Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!

Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!

São Paulo é e sempre foi cosmopolita, desde sempre, atraiu pessoas com interesses diversos, e assim, de tudo um pouco aconteceu e segue acontecendo por aqui, a capital financeira do Brasil, um caldeirão que mistura culturas, a nossa São Paulo de hoje tem muita história para contar.

veja - Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!

Uma dessas histórias é sobre a primeira fazenda de chá do Brasil, com construção datada de 1813, a casa segue de pé, tombada pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), após a completa restauração da casa e da capela na década de 1990, e reinaugurada em 1999.

53d4376fede08e35b4a4dd01a2afe88c - Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!

Atualmente a Casa da Fazenda é um espaço para eventos, que recebe muitos casamentos, festas, exposições e muito mais, também já foi um restaurante e antes disso, residência de importantes famílias de São Paulo.

casamento casa da fazenda 1 - Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!

A Casa da Fazenda é uma relíquia histórica de São Paulo, sua origem aconteceu no século XIX, na época em que o Brasil era uma colônia de Portugal, o então rei Dom João VI doou o terreno de 8 mil metros quadrados para o inglês John Maxwel Rudge, que diz a lenda, veio ao Brasil na caravana da família real.

l 01 - Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!

Lendas passadas também dizem que Dom João VI doou o terreno para a produção chá, pois era um grande apreciador da bebida e deseja que houvesse produção no Brasil. Assim, a Casa da Fazenda se tornou a primeira produtora de chá preto do país.

oba oba - Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!

A construção é de responsabilidade do regente do Império, padre Diogo Antônio Feijó, conhecido por todos nós como Regente Feijó, e data de 1813, após a produção de chá, houve plantação de videiras, para a produção de vinha na Casa da Fazenda.

casa da fazenda - Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!

No ano de 1920, um século após a construção, o imóvel ruiu, o responsável por sua reconstrução foi Gregori Warchavchik, um dos mais famosos e renomados nomes da arquitetura modernista no Brasil.

grupo hel - Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!

Na Casa da Fazenda tudo foi reconstruído como o original, preservando até mesmo as paredes de taipa de pilão da Capela. O jardim é outro espetáculo, com espécies nativas, onde é possível vermos a natureza preservada, com mais de 200 anos, intocada.

zankyou - Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!

O cenário da Casa da Fazenda é tão bonito e tem tanta história, que já foi cenário de filmes como A Moreninha, Beto Rockfeller, A Nova Primavera e Sinhá Moça.

Serviço:
Endereço: Avenida Morumbi, 5594 – Morumbi
Telefone: 11 2649-4393
Site: www.casadafazenda.com.br

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Um pouco da história da cidade de São Paulo, com a primeira fazenda de chá do país!
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

Leave a Reply

*