CURIOSIDADESLUGARES SECRETOS

Uma das lojas mais antigas de São Paulo a todo vapor!

Uma loja idealizada e criada por um sírio, que aos 25 anos de idade, chegou ao Brasil em busca de uma vida melhor, foi mascate e chamava os fregueses usando o som de uma matraca pelas ruas da Penha e Santana.

via folha sp - Uma das lojas mais antigas de São Paulo a todo vapor!

Este é um fragmento da história de ninguém menos que Assad Abdalla, que muitos irão associar diretamente ao Parque São Jorge, mas que também é o fundador da Doural, uma loja de departamento na 25 de março criada em 1905.

Assad e sua esposa Corgie Assad Abdalla trabalharam muito juntos, e construíram a Doural, que é ainda uma empresa familiar, hoje muito conhecida e com várias unidades. No começo eles comercializavam alvejado e algodãozinho com o número 141, que é o número do endereço original da loja, que não saiu do lugar, apenas teve o número substituído anos depois.

via blog d ejoao deda - Uma das lojas mais antigas de São Paulo a todo vapor!

A loja ficava embaixo e a família morava no andar superior, naquele tempo, eles vendiam além de outros itens, cortinas feitas a mão numa pequena tecelagem familiar. Desde 1908, a Doural também passou a vender itens importados, de grandes marcas da Inglaterra, França e Alemanha, trazidos em viagens do próprio Assad, que ouvia os desejos de seus clientes e trazia itens de interesse amplo.

Assad Abdalla Neto, enquanto dirigente da loja, foi quem teve a visão empreendedora de passar a vender cortinas sob medida, algo impensável à época, sendo mais um visionário na família, ele percebeu que janelas seriam padronizadas, e isso abriria um mercado para a padronização também de cortinas, hoje é notável à todos que ele estava certo.

via aqui na cozinha - Uma das lojas mais antigas de São Paulo a todo vapor!

Ouvir os clientes sempre foi algo efetivamente realizado na Doural, e isso levou a loja diversificar seus produtos, incluindo com o passar do tempo utilidades domésticas, cama, mesa, banho, eletrodomésticos, eletroportáteis, e tem atualmente o maior showroom de tapetes do país.

via blog da doural - Uma das lojas mais antigas de São Paulo a todo vapor!

Na Doural, desde muito tempo encontra-se itens bastante populares, e também itens considerados de luxo, como panelas Le-Creuset, o que durante um período incomodou lojas de bairros mais elitizados, que viam seus artigos sendo vendidos em plena 25 de março, um local de comércio popular.

via moleskine - Uma das lojas mais antigas de São Paulo a todo vapor!

Hoje a Doural é dirigida pela quarta geração da família, eles têm a disposição para venda mais de 60 mil itens, há muitas opções do mesmo objeto, com, por exemplo, mais de 30 tipos de cafeteiras. Na Doural, achamos coisas das mais populares as mais sofisticadas, passando por diversos itens exclusivos.

Eles também trabalham com listas de casamento, chá bar, casa nova, montam enxovais, tem espaços dedicados as noivas, ou seja, a Doural é dessas lojas que temos que ir, tanto por sua história, quanto pela sua diversidade.

via folha - Uma das lojas mais antigas de São Paulo a todo vapor!

Voltando ao Parque São Jorge, em 1912, Assad Abdalla aplicou parte de seu dinheiro em um terreno no que era até então, a periferia de São Paulo, ele construiu a praça de esporte do Parque São Jorge, e anos depois, o vendeu para o time do Corinthians.

Serviço:
Há diversos endereços da Doural, aqui está citado o endereço original
Endereço: Rua 25 de Março, 595 – Centro
Telefone: (11) 3328-6228
Site: Site oficial

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

1 comentário

Deixe uma resposta