A Série Avenida paulista está em férias neste mês, por isso republicamos o post dos 125 anos da Avenida Paulista, completados em dezembro último.
Para homenageá-la, a Série Avenida Paulista mostrou movimentos e manifestações que aconteceram nas vias da avenida, durante estes 125 anos.
A Avenida Paulista foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891 e a escolha de seu nome foi uma homenagem à população paulista. Por ser a primeira rua pública asfaltada e arborizada de São Paulo, foi feita bem larga, com três vias separadas por magnólias e plátanos, com imensos lotes de cada lado. Uma iniciativa audaciosa, inovadora e nunca vista à época. Seu nome deveria ser Avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Joaquim Eugênio de Lima, responsável pelo projeto, resolveu mudar: “Será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas”.
No começo do século XX, os ricos senhores do café, os grandes comerciantes e os chefes das indústrias construíram elegantes mansões nos lotes da avenida. Aos poucos ela se transformou no centro da animação da cidade. Em suas vias aconteceram corridas de charrete, de cabriolés e dos primeiros automóveis e, claro, os grandes carnavais dos anos 20 e 30.
O corso carnavalesco começava a tarde e ia até às 9 da noite. Nos carros, todos de capota aberta, as senhoras vinham sentadas no banco, e as moças sentadas sobre a capota aberta. As famílias se fantasiavam e montavam alegorias nos automóveis.
Além dos conhecidos e divertidos corsos, ocorreram nas quadras da Avenida Paulista, durante décadas, desfiles militares e escolares, corridas de de carros, conflitos, como podemos ver nas imagens abaixo.
Corinthians Campeão Paulista em 1977 – Torcida na Av. Paulista no dia seguinte depois de 22 anos, 8 meses e 7 dias sem títulos.
Muito moderna no início do século XX com seus palácios, barões e condes, a Paulista, de mais de 100 anos é, com certeza, a avenida mais contemporânea da cidade.
São Paulo ❤️!!
SP sensacional
Alex Gomes
Conheci a Av Paulista noa anos 1950, passavam várias linhas de BONDE, era muito linda.
Antes era melhor sem poluição sem trânsito
Muito legal!
Ficou uma bosta
Eu moro aqui a 40 anos vizite antes que acabe está nojenta suja fede urina pessoal de rua no ia que moram aqui fazem cocô dormem nas calçadas vc não pode andar e roubada e aos domingos os ciclistas , patins,skeyt cachorro não respeitam o sinal jogam tdo lixo na avenida sem contar que parente não pode vir na sua casa esse é o governo do PT que acabou com a cidade de São paulo
Foi glamourosa. Hoje, reduto dos dejetos da vida social. Uma pena.
Sem palavras sou paulistano sou zona norte
a foto antiga mostra a veneravél colégio são luis e sua igreja que até hoje està là na esqueni da Bela Cintra, jà a foto moderna mostrao lado oposto, se vê bem o Clube Homs, jà quase na esquina da Brigadeiro!!, a torre do gazeta!!, e a da Globo que fica na alameda Santos!!
Karla Cabral
Luiz Menegaz
Não tem como não me emocionar cada vez que leio uma de suas matérias sobre essa avenida que amo. Morei lá na minha infância e juventude e lembro de cada pedacinho que foi mudando com o tempo. Sempre quero saber mais sobre esse lugar. E que pena que acabaram com os casarões.. ..