Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

Muitos são os prédios históricos no centro de São Paulo, o edifício Triângulo é destacado com facilidade dos demais, suas formas e materiais o tornam mais moderno que seus vizinhos, e facilmente visto por todos.

wikip - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

Uma obra de ninguém menos que Oscar Niemeyer, o Edifício Triângulo foi projetado para o Banco Nacional Imobiliário e inaugurado em 1955. O nome do prédio vem exatamente da forma geométrica de sua localização, um cruzamento entre as Ruas Quintino Bocaiúva, a José Bonifácio e a Rua Direita.

arte fora do museu - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

O prédio tem a mesma forma geométrica, então, o nome Edifício Triângulo calhou perfeitamente. O Banco Nacional Imobiliário foi uma organização responsável por muitas obras na expansão vivida pela São Paulo dos anos de 1950, o Banco tinha empreendimentos para habitação da classe média e também prédios para instalações comerciais, como o Triângulo.

brasil brokers - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

A verticalização da cidade era inevitável naquele momento em São Paulo, e contar o peso que o nome Oscar Niemeyer coloca em qualquer obra, é sinônimo de sucesso. Muita publicidade foi feita para venda das salas, a modernidade da fachada do prédio impressionava à todos.

acervo estadao - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

Publicidade Edifício Triângulo

O projeto inicial seguia o estilo Manhattan, ou moderno estilizado, o prédio era um bloco prismático, envolvo por diferentes tipos de vidro e por brise-soleil, uma expressão francesa para quebra sol.

ultimo segundo primeira planta - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

Primeira Planta Edifício Triângulo

Como podemos ver até os dias de hoje, este primeiro projeto não saiu do papel, a Prefeitura de São Paulo determinou que houvesse um recuo nos andares superiores e os quebra sol foram retirados, deixando o prédio receber incidência direta do Sol.

pinteresr - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

Para o sucesso dos empreendimentos que construía, o Banco Nacional Imobiliário precisava de muita agilidade, e tinha alta preocupação com lucro. Por outro lado, Niemeyer, era assumidamente comunista e não tinha como hábito trabalhar em espaços reduzidos, os limitados.

varias 08 08 046 - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

Para sanar o problema da agilidade, o diretor do Banco sugeriu a Niemeyer abrir um escritório na cidade de São Paulo, e sugeriu Carlos Lemos, arquiteto que já havia prestado serviços ao banco, como chefe da filia. O escritório foi aberto, e caso alguma decisão de projeto ficasse pendente nas idas e vindas de Niemeyer, Carlos Lemos tomava as decisões.

oscar niemeyer - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

Oscar Niemeyer

Um dos pontos mais característicos do Edifício Triangulo, o recuo nos andares superiores, como dissemos, veio através de uma imposição da Prefeitura, e quem assinou a alteração, tida por muitos como efeito bolo de noiva, foi Carlos Lemos.

awebic 1 - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

O edifício Triângulo tem 18 andares, como dissemos, ele segue o estilo Manhattan, com variações de Art Decó. Esse estilo marca na sociedade adaptação ao cubismo, linhas verticais e alto rigor geométrico. As ornamentações vêm da Art Decó, e as vemos em estruturas mais simples, feitas de concreto armado.

ines bonduki - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

Painel de Di Cavalcanti no Edificio Triangulo, centro, SP.

Na porta do Edifício Triângulo há um painel de Di Cavalcanti, feito em pastilhas de vidro. Com o passar dos anos, o painel se deteriorou, e certamente precisa de cuidados. O painel foi tombado pelo COMCRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo em 2004.

wiki 1 - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

Até hoje, o Edifício Triângulo cumpre a mesma função, ser um prédio comercial, há cerca de 72 empresas em atuação, distribuídas pelos andares do prédio, e passam por lá, cerca de mil pessoas todos dias.

edificio triangulo 8 - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!

E você, já foi ver o Edifício Triangulo? Uma bela obra de um período tido como crítico para Niemeyer, mas que certamente, foi parte da trajetória de um dos mais importantes, talvez, o mais conhecido arquiteto do Brasil.

Serviço:
Rua José de Bonifácio, 24
Site

Conheça mais curiosidades de São paulo aqui.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Edifício Triângulo, mais um pedacinho da história do centro de São Paulo!
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

Leave a Reply

*