CURIOSIDADESDICAS

Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

A capital nacional do tricô é a cidade de Monte Sião, um desses lugares para ir passar um dia, ou um final de semana, além de muitas lojas, há também muita natureza, e fica na região do Circuito das Águas Paulista.

uol - Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

Monte Sião é uma cidadezinha na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, ao lado de Socorro, muito conhecida por ser uma cidade para aventureiros, Monte Sião, é reconhecida no país todo como a Capital Nacional do Tricô, e para quem deseja comprar, vale muito a pena ir até lá.

senac - Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

A história da cidade começa em 1819, quando os primeiros moradores se instalaram naquela região, era o fim do ciclo do ouro da região de Arraial de Ouro Fino, e aquelas pessoas precisavam encontrar novos meios de produção e sobrevivência.

portal monte sião - Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

As novas atividades eram a pecuária e a agricultura, em 1823 aquele pedaço de chão ganhou o nome de Bairro do Eleotério, com o passar do tempo, seus moradores desejavam separar o bairro do município de Socorro, e para isso, pediram autorização para a construção de uma igreja, alegando que, por conta das cheias do Rio Mogi, nem sempre era possível a igreja de Nossa Senhora do Socorro.

monte sião e - Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

A autorização para construção da igreja chegou em 1849, e ela deveria ser dedicada à Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa. O nome da cidade Monte Sião, foi uma sugestão de monges franciscanos, que notaram certa similaridade entre o Morro Pelado que fica nos limites da cidade, e Monte Sião, em Jerusalém.

senac q - Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

Monte Sião tornou-se município em 1936, após anos de imigração italiana e muita luta de sua população pela emancipação da cidade. Hoje, com pouco mais de 21 mil habitantes, Monte Sião tem parte de sua economia baseada na indústria e comércio do tricô.

sobre trilhas e trilhos - Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

O município fica dentro da micro região de Poços de Caldas, e ao lado de diversas cidades que compõe o Circuito das Águas Paulista, por isso, em meados da década de 1980, as mulheres da cidade produziam peças de tricô de maneira artesanal, para vender nestes locais que já recebiam muitos turistas.

monte sião - Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

O sucesso foi crescendo, muitos novos pedidos chegando, e naturalmente, a cidade passou a se industrializar, para confeccionar e vender malhas e tricô. Começando com a organização das famílias, hoje a cidade é um importante polo de vestuário do país.

g1 1 - Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

Especialmente na época de inverno, a cidade enche de turistas e revendedoras, que vão até lá em busca de bons negócios, com produtos de alta qualidade, e excelentes preços. São muitas lojas para aproveitar, que lançam tendências de moda no segmento do tricô e malhas.

portal do trico - Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

Há algumas festas típicas na cidade, como a Fenat, o Festival de Inverno, o Encontro dos Fuscas, Trilha das Malhas e uma Festa do Peão, tida como a melhor do sul de minas.

friends equipcar - Monte Sião, por dentro da Capital Nacional do Tricô!

Para quem gosta de porcelana, Monte Sião é a única e autentica produtora de peças em azul e branco, são objetos lindos que vale muito a pena conhecer, e, é claro levar alguns para casa! Há diversos bons hotéis pela região para quem quer passar um final de semana, e a comida é boa todos os lados, com aquele sabor de comida caseira, bem típico do interior.

Serviço:
Fica distante apenas 160 quilômetros da capital, São Paulo.

Foto de destaque Juca Varella

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta