CULTURACURIOSIDADESDICAS

Um lindo passeio de Maria Fumaça pelo interior de São Paulo

Nosso estado já teve muitas e altamente rentáveis linhas férreas, elas levam passageiros e muita carga, café e gado principalmente. Até hoje podemos ver seus resquícios em diversas cidades, além disso, em alguns pontos ainda é possível passear de trem!

maquinista por um dia 672x372 30x17 - Um lindo passeio de Maria Fumaça pelo interior de São Paulo

Em Campinas, interior do estado de São Paulo, bem perto da capital, são só 90 quilômetros entre as duas cidades, ainda existe uma Maria Fumaça, com locomotiva, vagões, estações restauradas e parte do patrimônio histórico, tombado pelo CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas.

via aventurando 1 30x14 - Um lindo passeio de Maria Fumaça pelo interior de São Paulo

O passeio não é muito extenso, são 24 quilômetros, que ligam as cidades de Campinas e Jaguariúna, mas a diversão é garantida para toda a família, de crianças a idosos, todos que fazem o trajeto gostam muito da experiência.

O trajeto passa por fazendas de café centenárias, a paisagem é muito bonita e conta a história da região. O percurso atual é parte de um trajeto maior, inaugurado em 1872 pela Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, que tinha 1.992 quilômetros e ligava os estados de São Paulo, começando na cidade de Campinas, até Araguari, no estado Minas Gerais.

via aventurando 30x14 - Um lindo passeio de Maria Fumaça pelo interior de São Paulo

Uma entidade sem fins lucrativos, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – A.B.P.F., é quem nos apresenta a Viação Férrea Campinas – Jaguariúna, e temos a oportunidade de passear em locomotivas com quase um século, totalmente restauradas, podemos ver telefones centenários e também carros de madeira, circulando por uma ferrovia com 128 anos.

via guia do viajante 30x22 - Um lindo passeio de Maria Fumaça pelo interior de São Paulo

Há monitores em todos os vagões, eles vão contando toda a história da região, das fazendas, das ferrovias e trens durante o percurso, que leva 3h30 para ir e voltar, com uma parada de em média 40 minutos na cidade de Jaguariúna. Por lá há um museu para ver e também bares e feira de artesanato com produtos locais.

via circuito arq decor 30x23 - Um lindo passeio de Maria Fumaça pelo interior de São Paulo

Além de toda a experiência do passeio, das paisagens e histórias, a Maria Fumaça de Campinas tem vagões restaurantes e ferromoças, assim, comer, beber e comprar lembranças da viagem, são itens garantidos!via maria fumaca campinas 30x20 - Um lindo passeio de Maria Fumaça pelo interior de São Paulo

A Maria Fumaça de Campinas abre também possibilidade de que realizemos festas e confraternizações em seus vagões, consulte-os para verificar valores e regras. Eles também têm programações especiais para datas comemorativas, como o dia das mães e o dia dos namorados, e também é possível agendar e participar do café na Maria Fumaça, fique atento a programação no site.

 

Funciona aos finais de semana e feriados.

Serviço:
Endereço: Rua Doutor Antônio Duarte da Conceição, 1501
Consulte horários e compre ingressos pelo site: www.mariafumacacampinas.com.br

Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

4 Comentários

Deixe uma resposta