Fotografar São Paulo, e ver fotografias de São Paulo é como descobrir a cidade, desvendar seus mistérios, conhecer seus meandros e a emoção de seus habitantes, como vemos na fotografia intitulada “A Cidade por Testemunha” de autoria de Carlos Alkmin. Depois de realizar uma ou a outra atividade – fotografar ou olhar -, sempre somos contemplados com mais respeito, curiosidade, crítica e amor por essa que é nossa cidade. E isso ganha significado especial neste mês de aniversário de São Paulo.
A Mostra QUINTAS DE SÃO PAULO cumpre essas duas funções. E você, que não fotografou, poderá ver e se deliciar com a exposição que está aberta na Rua Conselheiro Crispiniano, numa parte do centro da cidade com forte tradição para a fotografia paulistana.
A mostra é o resultado do olhar de 36 fotógrafos que se reuniram periodicamente com o objetivo de desvelar lugares de São Paulo. Ao longo de 2016, o grupo realizou saídas fotográficas pela cidade, nas manhãs de quintas-feiras alternadas, fato que inspirou o nome das saídas em si – “Fotografia de quinta”. Um trocadilho descontraído, pois a dedicação dos participantes ao olhar é “de primeira” ”.
São olhares múltiplos, de arquiteto, professor, administrador, advogado, pintor de parede, escritora, publicitário, além, é claro, de fotógrafos profissionais de larga experiência, todos com um interesse comum: o amor pela fotografia e pelo compartilhamento de suas narrativas por meio das imagens da cidade, de seus lugares, paisagens e personagens.
As fotos são sempre de algum recanto descoberto e de ângulos menos explorados de São Paulo, com uma visão mais poética da cidade e de suas pessoas. Ou seja, as “quintas” da cidade.
Esta primeira exposição do grupo, coordenada pela jornalista Regina Azevedo, está sendo apresentada no Salão Consigo de Fotografia, que dispôs do espaço para sua realização. No próximo sábado, dia 14 de janeiro, os fotógrafos estarão recepcionando os que comparecerem à exposição. Aproveite para dar um passeio pelo centro da cidade e ver a mostra!
Serviço:
Mostra Quintas de São Paulo
Local: Salão Consigo da Fotografia, Rua Conselheiro Crispiniano, 105/1º,
Data: de 7 de janeiro a 26 de fevereiro de 2017
Horário: segunda a sexta das 9h às 18h, sábados das 9h às 12h30 – ENTRADA FRANCA
Informações: Regina Azevedo, reginaazevedo1@gmail.com 11-993919153
Fotógrafos participantes: Ademir Fheliz – Antonio Carlos Carreiro – Apolo Salomão – Aretusa Silva – Armando Bruck – Betania Oliveira Gomes – Carlos Alkmin – Carlos Kogl – Carolina Morhy Cesar Viegas – Cristiane Tahira – Erick Amarante – Eli Hayasaka – Fabio Marujo – Flavio Bassani Giancarlo Andriolli – Iva Santana – Jesus Lofrano – Joscelin Soares – José Eduardo F. Boaventura Lucia Du Plessis Lang – Luciana Ferreira – Lucille Kanzawa – Luiz Ferreira – Marcelo Pires – Marcos Sanchez – Mariana Seber – Miguel Costa Jr. – Monica Cavalcante – Regina Azevedo – Ritta Mendonça Sandra Regina do Amaral – Suzana Negrini – Thaïs Silva e Silva – Victor Andrade – Wagner Silveira
Adorei. Excelente texto Luciana Cotrim.
Obrigada, Betânia. Excelente exposição. Rs ??
??
Carlos Alkmin, já viu???
Grata, Luciana Cotrim. Você “capturou” o espírito do nosso grupo Fotografia de Quinta na nossa primeira Mostra Quintas de São Paulo!
Grata, Luciana Cotrim. Você “capturou” o espírito do grupo Fotografia de Quinta expresso na nossa primeira Mostra Quintas de São Paulo 🙂
Grata, Luciana Cotrim. Você “capturou” o espírito da Fotografia de Quinta…
Concordo com as colegas de empreitada. O texto da Luciana Cotrim é envolvente. Tem tudo a ver com o que nos norteou nas saídas fotográficas e na montagem da mostra. Faz, assim, um convite motivador ao público.
Espero que os visitantes se encantem com cada uma das 36 obras (ou 18 duplas de micronarrativas) na mesma medida da dedicação de nosso olhar sobre os recantos de São Paulo.