Quando encontramos lugares que unem música, cultura e cuidado social, nós temos que conhecer. São Paulo é cheio de boas iniciativas assim, e hoje, o samba, os novos compositores e a tradição que vem com esta cultura estão na nossa pauta para você conhecer!
O Pagode da 27, como ficou conhecido é uma iniciativa fundada em 2005 e nos traz o samba como um instrumento de transformação social da região do Grajaú. Um grupo de amigos que já tinha o hábito de se encontrar em bares ou casas de pessoas do grupo, passou a se encontrar numa calçada da Rua Manoel Guilherme dos Reis, a antiga Rua 27, o que no começo era um encontro de amigos para tocar samba, tornou-se muito mais.
Hoje, o Pagode da 27 é considerado um programa cult da cidade de São Paulo, reúne mais de 300 pessoas quase todos os domingos, com o tempo, o grupo de amigos aproveitou a roda de samba para unir ajuda ao trabalho social do bairro.
Um ano após a fundação do Pagode da 27, muita gente foi chegando através da propaganda boca a boca, e então, o grupo de amigos conseguiu autorização para fechar a rua, o que transformou o evento. A partir dali, mais e mais gente foi chegando, e foi criada uma sede, onde acontecem aulas de iniciação musical para as crianças do bairro.
Além disso, a entrada na roda de samba é uma doação voluntária de alimentos não perecíveis, que são doados integralmente para o Centro de Promoção Resgate e Cidadania do Grajaú, que atua diretamente com mais de 50 crianças da região.
O Pagode da 27 é democrático, hoje são aproximadamente 11 músicos que tocam grandes clássicos do samba, como Dona Ivone Lara, Candeia, Jovelina Pérola Negra, Bezerra da Silva e muitos outros, mas, além disso, há espaço para que novas composições sejam apresentadas e executadas para todos.
A cerveja e os quitutes que encontramos por lá tem preço justo e são saborosos. Atualmente pessoas da cidade toda e até de outras cidades participam do Pagode da 27, que além de levar muita diversão a todos que ali estão, transforma a vida de muitas crianças.
Serviço:
Endereço: Rua Manuel Guilherme dos Réis, 500 – Parque Grajaú
Confira a programação: facebook.com/pagodeda27