CULTURACURIOSIDADESDICAS

Feira Kantuta, um pedacinho da Bolívia em São Paulo

Feira Kantuta – foto via http://challenges.com.br

É possível encontrar a cultura e o sabor da Bolívia sem sair de São Paulo, numa feira onde sentimos que os estrangeiros somos nós, mesmo sem sair do centro de nossa cidade.

A feira da Kantuta acontece todos os domingos no bairro Pari, em São Paulo. São mais de 90 barracas que trazem a cultura e os sabores bolivianos para nós. Realmente nos sentimos os estrangeiros quando visitamos a feira, uma vez que a maior parte dos comerciantes e frequentadores não fala bem o português.

tecidos alpaca - Feira Kantuta, um pedacinho da Bolívia em São Paulo
Vários artigos feitos da famosa Lã de Alpaca – Foto via aiquerico.wordpress.com

A comunidade boliviana em São Paulo é bastante grande, são cerca de 200 mil pessoas, e na feira da Kantuta encontramos centenas deles. As barracas são praticamente 100% de imigrantes, e há muita coisa artesanal, incluindo a comida.

Na gastronomia, destacamos as empanadas, que podem ser assadas ou fritas, a procura por elas é bastante alta, ao final do dia, elas se esgotam nas melhores barracas. Há uma grande variedade de comidas e bebidas típicas. A gastronomia da Bolívia encontrada nas ruas de São Paulo tem muita cor e muito sabor.

post1 - Feira Kantuta, um pedacinho da Bolívia em São Paulo
Foto: Dayana Souza

Também é possível encontrar alguns itens industrializados, como a cerveja Paceña, uma das mais comuns em seu país de origem e também o refrigerante Inca Kola, muito famoso e comum aos viajantes e moradores da Bolívia e no Peru.

Também encontramos pela feita Kantuta bastante artesanato, há bela peças em argila e madeira, com entalhes belíssimos. Itens de vestuário e bolsas também fazem bastante sucesso, e tudo é feito com materiais originários da Bolívia, incluindo a lã de lhama que é super quentinha, leve e macia.

bolivia 023 - Feira Kantuta, um pedacinho da Bolívia em São Paulo

Outra atração são os instrumentos musicais presentes na feita Kantuta, há diversos tipos de instrumentos de sopro, tão comuns na cultura boliviana. Há barracas que transmitem programas bolivianos na TV e juntam uma boa quantidade de gente para assistir. Há algumas que vendem CD´s, DVDs e outras publicações que vem diretamente da Bolívia.

milhos - Feira Kantuta, um pedacinho da Bolívia em São Paulo
Grande variedade de milhos que pode ser encontrada na Kantuta – Foto via aiquerico.wordpress.com
batatas - Feira Kantuta, um pedacinho da Bolívia em São Paulo
Batatas de vários tipos podem ser encontradas na feira Kantuta – Foto via aiquerico.wordpress.com

Na feira da Kantuta o idioma mais comum é o espanhol, mas todos conseguem se comunicar. Muitos bolivianos buscam vivenciar mais de sua cultura num espaço onde todos podem frequentar e aprender. Após as 14:00 é possível encontrar apresentações de dança e outras atividades culturais, as datas comemorativas da Bolívia são sempre homenageadas na feira Kantuta.

post3 - Feira Kantuta, um pedacinho da Bolívia em São Paulo
Foto Instagram / Reprodução

Uma curiosidade, a Kantuta é um tipo de flor andina, encontrada nas cores verde, vermelha e amarela, como a bandeira da Bolívia!

Serviço:
Endereço: Rua Pedro Vicente, S/N – Canindé
Domingos, a partir das 11:00

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta