Um pouco da história de Higienópolis, em São Paulo

Um pouco da história de Higienópolis, em São Paulo

São Paulo é cheia de cantos históricos, de lugares que marcaram a vida de muita gente, bairros com características importantes, marcantes, onde os visitantes sabem o que vão encontrar, e quem mora na cidade, acostuma a ter coisas diferentes em lugares distintos.

O Bixiga, o Brás, a Mooca, Moema, o centro, cada lugar uma história, uma tradição! É fácil associar o Brás ás compras, o Bixiga as cantinas, cada lugar da cidade remete a uma coisa, e sabemos onde encontrar tudo que precisamos, em cada cantinho.

sp in foco rua mato grosso - Um pouco da história de Higienópolis, em São Paulo

Rua Mato Grosso

Hoje contamos a história de Higienópolis, a região que antigamente também englobava os atuais Pacaembu e Perdizes, era a Sesmaria Pacaembu, dividida em Pacaembu de Cima, do Meio e de Baixo. Higienópolis era a de Cima, uma extensa propriedade rural que pertencia a Companhia de Jesus e seus membros, os jesuítas, que receberam as terras como doação de Martim Afonso de Sousa, no século XVI. Em 1760 o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Reino de Portugal e todas as suas colônias, incluindo o Brasil, e seus bens foram confiscados.

pinterest casa dona veridiana - Um pouco da história de Higienópolis, em São Paulo

Casa de Dona Veridiana

Com o passar do tempo e a expansão da cidade, o êxodo rural e o ciclo do café, essas terras foram loteadas, 847.473 metros quadrados foram comprados por dois capitalistas alemães, Martinho Buchard e Victor Nothmann, em 1893. Juntos, os dois empreendedores, trouxeram da França projeto e materiais para construção de um loteamento totalmente planejado e de alto padrão da cidade, destinado especificamente para a elite paulistana da época. Chamava-se primeiramente, Boulevard Bouchard, lançado em 1895. Soma-se ao Boulevard Bochard os sítios de Dona Veridiana e Dona Angélica, para formar o atual bairro de Higienópolis.

folha - Um pouco da história de Higienópolis, em São Paulo

O nome Higienópolis significa cidade da higiene, o bairro ganhou esse nome pois desde foi o primeiro a possuir iluminação a gás, arborização, linhas de bondes, redes de água e esgoto. Além disso, como o bairro fica em um ponto alto da cidade, por lá, não aconteciam enchentes, e, portanto, era mais difícil ter uma área de contaminação de Malária, Febre Amarelo e Tifo. A publicidade foi bem-feita, utilizando saneamento básico como carro chefe, chamou a atenção da elite paulistana da época.

edd45b5cedbe33420f3a18b16c670c42 - Um pouco da história de Higienópolis, em São Paulo

Vista dos Bairros de Higienópolis e Santa Cecília.

O loteamento foi dividido em duas fases, Higienópolis 1 e 2, com lotes de 700 a 1000 metros quadrados. Senhoras, filhas de abastados barões do café e donas de extensas áreas no bairro dão nome até hoje as principais avenidas, Maria Angélica de Sousa Queirós, filha do Barão de Sousa Queirós, está representada na Avenida Angélica, Maria Antônia da Silva Ramos, filha do Barão de Antonina, na Rua Maria Antônia e Veridiana da Silva Prado, filha do Barão de Iguape, na Rua Dona Veridiana.

av angelica via pinterest - Um pouco da história de Higienópolis, em São Paulo

Avenida Angélica

Oferecendo redes de água e esgoto, Higienópolis foi ocupado por fazendeiros, comerciantes, empresários, que ergueram seus palacetes, que eram naquele momento, os mais elegantes da cidade, as mansões reproduziam modelos franceses do mesmo período. Nomes importantes para São Paulo e para o Brasil viveram, ao menos parte de suas vidas em Higienópolis, como Tarsila do Amaral, Júlio de Mesquita, Franz Müller, Dom Luís Gastão de Orléans e Bragança e Fernando Henrique Cardoso.

bairro higi - Um pouco da história de Higienópolis, em São Paulo

Atualmente, o bairro segue belíssimo, com construções históricas. Uma curiosidade, Higienópolis é atualmente o bairro com maior concentração de população judaica no Brasil, 25% da comunidade judaica do Estado de São Paulo vive por lá, o local também é sede da maior concentração de sinagogas do país.

Conheça mais curiosidades de São Paulo aqui.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Um pouco da história de Higienópolis, em São Paulo
Um projeto que tem a cara de São Paulo 🙂

Leave a Reply

*