Às margens da Represa do Guarapiranga e com muito verde, o Solo Sagrado é um excelente espaço para contemplação da natureza.
Este é o Solo Sagrado de Guarapiranga, uma extensa área de 327.500 m² que conserva parte da Mata Atlântica e é um dos maiores espaços para contemplação da natureza e meditação existentes atualmente no Brasil.
A ideia dos Solos Sagrados surgiu em 1945, quando Mokiti Okada (conhecido também como Meishu-Sama – Senhor da Luz, em português) iniciou a construção de protótipos de Paraísos Terrestres no Japão, cuja intenção era unir harmoniosamente as belezas da natureza com as criadas pelo homem. Estas construções passaram a se chamar Solo Sagrado. A partir daí, outros modelos foram construídos, inclusive o de São Paulo, em 1995, às margens da Represa Guarapiranga.
É possível se encantar com o Solo Sagrado já na entrada, ao passar pelos portões, contemplando a imensidão da Represa de um lado, e os vários tons de verde do outro nos jardins. Ao caminhar pelas lindas alamedas do local, também é possível se deparar com diferentes animais silvestres soltos, como esquilos, corujas, quatis, entre outras espécies.
Durante a caminhada, também encontramos diversas flores nos seus mais variados tons, que são trocadas frequentemente. Por isso, é provável que uma pessoa que visite o Solo Sagrado duas vezes, em períodos diferentes, encontre as flores dispostas de maneiras distintas. O zelo dos voluntários também chama bastante a atenção. Graças a eles, a manutenção da limpeza do local é bastante eficaz. Durante todo o passeio, a calmaria do lugar traz a sensação de paz, de bem-estar.
Mais a frente, é possível avistar o templo, um dos maiores destaques do local, construído em forma de anel e sustentado por 16 colunas. Nele, há uma torre de 71m de altura que simboliza Deus e tem como objetivo captar energias cósmicas. À direita, percebe-se o Santuário de Motiki Okada e, à esquerda, o Santuário dos Antepassados.
Há também um centro cultural, onde há obras de diversos artistas renovadas periodicamente. O local oferece regularmente oficinas de Ikebana (arranjo floral), além de demonstrações da cerimônia do chá, o que nos permite interagir e aprender com a cultura japonesa.
O Solo Sagrado se mostra um local perfeito para relaxar, ter contato com a natureza e até reunir família e amigos para um pique-nique à beira da represa, contemplando toda a beleza do lugar.
Informações:
Visitas: Todas as quartas, quintas e sextas, das 7h às 15h30. No quarto final de semana de cada mês, o Solo Sagrado também abre, porém a visita é realizada mediante agendamento (para agendar, clique aqui)
Endereço: Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande (antiga Estrada do Jaceguai) – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5970.1000
Estacionamento: Gratuito
Conheça mais dicas de São Paulo aqui.
Dêivid, qué tal?
Buena idea.
I like it ?
Beatriz
Nossa amor que lugar lindo vamos lá 🙂
Bora
mais vamos mesmo em amor
Cindy Scofano; Erik Fontenele Nybø
Precisamos nos programar para ir !
Olha aí Daniela Porto?
Eunice Menezes, Andrea Fonseca Macedo
Estudando né?
Kkkkkk
Ezequiel Vedana esse é o lugar que vocês mencionaram mas que não é mais aberto à visitação
Haaaaaaaaaa
Marcella Nunes data?