem deixar tudo abandonado. Um parquinho para crianças mal cuidado, banheiros caindo aos pedaços, barracas vendendo caldo cana e lanches de baixo da marquise, sem pontos de reciclagem e de informação, sem placas explicativas, sem lunetas. Resultado: um recente passeio que levei uma pessoa de Brasilia para conhecer durou no máximo 15 minutos pois não tinha nem lugar para ela, já septagenária, descansar com conforto portanto depois de olhar para a cidade sem entender direito o que era o que, pediu para ir embora com medo do sol forte. A estrada, de fato é bem cuidada e o que salva passeio é a beleza natural no entorno e estar relamente acima da cidade de São Paulo. Nota 10 pelo ponto, nota 0 para prefeitura.governo do estado que preferem abandonar os cidadãos..