Pluralidade do Centro Cultural São Paulo

Pluralidade do Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) fica entre a Avenida 23 de Maio e a Rua Vergueiro e pode passar despercebido principalmente para quem está de carro. Devido ao desnível de 10 metros entre as duas ruas, parte dos 4 pavimentos fica semienterrada e as fachadas se misturam à paisagem com sua vegetação. A intenção do projeto é justamente valorizar o interior, atrair os pedestres e criar um espaço multiuso e democrático.

A área em que foi implantado, de 300 mil m², 300m de comprimento e 70m de largura, é resultante das desapropriações realizadas pelo Metrô e foi cedida à prefeitura. Pensou-se inicialmente em instalar um complexo de torres comerciais, hotéis, shopping e biblioteca pública chamado Projeto Vergueiro.  Essa ideia foi abortada após alguns anos e decidiram manter apenas a biblioteca para funcionar como uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade que estava sobrecarregada.

ccsp2 - Pluralidade do Centro Cultural São Paulo

Acesso do CCSP através da estação Vergueiro do Metrô. Foto: Ana Claudia Schad

Um grupo de arquitetos coordenados por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles venceu a concorrência para projetar o espaço, que começou a ser construído em 1978. Durante as obras, o programa foi revisto já que perceberam que o terreno era muito grande e de localização privilegiada com potencial para ter mais usos além da biblioteca. O projeto foi adaptado durante a obra para receber teatro, cinema, restaurante, área de exposições e tornar-se um verdadeiro centro cultural.

O edifício totaliza 46.500m² de área construída e foi inaugurado em 1982. Desde essa data, tornou-se um marco, já que é o primeiro espaço multicultural da cidade de São Paulo. A intenção de atrair pessoas de diversas idades e classes para um espaço que serve para estudo, convivência, descanso e cultura foi atingida de forma excepcional.  A arquitetura reflete esse objetivo com a variedade de espaços, conexões e flexibilidade. Não há barreiras para entrar e são 5 conexões com a rua que convidam quem passa a explorar o local.

ccsp1 - Pluralidade do Centro Cultural São Paulo

Átrio central marcado pela estrutura em concreto e metálica. Foto: Ana Claudia Schad

A estrutura em concreto e metal foi considerada inovadora para a época de construção e de difícil execução , quase artesanal, pois as técnicas ainda não eram dominadas. Essa também é uma marca do Centro Cultural, que pode ser admirada em seus grandes átrios com iluminação zenital. Um jardim central de 700m² é resultado da preservação da vegetação existente e cria espaços muito agradáveis.

ccsp4 - Pluralidade do Centro Cultural São Paulo

Área para leitura ao lado do jardim preservado. Foto: Ana Claudia Schad

A grande cobertura gramada é um dos charmes do CCSP, com vista generosa para a cidade e de onde lembramos que estamos entre grandes avenidas depois de nos perdemos pelos espaços internos. Diariamente é possível encontrar frequentadores tomando sol, estudando e até mesmo fazendo piqueniques nessa laje verde.

ccsp5 - Pluralidade do Centro Cultural São Paulo

Cobertura verde com vista da cidade. Foto: Ana Claudia Schad

O que pode ser encontrado no centro Cultural São Paulo?

– Arquivo Multimeios:  900 mil documentos de Áudio Visual e escritos de áreas como Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Gráficas, Ates Plásticas, Cinema, Fotografia, etc.

– Bibliotecas: mais de 120 mil livros e documentos divididos em diversos espaços (Sérgio Milliet, Alfredo Volpi, Louis Braille, Gibiteca Henfil, Sala de leitura infanto-juvenil, Audiovisual e culturas surdas).

– Bicicletário com 28 vagas.

– Coleção de Arte da Cidade : exposição de obras modernistas e contemporâneas.

– Discoteca Oneyda Alvarenga: centro de informação de música.

– Oficina de Impressão :cópia, reprodução e restauro de fotografias e ilustrações.

– Wifi grátis.

– Restaurante e lanchonete.

– Espaço para shows, cinema e teatro.

O Centro Cultural recebe cerca de 2 mil pessoas por dia, 300 eventos por mês e mais de 800 mil visitas ao ano. Vale ficar de olho na programação sempre repleta de atrações interessantes nesse espaço único da cidade. É um ótimo local para estudar e ler, aproveitar o wifi livre ou até mesmo se desconectar e aproveitar sua estrutura.

ccsp6 - Pluralidade do Centro Cultural São Paulo

Ponto de encontro. Foto: Ana Claudia Schad

Acesse o site www.centrocultural.sp.gov.br para informações  sobre horários e programação cultural.

Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro 1000,  Paraíso.

Conheça mais sobre a cultura de São Paulo aqui.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Pluralidade do Centro Cultural São Paulo
Paulistana por nascimento, arquiteta por formação, fotógrafa amadora por paixão. O interesse por fotografia (@anaschad) e arquitetura nasceram praticamente ao mesmo tempo com passeios constantes pelos bairros de São Paulo e viagens. Tendo como principal programa aos finais de semana passeios onde se perde ou melhor, se ganha, horas passeando pelo centro, Avenida Paulista, Liberdade, Bixiga, Luz...até onde a lente alcança. Fotografar e explorar São Paulo é uma das minha paixões e estou sempre em busca de novos ângulos, detalhes e cenas. A gastronomia também uma grande paixão e além do instagram pessoal possui ao lado de uma sócia o @spsweety perfil inteiramente dedicado ao compartilhamento de descobertas pelos restaurantes e docerias de São Paulo. Super indicado para quem adora gastronomia e não dispensa um boa sobremesa!

Leave a Reply

*