Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Pelo interior do estado de São Paulo, há muitas cidades que valem uma visita. Holambra é uma delas, bem pequena, mas produz sozinha 40% das flores comercializada no país, além disso, tem várias outras atrações te esperando.

holambra via portal cultura alternatica 30x18 - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Foto via Portal da Cultura Alternativa

Assim é Holambra, conhecida como a cidade das flores. Foi fundada em 1991, tem cerca de 13 mil habitantes, grande parte holandeses, ou descentes de holandeses, ou alemães, que chegaram ao Brasil por volta de 1948, logo após a II Guerra Mundial, em busca de um local para construir novas vidas. O nome da cidade, Holambra, é a junção de Holanda, América e Brasil.

26810f97b1f3fedb38b42159a62c7669 - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

A cidade é muito conhecida pela Expoflora, um evento anual que marca o início da primavera, com uma festa cheia de flores, cultura, beleza e tradição. Mas, Holambra tem muito mais a oferecer para quem deseja passar um dia, ou final de semana pelo interior, aproveitando uma cidade aconchegante.

expoflora 2013 - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Para começar, por ser uma cidade criada por maioria holandesa, a cidade nos mostra um pouco da arquitetura da Holanda, com suas casas coloridas, muitos telhados inclinados, tipicamente europeus, feitos para que a neve possa escorregar, nas janelas, vemos cortinas somente até o meio, feitas para que a luz do sol esquente o ambiente. Para os mais atentos, na fachada de muitas casas, é possível identificar a profissão de seu proprietário.

moinho povos unidos 1499446277 - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Um ponto turístico que vale muito a pena visitar, é o Moinho Povos Unidos, inaugurado em 2008, para comemorar os 60 anos da chegada dos imigrantes holandeses ao Brasil. O moinho é igual aos que estão na Holanda, e foi construído por um arquiteto holandês, Jan Heidra, que já fez outros 400 mundo afora. Tem 38,5 metros de altura divididos em 5 andares, onde é possível observar toda a sua arquitetura de perto. No moinho há uma cápsula do tempo, marcada para ser aberta em 2108.

100 2510 - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

O Museu Histórico e Cultural é um espaço dedica a contar um pedaço da história da colonização holandesa no Brasil, há um acervo de mais de 2 mil fotos, também há filmes e utensílios domésticos. Máquinas, tratores e até mesmo uma réplica de casa feita de pau-a-pique e alvenaria, são réplicas, que nos mostram como viviam os primeiros holandeses que chegaram ao Brasil.

veja 3 - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Para quem visita Holambra fora da época da Expoflora, um excelente passeio são as visitas aos campos de produção de flores. É um passeio muito bonito, que passa por campos, estufas e viveiros, onde podemos ver muitas espécies de flores e plantas e conhecer as etapas do plantio.

sitio - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

As crianças adoram conhecer o Sítio Estrela do Leste Arurá, que fica na estrada que liga Holambra a Arthur Nogueira. Neste local, há um trabalho de preservação de jacarés do papo amarelo, também encontramos papagaios, gaviões, roedores e macacos, em meio a uma área preservada da Mata Atlântica. O sítio é credenciado pelo IBAMA para turismo ecológico, e tem também uma loja de produtos artesanais e souvenires.

emporio do rancho 30x19 - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Os adultos costumam gostar muito do Rancho da Cachaça, onde é possível ficar hospedado, ou passar o dia. No Rancho, podemos conhecer todas as etapas de produção de cachaça, desde o plantio da cana, destilação no alambique e envelhecimento em tonéis de carvalho. No empório, dentro do mesmo local, podemos degustar e comprar as cachaças feitas ali. Também há um mini zoológico, com porcos, coelhos, vacas, galinhas, aves e pôneis, perfeito para a diversão da criançada.

prato joelho de porco - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Joelho de Porco do The Old Dutch

O restaurante The Old Dutch, do holandês Robert Jager, nascido em Leeuwarden, norte do país, é parada obrigatória para quem deseja conhecer a gastronomia tradicional da Holanda. O Robert é quem assina os pratos, e faz questão de manter muitos deles como são feitos tradicionalmente, e tropicalizou outros, para atender a todos os gostos. Para quem quer conhecer um prato típico, a dica é provar o Jachtschotel, feito com filé mignon em cubos, molho de maçã, cerveja, cebola e noz-moscada, acompanhado de arroz ao açafrão, e purê de batatas e de maçã.

bmpguiaholambra03 - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

O Lago Vitória Régia também vale a visita, nele, fica o deck do amor, onde casais gostam de observar a vista, e fazer declarações. Além disso, a confeitaria Zoet in Zout fica bem perto do lago, e é parada obrigatória dos turistas na cidade. Os doces são feitos pela holandesa Maria Meulman e suas filhas, vale a pena experimentar o Rozen Gebak, um doce de rosas que intercala pão de ló e ganache de chocolate branco, ou o abrikolas, uma torta de amêndoas com damasco. Tem também a super tradicional torta de maçã, vendida inteira ou em pedaços.

schornstein cervejaria - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Para os amantes de cerveja, em Holambra há uma filial da catarinense, Cervejaria Schornstein, que produz sete tipos de cerveja artesanal a pilsen natural, pilsen cristal, Weiss, IPA, bock, imperial stout e witiber. Eles também têm petiscos típicos, como o Kassler Krug, feito com bisteca de porco defumada, salsichão, com arroz ao açafrão, legumes, chucrute e purê de maçã.

trilhamarupiara - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Na Casa Bela é possível comprar boas lembrancinhas, há muitos itens feitos de porcelana realmente holandesa, como miniaturas, xícaras, louças, tamancos, moinhos e outros souvenires. Eles também têm almoço com cerca e 30 pratos.

rota interior - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!

Holambra é uma cidade charmosa, distante somente 130 quilômetros da capital, São Paulo, é uma dessas cidadezinhas de interior que nos encantam, onde vamos para passear, descansar e recarregar a energia para a semana!

Serviço:
Distante 130 quilômetros de São Paulo, com acesso pelas Rodovias Bandeirantes ou Anhanguera.
Site oficial

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Holambra, uma cidade bucólica, no interior de São Paulo!
Um projeto que tem a cara de São Paulo 🙂

Leave a Reply

*