DICASGASTRONOMIA

Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.

O pão italiano é tão famoso em São Paulo que quase pensamos que foi criado aqui, na verdade, ele foi trazido pelas famílias italianas que aqui chegaram muito tempo atrás. Hoje, conheceremos um pouco de uma delas, através da Basilicata, uma das mais tradicionais padarias da cidade.

basilicata 1 - Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.
Foto: Marcos Kawall

A Basilicata foi fundada em 1914, por Filippo Ponzio, um imigrante italiano que chegou à São Paulo. Naquele tempo, a cidade recebia muitos imigrantes vindos da Itália, então, ter um espaço que produzisse e vendesse produtos que eles já conheciam, era um bom negócio.

blog do marlon - Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.
Foto via Blog do Marlon

No começo a Basilicata, além de fazer deliciosos pães italianos autênticos, também vendia um pouco de tudo, como vassouras e até pasta de dente, era um local para encontro de pessoas de uma mesma origem, que gostam de conversar, e precisavam de um espaço para comprar seus itens de necessidades do dia a dia, e, é claro, o tradicional pão, feito exatamente como em sua terra natal.

basilicata - Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.
Foto via RC Vips

Neste primeiro momento, a Basilicata também recebia mais pessoas da família de seu fundador, que chegavam ao Brasil e tinham onde morar e, especialmente, onde trabalhar. Já que o pão italiano já era sucesso naquele tempo.

basillicata 2 - Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.

O tempo passou e atualmente, já temos a quarta geração da família controlando a Basilicata, e a quinta geração também já trabalha lá, como é o caso do chef Rafael Lorenti, criador de deliciosas e típicas receitas do sul da Itália, todas elas, aprovadas pela nona.

guia da semana - Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.
Foto via Guia da Semana

A Basilicata cresceu, depois de 103 anos de história, ganhou uma casa nova, o que era muito necessário, para continuar atendendo com maestria a quantidade cada vez maior de clientes, e também, a todos os novos desejos que vem se somando ao maravilhoso pão italiano, e a todos os produtos vendidos por ali desde sempre.

paladar estadao - Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.
Foto via Portal Giz

Agora a Basilicata tem espaço para um empório maior, com ainda mais produtos como enlatados, vinhos e muitas outras coisas autenticamente italianas, além de muitas outras, como bacalhau congelado de excelente procedência.

pegn - Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.
Foto via PEGN – Antiga Basilicata

O salão maior, possibilita que nos sentemos e tomemos um café especial, ou que consigamos provar um de seus deliciosos lanches, como um feito na ciabatta que leva cogumelos reduzidos ao vinho e queijo brie, que é uma dessas coisas que comemos e lembramos para sempre, e que desejamos vontade de levar todo para provar, só para comer de novo.

folha 1 - Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.
Foto via Folha de São Paulo

Além disso, no segundo piso, há agora um restaurante, comandado por ninguém menos que o Rafael Lorenti, que é da quinta geração da família no comando da Basilicata. O Rafael estudou e também foi para a Europa aprimorar seu conhecimento em gastronomia, e, além de tudo isso, tem as receitas da nona, que além de ensinar, aprova os pratos que são servidos.

basillicata 3 - Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.

A ideia é que sejam pratos autenticamente italianos, simples, porém marcantes e muito saborosos, como o fusilli ao molho de tomate com farofinha de pão. Há uma boa variedade de pratos individuais a preço bem acessíveis.

basillicata 4 - Basilicata, mais de 100 anos de tradição em uma padaria.

Quem há conhece a Basilicata, é só voltar e ver como a nova casa ficou, quem nunca foi, certamente vai adorar esse espaço moderno, porém, com receitas originais, cheio de ótimas opções no cardápio. Não esqueça de levar o seu pão italiano para casa, este é certamente um dos melhores da cidade!

Serviço:
Endereço:  Rua Treze de Maio, 596 – Bela Vista
Telefone: 11 3289-3111
Site oficial

Conheça mais padarias imperdíveis de São Paulo aqui.

Compartilhe!
Thais Brandão
the authorThais Brandão
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

Deixe uma resposta