CURIOSIDADESDICAS

Solo Sagrado de Guarapiranga, um lugar para quem busca tranquilidade sem sair de SP

Às margens da Represa do Guarapiranga e com muito verde, o Solo Sagrado é um excelente espaço para contemplação da natureza.

Este é o Solo Sagrado de Guarapiranga, uma extensa área de 327.500 m² que conserva parte da Mata Atlântica e é um dos maiores espaços para contemplação da natureza e meditação existentes atualmente no Brasil.

A ideia dos Solos Sagrados surgiu em 1945, quando Mokiti Okada (conhecido também como Meishu-Sama – Senhor da Luz, em português) iniciou a construção de protótipos de Paraísos Terrestres no Japão, cuja intenção era unir harmoniosamente as belezas da natureza com as criadas pelo homem. Estas construções passaram a se chamar Solo Sagrado. A partir daí, outros modelos foram construídos, inclusive o de São Paulo, em 1995, às margens da Represa Guarapiranga.

solo sagrado brasil guarapiranga 05 - Solo Sagrado de Guarapiranga, um lugar para quem busca tranquilidade sem sair de SP

É possível se encantar com o Solo Sagrado já na entrada, ao passar pelos portões, contemplando a imensidão da Represa de um lado, e os vários tons de verde do outro nos jardins. Ao caminhar pelas lindas alamedas do local, também é possível se deparar com diferentes animais silvestres soltos, como esquilos, corujas, quatis, entre outras espécies.

20160327 130924 e1462921901163 - Solo Sagrado de Guarapiranga, um lugar para quem busca tranquilidade sem sair de SP

Durante a caminhada, também encontramos diversas flores nos seus mais variados tons, que são trocadas frequentemente. Por isso, é provável que uma pessoa que visite o Solo Sagrado duas vezes, em períodos diferentes, encontre as flores dispostas de maneiras distintas. O zelo dos voluntários também chama bastante a atenção. Graças a eles, a manutenção da limpeza do local é bastante eficaz. Durante todo o passeio, a calmaria do lugar traz a sensação de paz, de bem-estar.

Mais a frente, é possível avistar o templo, um dos maiores destaques do local, construído em forma de anel e sustentado por 16 colunas. Nele, há uma torre de 71m de altura que simboliza Deus e tem como objetivo captar energias cósmicas. À direita, percebe-se o Santuário de Motiki Okada e, à esquerda, o Santuário dos Antepassados.

20160327 111538 e1462922027804 - Solo Sagrado de Guarapiranga, um lugar para quem busca tranquilidade sem sair de SP
Entrada principal do templo

Há também um centro cultural, onde há obras de diversos artistas renovadas periodicamente. O local oferece regularmente oficinas de Ikebana (arranjo floral), além de demonstrações da cerimônia do chá, o que nos permite interagir e aprender com a cultura japonesa.

O Solo Sagrado se mostra um local perfeito para relaxar, ter contato com a natureza e até reunir família e amigos para um pique-nique à beira da represa, contemplando toda a beleza do lugar.

20160327 111155 e1462922112235 - Solo Sagrado de Guarapiranga, um lugar para quem busca tranquilidade sem sair de SP

Informações:
Visitas: Todas as quartas, quintas e sextas, das 7h às 15h30. No quarto final de semana de cada mês, o Solo Sagrado também abre, porém a visita é realizada mediante agendamento (para agendar, clique aqui)
Endereço: Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande (antiga Estrada do Jaceguai) – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5970.1000
Estacionamento: Gratuito

Conheça mais dicas de São Paulo aqui.

Compartilhe!
Alan Alves
the authorAlan Alves
Analista de sistemas, profissional de RH e estudante de Administração. Paulistano apaixonado pela cidade e por toda a diversidade que nela existe. Gosta de caminhar pelo centro e descobrir a história que há por trás dos edifícios desta região. Atribuiu para si próprio a missão de fazer os paulistanos enxergarem a cidade onde vivem com outros olhos, voltando a atenção destes para todas as qualidades que nossa Selva de Pedra possui.

16 Comentários

Deixe uma resposta